Segundo o site da Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Desempenho Global de Continuidade (DGC) é formulado comparando vários valores e indicadores das concessionárias de energia elétrica, o ranking é utilizado como instrumento de incentivo as concessionárias, para que elas busquem a qualidade e melhoria continua de seus serviços, o ranking é publicado deste 2013. Esse indicador é publicado anualmente até o mês de abril, a partir de 2011.
Segundo o site “A ANEEL exige que todas as distribuidoras certifiquem o processo de coleta e apuração dos indicadores de continuidade DEC e FEC, com base nas normas da Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization) ISO 9000”.
Portanto podemos ver claramente que a criação do ranking tem por objetivo melhorar a qualidade do serviço prestado pelas concessionárias estimulando a competição e exigindo enquadramentos mínimos, como ISSO 9000 para participar do processo.
Confira o telefone 0800 de das principais delas, em conforme ordem de classificação.
ESS (Energisa Sul-Sudeste)
Nota DCG: 0,65
Central de teleatendimento:
0800 7010 326
Ouvidoria:
0800 701 0324
Site: www.energisa.com.br
CPFL Santa Cruz
Nota DCG: 0,67
Central de teleatendimento:
Grupo A: 0800 721 1849
Grupo B: 0800 772 2196
Ouvidoria:
0800 772 2194
[email protected] Site:
www.cpfl.com.br/santacruz
EMT (Energisa Mato Grosso)
Nota DCG: 0,69
Central de teleatendimento:
0800 722 7272
Ouvidoria:
0800 722 0446
Site: www.energisa.com.br
Cemar (Companhia Energética do Maranhão)
Nota DCG: 0,69
Central de teleatendimento:
116 (ligação gratuita)
Ouvidoria:
0800 286 9803
Site: www.cemar116.com.br
EMG (Energisa Minas Gerais)
Nota DCG: 0,71
Central de teleatendimento:
0800 032 0196
Ouvidoria:
0800 020 1212
Site: www.energisa.com.br
EPB (Energisa Paraíba)
Nota DCG: 0,71
Central de teleatendimento:
0800 083 0196
Ouvidoria:
0800 083 8585
Site: www.energisa.com.br
CPFL-PAULISTA
Nota DCG: 0,73
Central de teleatendimento:
0800 010 1010
Ouvidoria:
0800 770 2735
Site: www.cpfl.com.br/paulista
Celpa (Centrais Elétricas do Pará S.A.)
Nota DCG: 0,73
Central de teleatendimento:
0800 910 196
Ouvidoria:
0800 918 500
Site: www.celpa.com.br
EDP Distribuição Espírito Santo
Nota DCG: 0,75
Central de teleatendimento:
0800 721 0707
Ouvidoria:
0800 721 3321
Site: www.edp.com.br
Energisa Tocantins
Nota DCG: 0,77
Central de teleatendimento:
0800 721 3330
Ouvidoria:
0800 6461 196
Site: www.energisa.com.br
Como novidade, o ranking apresentado pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) durante o primeiro semestre de 2012 oferece informação sobre as empresas com melhor serviço no setor. A classificação foi feita de acordo com o parâmetro da ANEEL chamado Desempenho Global de Continuidade (DGC). Assim, a classificação determina a posição de cada empresa no ranking, tomando em conta o nível de serviço que o consumidor recebeu, incluídas o número de horas sem energia e interrupções registradas. Isso finalmente será o que determinará como cada empresa diminuirá suas tarifas. Quanto pior o serviço, menor a tarifa.
Segundo esse informe, nesse apanhado dos telefones 0800 inclui algumas das empresas melhor posicionadas no ranking como a Coelce, Cemig, Cemar, Celpe, CPFL Paulista e CPFL Piratininga, Copel, Enersul, e outras populares como Elektro, Eletropaulo, e Light.
Na maioria dos casos, as consultas, reclamações e sugestões são recebidas por essas empresas na seção de Ouvidoria. Confira os telefones, fax e email dessa seção. Caso que os 0800 citados não estejam operando corretamente, ingresse no site da companhia por maiores informações.
Cemig
Ouvidoria:
Telefone: 0800 728 3838
Fax: (31) 3506 5150
Email: [email protected]
Central de teleatendimento: 116
Site: https://www.cemig.com.br
Coelce – Companhia Energética do Ceara
Ouvidoria:
Telefone: 0800 280 4100 – Ligação gratuita das 8 as 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Email: [email protected]
Central de teleatendimento: 0800 285 0196
Site: https://www.coelce.com.br
Cemar – Companhia Energética do Maranhão
Ouvidoria:
Telefone: 0800 286 9803 (disponível para todo o Estado de Maranhão)
Central de teleatendimento: 116 (ligação gratuita)
Site: www.cemar116.com.br
Celpe – Companhia Energética de Pernambuco
Ouvidoria:
Telefone: 0800 282 5599
Central de teleatendimento: 116
Deficiente auditivo ou de fala: 0800 281 0142
Site: https://www.celpe.com.br
CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz
Ouvidoria:
Telefone: 0800 770 27 35 Ligação gratuita das 9 as 17 horas de segunda a sexta-feira.
Email: [email protected]
Central de teleatendimento: 0800 010 1010
Fax: (19) 3756-8333
Site: https://www.cpfl.com.br
Copel – Companhia Paranaense de Energia
Ouvidoria:
Telefone: 0800 647 0606
Central de teleatendimento: 0800 51 00 116
Email: ouvidoria@copel.com.br
Site: https://www.copel.com
CPFL Piratininga – Companhia Piratininga de Força e Luz
Ouvidoria:
Telefone: 0800 0557878 – Ligação gratuita das 9 as 17 horas de segunda a sexta-feira.
Central de teleatendimento: 0800 010 2570
Email: [email protected]
Fax: (19) 3756-8333
Site: https://www.cpfl.com.br
Enersul – Empresa Energética de Mato Grosso do Sul
Central de atendimento ao cliente:
Telefone: 0800 722 7272
(67) 3668-1224
Site: https://www.redenergia.com/enersul/
Elektro
Central de Atendimento ao Cliente:
Telefone: 0800 701 0102
Ouvidoria: 0800 012 4050
Atendimento para deficientes auditivos:
Telefone: 0800 701 0155
Site: https://www.elektro.com.br
Eletropaulo
Ouvidoria:
Telefone: 0800 7273 110
Central de Atendimento 24hs:
Telefone: 0800 7272 120
Atendimento de emergência 24hs:
Telefone: 0800 7272 196
Atendimento para Deficientes Auditivos:
Telefone: 0800 7728 626
Ouvidoria:
0800 7273110
Site: https://www.eneldistribuicaosp.com.br
Light
Central de teleatendimento:
0800 2820 120
Ouvidoria:
0800 2840 182
[email protected] Site:
Deficientes auditivos: 0800 285 2453
Site: www.light.com.br
Onde posso conseguir mais informações e o 0800 das outras distribuidoras de energia?
Veja o site da ANEEL o contato de todas as distribuidoras ativas no país, Clique aqui.
Referências:
https://www.aneel.gov.br/aplicacoes/links/Default_Detail.cfm?idLinkCategoria=14
Por Luis Ribeiro e Samara Gisch Ferreira
COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp