Carteira de identidade ou RG - Onde solicitar e documentos necessários

O que é a Carteira de identidade - RG? Quem pode solicitar a Carteira de identidade e Onde Fazer o RG

Home » Cidadania

A carteira de identidade ou RG - Registro Geral é um documento pessoal que todos os cidadãos precisam ter e carregar consigo para onde for. Ao tirar o RG deixamos registrados diversas formas de identificação, como a assinatura, foto, impressões digitais dos dez dedos da mão e outras informações como endereço e formas de localização. Através da carteira de identidade podemos ser identificados quando necessário.Identificação em caso de acidentes, morte, participação em um crime, entre outras situações os dados do RG poderão ser úteis para as autoridades competentes. Por tanto o cidadão que não possui o RG – Carteira de identidade terá maiores dificuldades de identificação, pois o RG é insubstituível.

O que é a Carteira de identidade - RG

O documento do RG ou carteira de identidade é o numero de identificação pessoal, onde consta nome, data de nascimento, naturalidade, nomes da mãe e do pai (filiação), a sua digital e assinatura, considerado um dos principais documentos pessoais. Além disso ele traz a impressão digital impressa, tudo isso é usado para a identificação de uma pessoa. Vale lembrar que quando você faz a emissão do documento, é necessário tirar a impressão digital de todos os dedos da mão e essa informação ficará guardada no seu registro junto ao orgão de segurança pública do estado emitente.

Essas informações poderão ser usadas por exemplo no caso de um crime onde o criminoso deixou as impressões digitais, ou também em caso de morte não reclamada, sendo necessário fazer a identificação daquela pessoa para confirmar sua identidade.

Quem pode solicitar o RG

Qualquer pessoa solicitar a carteira de identidade - RG, não tem limite mínima ou máxima de idade. Para se fazer viagens ao exterior,  até mesmo crianças muito novas são exigidas o RG e as mesmas precisam ter para serem aceitos no vôo.

Onde Fazer a Carteira de identidade

Segundo a lei 7116/83 artigo 1º: “Art. 1º - A Carteira de Identidade emitida por órgãos de Identificação dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios tem fé pública e validade em todo o território nacional"

A solicitação poderá ser feita nos seguintes lugares:

Preferencialmente nas unidades do Poupatempo;

Delegacias de Policia para fazer a solicitação.

Caso em sua localidade não tenha nenhum ponto de Poupatempo próximo, procure uma delegacia de polícia.

Quais os documentos são necessários para solicitar o RG

A documentação exigida dependerá de alguns fatores:

Se maiores de 18 anos, se naturalizado, se primeira ou segunda via, por perda, roubo, mal estado, entre outros casos em que você poderá consultar quais os documentos exigidos para cada um deles pelo site do poupatempo.

Segue abaixo a lista de documentos necessários para tirar a primeira via da cédula de identidade:

  • Certidão de Nascimento (ou então Certidão de Casamento Civil)
  • Foto 3x4 ( alguns estados ainda solicitam a foto impressa outros já se modernizaram e a foto é digital e feita gratuitamente no local)
  • Se for menor de 16 anos, é exigida a presença dos pais com seus respectivos RGs.

Para que serve a Carteira de identidade - RG

O RG é o registro geral dos dados pessoais do individuo, serve como identificador pessoal, através dele é possível verificar sua nacionalidade, estado civil, data de nascimento, filiação, dentre outras informações útil para sua identificação.

No estado de São Paulo a primeira via é gratuita, mas há taxa de emissão da segunda.

Foi através da Lei n° 12.687/12, a primeira via do RG passou a ser gratuita em todos os estados.

Custo para fazer a RG em fevereiro de 2019, como já dito a 1ª via é gratuita, já a segunda via custa R$ 68,43,43 (isentos os maiores de 65 e em casos de roubo, sendo neste caso obrigatório apresentar o Boletim de Ocorrência), e por via a 2ª via expressa R$ 88,95, esta modalidade pode demorar de 3 horas a 5 dias úteis, nos postos Tudo fácil.

O pagamento deve ser feito por meio de Guia de arrecadação (GA) emitida normalmente através de um boleto de um banco federal ou estadual.

Que informações constam na cédula de identidade?

Frente

  • Número do registro Geral (a quantidade de dígitos e se eles serão alfanuméricos ou apenas numéricos fica a critério de cada estado)
  • Data de expedição
  • Nome completo
  • Filiação (nome do pai e da mãe)
  • Naturalidade (cidade e estado onde nasceu, conforme certidão de nascimento).
  • Data de nascimento
  • Número de CPF

Verso:

  • Estado e respectivo brasão e o órgão emissor, SSP (Secretaria de segurança pública) por exemplo.
  • Fotografia
  • Digital do polegar direito
  • Assinatura

RG com cara nova?

Sim, novos RG emitidos a partir de 2019 gradualmente terão um novo layout com mais itens de segurança e ainda mais informações sobre o cidadão, como: grupo sanguíneo, alergias, existência de deficiência, CNH, reservista, Pis, título de eleitor, entre outros. Vale lembrar que os RGs com layout antigo continuam valendo normalmente e que as novas informações podem ser incluídas de forma opcional.

Fontes úteis:

https://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2009/10/emissao-da-carteira-de-identidade-RG-e-gratuita-em-todo-pais

https://g1.globo.com/ceara/bom-dia-ce/videos/t/edicoes/v/novo-modelo-de-rg-comeca-a-circular-em-2019/7216390/

Por Luis Ribeiro e Samara Gisch Ferreira

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.