Qual é a melhor faculdade a distancia - EAD no Brasil?

Como saber qual faculdade ou curso superior a distância é o melhor? Qual critério deve ser usado para fazer uma avaliação imparcial para encontrar os cursos mais conceituados? Quem faz faculdade a distância, sofre preconceito?

Home » Educação

Desde que as faculdades a distância começaram a aparecer no Brasil, as notícias e comentários a respeito delas não param. Tem opinião para todos os gostos e alguns bastante tendenciosos, outros neutros e sóbrios. Aqui no blog, como escrevo bastante sobre o modelo EAD, não é incomum as pessoas perguntarem se esta ou aquela faculdade é boa. Na prática muitos querem saber qual faculdade a distância é melhor, afinal, ninguém gosta de arriscar e depois descobrir que não fez a melhor escolha.

Conceito de melhor

Primeiro temos de levar em conta que o conceito de melhor não é o mesmo para todas as pessoas, já que aquilo que é bom para uma pessoa, pode não ser para outra, logo, qualquer tentativa de formular uma lista das melhores faculdades a distância seria no mínimo questionável por alguém que por algum motivo não concorde com a classificação proposta.

Critério

Mas há casos em que podemos afirmar qual o melhor, isto ocorre quando temos um critério para tal, neste caso, se houver críticas quanto à classificação, estas devem ser dirigidas ao critério adotado e não ao resultado em sim.

O ministério da Educação usa o Enade para criar o CPC – Conceito Preliminar de Curso que classifica os cursos em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima. Partindo deste critério é formulado outro índice que é o IGC – Índice Geral de Cursos que é a média dos critérios de todos os cursos e desta forma o IGC representa o conceito da instituição que pode ser a faculdade, universidade ou centro universitário.

Como consultar os melhores

De acordo com a explicação acima, para consultar os melhores cursos a distância usando o conceito do MEC, siga os passos abaixo:

Passo 1:

Entre no site eMec pelo endereço: https://emec.mec.gov.br/

Passo 2:

Clique na aba “Consulta Avançada”, escolha a busca por curso e informe o nome do curso desejado. Depois marque a opção “A Distância” em modalidade e clique em Pesquisar.

Tela de pesquisa melhores faculdades MEC

O resultado aparecerá no final da página onde você deverá classificar esses resultados para encontrar os cursos com melhores CPC ou ENADE. Para isso clique duas vezes (uma vez e depois que a página for recarregada, a segunda vez) sobre o título da coluna ENADE e ele mostrará as melhores faculdades a distância para aquele curso escolhido e segundo o conceito do MEC.

resultado pesquisa curso de geografia MEC

FAQ

Curso de graduação á distância é 100% virtual?

Não, seguindo as normas do MEC todos os cursos realizados á distância precisam pelo menos ter avaliações pessoais, os cursos como de laboratório devem cumprir atividades presenciais, onde os autores do cursão deverão acompanhar o rendimento dos alunos.

Faculdade EAD é mais fácil e rápida que um curso presencial?

Não, os cursos á distância tem a mesma exigência que os presenciais e a mesma estrutura curricular. As matérias devem ter a mesma dificuldade e densidade que um curso presencial, por este motivo é essencial a comparação junto a outros colegas que realizam o mesmo curso de maneira presencial.

O diploma adquirido através da faculdade á distância tem o mesmo valor?

Não chega a ter o mesmo valor, porém para especialistas o preconceito é bastante pequeno e vem diminuindo cada vez mais, o mercado de trabalho passou a perceber que um aluno que realizou seu curso á distância fez de modo autônomo e mais organizado.

Faculdade a distância é apenas assistir vídeo-aula?

Da mesma maneira que um curso presencial não é apenas vídeo aula, em geral existem vídeo-aulas, material didático, exercícios realizados pelo computador e debate em fóruns do curso. Há também a pratica presencial que é exigido em todo curso virtual.

Não terei professores nem colegas para tirar duvidas?

As aulas oferecidas pelos professores algumas são gravadas, porém a maioria é ao vivo, contando sempre com um tutor. Tutor é uma figura que é um profissional apenas responsável por tirar dúvidas dos alunos e se for de um vídeo gravado também responderá através do seu e-mail sua dúvida.

Todo curso tem a obrigação de ter pelo menos 50% do corpo em tutores.

Quem pode fazer uma faculdade a distância?

Qualquer aluno poderá fazer faculdade á distância, porém requer uma certa organização e seriedade do aluno com o curso, onde deverá fazer uma rotina que se encaixe para poder estudar o curso. O tempo que um aluno leva para ir a uma faculdade deverá ser o mesmo em caso da faculdade virtual.

Quem faz faculdade a distância, sofre preconceito?

Esta pergunta merece uma resposta mais extensa e profunda. Vamos lá:

Quem faz faculdade a distância, sofre preconceito? A resposta é simples: Sim. Ou melhor, quem faz faculdade a distância PODERÁ sim sofre preconceito. Eu sei que esta afirmação pode deixar muita gente preocupada, mas ela é verdadeira e eu não poderia responder de outra forma. Mas, porque poderei sofrer preconceito?

Definição de preconceito

Segundo o Dicionário Pliberam, preconceito é:

1. Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.

2. Opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos. = intolerância

3. Estado de abusão, de cegueira moral.

4. Superstição.

"preconceito", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2010, https://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx?pal=preconceito [consultado em 27-03-2011].

Veja que preconceito (pré + conceito) é a conclusão de um fato ou ideia sem um fundamento sério, sem análise, sem levar em conta todos os aspectos envolvidos.

Preconceito das pessoas:

Entendido o conceito é preciso entender que as pessoas são preconceituosas em si. No Brasil, há preconceitos contra negros, obesos, nordestinos, mulheres, idosos, religiosos, indígena, entre outros.

Quando alguém é muito diferente de nós e tenta de alguma forma ocupar espaços que na nossa cabeça pertence a nós, surge o preconceito. Não deveria existir, mas ele é mais comum do que imaginamos.

Preconceitos na educação: 

Antes de falarmos dos preconceitos na educação a distância é bom você saber que o preconceito na educação se manifesta de outras formas também. Há relatos que a Petrobras não contrata pessoas que tenham feito curso superior de tecnologia que são os cursos de dois anos. Lembro de um anúncio de uma empresa de tecnologia de São Paulo oferecendo vagas de empregos e especificando claramente que queria alunos da USP, UNICAMP e ITA. Não me lembro se eram apenas essas, mas era apenas das elites. Houve protesto no blog deles e por fim mudaram o anúncio. O que é isso senão preconceito?

Você acha que quem estuda na USP ou Unicamp olha para os alunos da humilde faculdade do interior de que forma? Sei que isso não é regra, mas isto existe não só entre alunos como possivelmente com professores também.

Preconceito na Educação a distância:

Uma pessoa que fez faculdade a distância poderá sofrer sim preconceito pois para muitos, a educação a distância é algo que não merece crédito, afinal, fomos criados com a concepção de que educação se faz dentro da sala de aula tendo obrigatoriamente ali um professor e um aluno.

É possível que muitas pessoas que irão analisar seu currículo se quer conhece a legislação relativo a educação a distância. Ou seja, estamos falando de uma modalidade de ensino que apesar de ter muita forma, ainda está dando os seus primeiros passos no competitivo e preconceituoso mercado de trabalho.

Se esse mercado já olha torto para negros, para nordestinos, para obesos, entre outros, porque aceitaria de braços abertos um aluno que tem uma formação acadêmica diferente daquela que a sociedade convencional chamar de tradicional?

Não estou aqui para defender de olhos fechados a educação a distância, na verdade já fiz e devo continuar fazendo créticas ao modelo, pois acredito que ele precisa melhor e muito, mas uma coisa é a qualidade, outra coisa é o que o direito. Um curso superior a distância é amparado por lei, autorizado pelo MEC e reconhecido pelo poder público como legítimo. Então, não há nada de errado se você fez faculdade a distância.

O que fazer se houver preconceito?

Se você for vítima deste tipo de preconceito, deverá buscar seus direitos como em qualquer outro caso. No caso de concursos públicos, você não deverá enfrentar problema algum, mas em empresas privadas tudo é possível e neste caso fique atento.

Qual é a legislação que regulamenta as faculdades a distância?

A legislação sobre a educação a distância no Brasil são os decretos nº: 5.622,  5.773 e 6.303. As portarias:

Portaria nº 1, de 10 de janeiro de 2007.

Portaria nº 2 (revogada), de 10 de janeiro de 2007.

Portaria nº 40, de 13 de dezembro de 2007.

Portaria nº 10, de 02 julho de 2009

Toda a legislação acima pode ser consultada neste link da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação.

Opinião de usuários

Desconhecimento

AS pessoas que a alimentam o pre-conceito sobre a Educação á Distância é porque nunca tiveram contato com o método e não conhecem os desafios que são propostos. A EAD é muito mais díficil que o presencial, pois, o professor não está ali para tutorear o aluno e o carregar no colo, ele mesmo, deverá ser disciplinado o bastante e ter iniciativa para alcançar o objetivo proposto. Em Londres por exemplo esse método é utilizado desde o inicio do século XX e sempre foi é continua sendo muito eficaz. Não deixem de cursar EAD por preconceito, isso mudará um dia em nosso país. Acreditem!!!Rosana Bucheri // Limeira / SP

Concordo plenamente.

luis.blog.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.