Secretarias de Educação: RJ, MG, SP, RS, BA, etc. Sites e Telefones

Concursos públicos, EJA, consultar boletim online, bolsa para professores, entre outros, nas secretarias de São Paulo, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, etc.

Home » Educação

As Secretarias de Estado da Educação são responsáveis pela promoção da educação em cada estado através das escolas da rede estadual, seja ela de educação infantil, ensino fundamental ou ensino médio. Funcionários públicos estaduais da educação, pais, professores e alunos tem grande interesse das decisões e no trabalho desenvolvido pelas secretarias de educação do seu respectivo estado.

Pensando nisso, fiz a relação de todos os sites das secretarias de educação dos estados brasileiros. As informações disponíveis em cada site são de responsabilidade da respectiva secretaria, mas geralmente você encontra informações como: concursos públicos, educação de jovens e adultos (EJA), consulta de boletim online (quando disponível), relação de escolas estaduais, benefícios para professores, censo da educação, leis e pareceres legais e outras informações de interesse.

Segue a relação dos sites oficiais das Secretarias da Educação dos estados brasileiros:

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-Oeste

Região Sudeste

Região Sul

Se tiver dúvidas ou não encontrar a informação desejada, procure nos sites acima a opção de contato ou fale conosco para entrar em contato diretamente com a Secretaria de Educação do seu estado.

As secretarias que estão sem o número do telefone é porque esta informação não estava disponível nos respectivos sites no momento da consulta.

Algumas secretarias estavam sem site ou o website está com defeito, portanto inacessível no momento da nossa consulta. Para esses casos, coloquei o endereço do portal do governo do estado que é o responsável pelas referidas secretarias.

Secretarias municipais de educação

No Brasil os estados e os municípios têm responsabilidades diferentes em relação ao ensino. O estado geralmente atua nos níveis fundamental e médio e o município na educação infantil. A educação superior é vinculada ao MEC. Mas em todos esses casos há exceções.

Cada município do Brasil tem também a sua secretaria de educação, porém, esta atua no âmbito municipal através das escolas da rede municipal. Como a relação de cidades do Brasil é muito grande, fica inviável relacioná-las aqui, mas caso tenha interesse, basta acessar o site da prefeitura da sua cidade e procurar pelo link educação, secretaria da educação ou coisa parecida com isso.

Perguntas e respostas

O que significa a sigla SEDUC?

A sigla SEDUC é usada para designar Secretaria de Educação e seu emprego ocorre exatamente para as secretarias estaduais de educação, um órgão do governo estadual que cuida da educação no âmbito do estado.

O que faz as Secretarias de Educação dos estados?

A Secretaria Estadual de Educação é o órgão responsável por organizar, fiscalizar e criar as diretrizes necessárias para a educação básica no estado. Ele tem competência sobre a educação infantil, ensino fundamental e médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação técnica e Educação a Distância nos níveis citados.

Qual o endereço e formas de contato da Secretaria de Educação do estado de São Paulo?

Praça da República, 53 - Centro -CEP 01045-903 -São Paulo -SP

PABX: 3218-2000

Tel: 0800-7700012

Contato pelo site: https://www.educacao.sp.gov.br

Qual o endereço e formas de contato da Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais?

Rod. Pref. Américo Gianetti, 4143 - 10º e 11º andar

B.: Serra Verde - BH / MG

CEP: 31630-900

Tel: 0800-9701212

Contato pelo site: https://www.educacao.mg.gov.br

Qual o endereço e formas de contato da Secretaria de Educação do estado do Rio de Janeiro?

Rua Professor Pereira Reis, 119 – Santo Cristo – Rio de Janeiro

Teleatendimento: 21 2380-9055

Contato pelo site: https://www.rj.gov.br/web/seeduc

Qual o endereço e formas de contato da Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul?

Av. Borges de Medeiros 1501

Bairro Praia de Belas

Cep 90119-900

Fone PABX: (51) 3288.4700

Contato pelo site: https://www.educacao.rs.gov.br

As escolas infantis e as faculdades são também fiscalizadas pelas secretarias estaduais de educação?

A educação infantil sim, contudo a responsabilidade por creches e os primeiros anos do ensino fundamental é das prefeituras. Já as faculdades e o ensino superior é subordinadas diretamente ao Ministério da Educação no âmbito federal.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.