Como economizar dinheiro, água e energia elétrica?

Dicas de como economizar dinheiro através do melhor controle e uso dos recursos disponíveis, como contas de consumo (água e luz), compras planejadas, influências, poupança, entre outros.

Home » Cidadania

Nossa sociedade parece que não gosta muito de economizar, pelo contrário, o endividamento é uma realidade muito maior que a poupança. Será que é possível economizar dinheiro? Quais são os pontos que podem ser trabalhados para melhorar o orçamento doméstico? Veja ainda dicas de economia de água e energia elétrica.

Dinheiro

Primeiro separe o que é necessidade do que é desejo. Este é um ponto muito importante, pois o desejo pode ser adiado, mas a necessidade tem prioridade. Em outras palavras, compre aquilo que você precisa e não aquilo que você deseja.

Compras planejadas versus compras por impulso. Este é o segundo e importante ponto a ser trabalhado. Numa compra planejada você tem tempo de pesquisar os melhores preços, a melhor relação custo benefício, negociar descontos e por fim ainda perguntar: será que eu preciso mesmo disso?

Compras a vista versus compras a prazo. Comprar a prazo não é uma boa idéia. Eu já comprei e certamente ainda comprarei a prazo, mas não o melhor caminho. Quando você compra a prazo estará comprometendo os meses seguintes e eu pergunto: você espera terminar de pagar o que comprou ou continua comprando gerando uma bola de neve?

dicas de economia de dinheiro

Pense em poupança. Poupar dinheiro em um país consumista como o nosso parece soar estranho, mas é possível com a mudança de mentalidade. Separe todo mês uma quantia para uma poupança. Isto além de ajudá-lo a desenvolver o autocontrole, permitirá ainda juntar dinheiro em longo prazo.

Tenha boas influências. Pode parecer bobagem, mas se você se envolver com pessoas que tem a mentalidade de economizar, certamente ficará mais fácil para você. Não é a toa que pessoas muito desequilibras em suas contas as vezes conseguem m bom desempenho quando se casam ou arrumam uma namorado(a) que tem o controle sobre suas contas. Sabe porque os Alcoólicos Anônimos funciona? Porque todos ali estão juntos com o mesmo objetivo. Leia sobre o funcionamento do AA e certamente aprenderá muito com eles.

Trabalhe mais, ganhe mais. Muitas vezes a dificuldade de guardar dinheiro não está na forma de gastar e sim no ganhar.  Quando o dinheiro mal dá para as necessidades fica muito difícil se quer aplicar as idéias acima. Neste caso é preciso trabalhar mais e ganhar mais. Arrumar um segundo emprego, um trabalho freelancer ou até um pequeno negócio próprio pode ser a saída para aumentar a receita. Mas de nada adianta se ao aumentar sua receita, você aumentar os gastos na mesma proporção. Dinheiro novo deve ser economizado.

Água

torneira vazando água

Uma das formas de economizar dinheiro é economizando nas contas fixas, como água, luz, telefone, entre outras. Para economizar água, siga as dicas abaixo:

Evite torneiras e canos com vazamento, seja ele por problemas no encanamento ou por mero descuido de deixar uma torneira mal fechada.

Reaproveite água quando possível. Na minha casa eu reaproveito a água do ar condicionado para uso onde eu não preciso de água necessariamente potável. Algumas pessoas reaproveitam a água da chuva, entre outras.

Quando possível evite lavar o quintal ou o carro muitas vezes. Uma dica muito útil é você colocar piso frio no quintal ao invés do simples contra piso. Fiz isso na minha antiga casa e a diferença foi grande, pois você gasta menos água e em muitos casos uma simples vassoura resolvia o problema.

Energia elétrica

Para a energia elétrica há várias dicas como:

Usar lâmpadas fluorescentes ao invés de lâmpadas encandecentes. Se possível use lâmpadas de LED, que mesmo com o alto custo da aquisição pode ser compensativo em longo prazo. Aliás, prefira sempre aparelhos de LED em relação aos outros modelos como TV, monitores, etc. Eles não produzem calor e por isso consomem menos energia.

Na geladeira evitar abri-la constantemente, observando o estado das borrachas de vedação (se estiverem ressecadas, deformadas ou partidas, elas podem permitir a fuga do ar frio interno), não forrar ou cobrir as prateleiras, não guardar alimentos ainda quentes, não instalar o aparelho em local onde o sol bate diretamente, manter distância entre o fundo do aparelho e a parede para permitir boa ventilação e não pendurar calçados ou outros objetos na parte de trás para secar.

No chuveiro é necessária a mudança de hábito, tais como desligar o chuveiro durante o ensaboamento e encurtar o tempo de duração dos banhos. Sempre que possível, utilizar o chuveiro com a chave na posição “verão”.

Ao usar o ferro de passar procure juntar a maior quantidade possível de roupas e passar de uma única vez. Isto economiza energia pois o aquecimento do ferro será uma única vez enão várias vezes caso você resolva passar roupas todos os dias.

Ao comprar eletroeletrônicos observe a classificação dele quanto ao consumo de energia. Dê preferência sempre a aparelhos com o selo da Procel com classificação “A”.

Se você tem muitos aparelhos eletroeletrônicos antigos talvez fosse uma boa ideia trocá-los por novos. A evolução tecnológica permite que os novos equipamentos tenham uma economia de energia elétrica em relação aos aparelhos antigos.

Veja outras dicas de economia de energia elétrica na entrevista com o técnico do Departamento de Utilização de Energia da Copel.

Teoria da contabilidade

A primeira coisa a fazer é compreender o que estou chamando aqui de teoria da contabilidade, que nada mais é do que analisar o problema de dois lados: a receita e a despesa. Se você focar em aumentar sua receita visando guardar dinheiro, mas aumentar proporcionalmente suas despesas de nada adiantará. O inverso também é verdadeiro.

Então pense em como aumentar sua renda sem precisar aumentar seus gastos. Pronto. Respondi! É isso. Pode parar de ler o artigo. Ou não será que não?

A teoria é essa mesmo, contudo a prática exige algumas considerações:

Receita

Pense em um segundo emprego. Se isso for possível será uma boa forma de aumentar seus ganhos;

Se não for possível um segundo emprego, talvez um trabalho freelancer. Algumas atividades profissionais contratam pessoas para esses tipos de trabalho;

Crie um projeto na internet. Há muitos modelos de negócios baseados em internet com custos baixos e resultados interessantes. Sugiro a leitura do artigo como montar um negócio na internet.

Crei um projeto fora da internet. Se a internet não for sua praia, mas lembre-se que o mundo real é. Consulte o site do SEBRAE por exemplo ou compre algumas edições da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios que tem boas dicas para pequenos empreendimentos.

Despesas

Cartão de crédito. Se ele é um problema para você, elimine-o. Mas por favor, não vá eliminar seu cartão e depois pegar cartão da sua mãe ou irmão para continuar comprando. Na verdade eliminar o cartão é um ato simbólico, o que você deve fazer mesmo é parar de fazer comprar com ele.

Comer fora. Embora seja um hábito moderno, comer fora ainda é muito caro e se isto pode ser evitado, evite.

Automóveis. Todos sabem como carros são caros, tanto na compra como na manutenção dele. Combustíveis, mecânica, IPVA, licenciamento, seguro, etc. Você precisa mesmo dele?

Estilo de vida. Baladas, viagens, cinema, happy hour, entre outros temas são ótimos para gastar dinheiro. Quem quer equilibrar as contas deve também pensar em uma mudança de estilo de vida.

Planejamento de compras. Compras por impulso devem ser evitadas por qualquer pessoa, especialmente por aqueles que desejam guardar dinheiro. Planeje tudo o que for comprar e compre aquilo que você precisa e não aquilo que você deseja. Este é talvez o ponto fundamental para evitar gastar dinheiro de forma desnecessária.

Agora é com você

Sei que falar é fácil, fazer nem sempre. Mas uma coisa é certa, cortar despesas e alavancar os ganhos requer esforço e sacrifício. Se não estivermos dispostos a sacrificar alguma coisa dificilmente iremos conseguir. Mas vale a pena, afinal uma vida equilibrada não tem preço.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.