Como fazer consultas de CPF e CNPJ na Receita Federal?

Como efetuar consultas de CPF e CNPJ na Receita Federal. Situação cadastral e outras providências. Saiba quais os significados das situações cadastrais que podem ser encontradas no CPF, como regular, pendente de regularização, suspenso cancelada ou nula.

Home » Cidadania

Para todo cidadão os documentos pessoas precisam estar atualizados e regularizados para que possam ser usados normalmente, isso também se da quanto as empresas precisam estar cadastradas e regularizadas, para saber se sua situação está ou não de acordo, consulte e tire suas dúvidas.

Saiba que o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas e o CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas são bases de dados da Secretaria da Receita Federal no Brasil, órgão ligado ao Ministério da Fazenda e responsável pela administração de impostos e tributos federais, dentre eles o imposto de Renda de Pessoa Física e Jurídica. Tanto o CPF quanto o CNPJ precisam estar regularizados que você ou sua empresa não sejam barrados ao usá-los.

Consulta de CPF

A consulta de comprovante de situação cadastral do CPF é importante para saber como está  a situação do seu CPF. Se ele estiver irregular, você não poderá usá-lo para muitos fins, como abrir uma conta bancária, solicitar um financiamento, nem mesmo como identificador pessoal, entre outras coisas onde o seu CPF é muito útil.

Clique aqui, para consultar a situação do CPF. Lembrando que esta consulta não é uma consulta de situação de crédito, SPC, por exemplo, mas sim de regularidade junto a Receita Federal.

Outras informações como emissão de 2ª via do CPF, regularização e cancelamento do CPF, visite este link que tem estas e outras informações relacionadas ao cadastro de pessoas físicas no Brasil, e que te ajudara a tirar as suas dúvidas quanto ao seu CPF.

Consulta de CNPJ

Empresas e diversas entidades são obrigadas a se inscreverem no CNPJ para que tenham seus serviços e lucros legalmente, dentre as entidades estão os condomínios, clubes de investimentos, consórcios, representações diplomáticas, entre outros. Uma vez inscrito é possível fazer a consulta de situação cadastral do CNPJ, através do do seguinte link.

No link abaixo é possível verificar sua situação cadastral e também emitir um comprovante de inscrição e situação cadastral, para que assim esteja informado e regularize o seu cadastro caso seja necessário.

Se você precisa fazer outras consultas e solicitações referentes ao  CPF, visite este site da Receita Federal https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/cadastros/cpf, nele você terá acesso aos seguintes assuntos:

  • Comprovante de inscrição no CPF / Segunda via
  • Comprovante de Situação Cadastral no CPF
  • Inscrição no CPF
  • Regularização do CPF
  • Inscrição gratuita no CPF
  • Entre outros

Essas e outros serviços disponíveis, acesse e confira a situação do seu CPF. Se você precisa fazer outras consultas e solicitações referentes ao CNPJ, visite este link no site da Receita Federal.

Outras considerações

Situações cadastrais que podem ser encontradas

  • Situação irregular - O interessado não fez a devida declaração do imposto de renda (IR).
  • Pendente de regularização - Não entregou declaração de IR quando lhe foi solicitado.
  • Suspenso - Estão faltando dados para regularização.
  • Cancelada - Pode ocorrer devido a medidas administrativas, morte do portador, ou para caso de alguma ação judicial.
  • Nula - Foi encontrado alguma fraude ou tentativa de fraude e o documento foi cancelado.

Documentos obrigatórios para a consulta

O único documento que será pedido será o próprio CPF, sem mais delongas.

Como regularizar novamente o CPF?

Para realizar o processo de regularização poderá fazer em duas maneiras diferentes, isso vai depender se esta ou não em dia com suas obrigações.

A primeira maneira é: Checar se deixou de entregar alguma declaração referente ao imposto de renda que lhe é de obrigação, para saber basta consultar no site do Portal e-CAC da Receita Federal.

A segunda maneira: Acesse o  Portal e-CAC informe o número de CPF que deseja fazer a consulta e preencha os campos obrigatórios, depois clique em avançar e siga o passo-a-passo que o próprio site irá indicando.

Importante

Para alguns navegadores de Internet aparecerá uma mensagem "sua conexão não é confiável" tornando inviável a visualização, caso isso venha acontecer utilize outro navegador. Um navegador bastante utilizado é o Chrome (última versão).

Onde posso emitir meu CPF de maneira mais rápida?

O tempo de emissão seja nos correios ou qualquer estabelecimento sempre será o mesmo.

Consulta de restrição

quero ver oque eu tenho em restirção em meu nome

vergillio dos santos ferreira // Jandaia do sul

O artigo acima refere-se a consulta de CPF na receita federal, isto tem a ver com a situação do mesmo perante a receita e não em órgãos de créditos, como o SPC, Serasa e outros. luis.blog.br

A consulta é paga?

gostaria de consultar meu CPF ,MAS TENHO QUE PAGAR.alessandro // duque de caxias

Não. As consultas de CPF e CNPJ descritas no artigo acima não são pagas. Este é um serviço de consulta pública e faz parte de um esforços que os órgãos públicos, especialmente os federais no sentido de facilitar o acesso a informações pela internet. luis.blog.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.