Como fazer consultas de CPF e CNPJ na Receita Federal?

Como efetuar consultas de CPF e CNPJ na Receita Federal. Situação cadastral e outras providências. Saiba quais os significados das situações cadastrais que podem ser encontradas no CPF, como regular, pendente de regularização, suspenso cancelada ou nula.

Para todo cidadão os documentos pessoas precisam estar atualizados e regularizados para que possam ser usados normalmente, isso também se da quanto as empresas precisam estar cadastradas e regularizadas, para saber se sua situação está ou não de acordo, consulte e tire suas dúvidas.

Saiba que o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas e o CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas são bases de dados da Secretaria da Receita Federal no Brasil, órgão ligado ao Ministério da Fazenda e responsável pela administração de impostos e tributos federais, dentre eles o imposto de Renda de Pessoa Física e Jurídica. Tanto o CPF quanto o CNPJ precisam estar regularizados que você ou sua empresa não sejam barrados ao usá-los.

Consulta de CPF

A consulta de comprovante de situação cadastral do CPF é importante para saber como está  a situação do seu CPF. Se ele estiver irregular, você não poderá usá-lo para muitos fins, como abrir uma conta bancária, solicitar um financiamento, nem mesmo como identificador pessoal, entre outras coisas onde o seu CPF é muito útil.

Clique aqui, para consultar a situação do CPF. Lembrando que esta consulta não é uma consulta de situação de crédito, SPC, por exemplo, mas sim de regularidade junto a Receita Federal.

Outras informações como emissão de 2ª via do CPF, regularização e cancelamento do CPF, visite este link que tem estas e outras informações relacionadas ao cadastro de pessoas físicas no Brasil, e que te ajudara a tirar as suas dúvidas quanto ao seu CPF.

Consulta de CNPJ

Empresas e diversas entidades são obrigadas a se inscreverem no CNPJ para que tenham seus serviços e lucros legalmente, dentre as entidades estão os condomínios, clubes de investimentos, consórcios, representações diplomáticas, entre outros. Uma vez inscrito é possível fazer a consulta de situação cadastral do CNPJ, através do do seguinte link.

No link abaixo é possível verificar sua situação cadastral e também emitir um comprovante de inscrição e situação cadastral, para que assim esteja informado e regularize o seu cadastro caso seja necessário.

Se você precisa fazer outras consultas e solicitações referentes ao  CPF, visite este site da Receita Federal https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/cadastros/cpf, nele você terá acesso aos seguintes assuntos:

  • Comprovante de inscrição no CPF / Segunda via
  • Comprovante de Situação Cadastral no CPF
  • Inscrição no CPF
  • Regularização do CPF
  • Inscrição gratuita no CPF
  • Entre outros

Essas e outros serviços disponíveis, acesse e confira a situação do seu CPF. Se você precisa fazer outras consultas e solicitações referentes ao CNPJ, visite este link no site da Receita Federal.

Outras considerações

Situações cadastrais que podem ser encontradas

  • Situação irregular - O interessado não fez a devida declaração do imposto de renda (IR).
  • Pendente de regularização - Não entregou declaração de IR quando lhe foi solicitado.
  • Suspenso - Estão faltando dados para regularização.
  • Cancelada - Pode ocorrer devido a medidas administrativas, morte do portador, ou para caso de alguma ação judicial.
  • Nula - Foi encontrado alguma fraude ou tentativa de fraude e o documento foi cancelado.

Documentos obrigatórios para a consulta

O único documento que será pedido será o próprio CPF, sem mais delongas.

Como regularizar novamente o CPF?

Para realizar o processo de regularização poderá fazer em duas maneiras diferentes, isso vai depender se esta ou não em dia com suas obrigações.

A primeira maneira é: Checar se deixou de entregar alguma declaração referente ao imposto de renda que lhe é de obrigação, para saber basta consultar no site do Portal e-CAC da Receita Federal.

A segunda maneira: Acesse o  Portal e-CAC informe o número de CPF que deseja fazer a consulta e preencha os campos obrigatórios, depois clique em avançar e siga o passo-a-passo que o próprio site irá indicando.

Importante

Para alguns navegadores de Internet aparecerá uma mensagem "sua conexão não é confiável" tornando inviável a visualização, caso isso venha acontecer utilize outro navegador. Um navegador bastante utilizado é o Chrome (última versão).

Onde posso emitir meu CPF de maneira mais rápida?

O tempo de emissão seja nos correios ou qualquer estabelecimento sempre será o mesmo.

Consulta de restrição

quero ver oque eu tenho em restirção em meu nome

vergillio dos santos ferreira // Jandaia do sul

O artigo acima refere-se a consulta de CPF na receita federal, isto tem a ver com a situação do mesmo perante a receita e não em órgãos de créditos, como o SPC, Serasa e outros. luis.blog.br

A consulta é paga?

gostaria de consultar meu CPF ,MAS TENHO QUE PAGAR.alessandro // duque de caxias

Não. As consultas de CPF e CNPJ descritas no artigo acima não são pagas. Este é um serviço de consulta pública e faz parte de um esforços que os órgãos públicos, especialmente os federais no sentido de facilitar o acesso a informações pela internet. luis.blog.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp


VEJA TAMBÉM:

© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.