Quais Américas existem? Países da América do Sul, Central e do Norte

Saiba quais são países americanos, divididos nas três américas, a saber: do Sul, Central e do Norte. Países como a Argentina, México, Peru, EUA, Guatemala, Cuba, Canada e outros

Home » Educação

O continente americano é muito grande é bastante diverso, dividido em 3 partes, sendo América do sul, central e América do norte, o continente é muito rico culturalmente, economicamente eu tenho aspectos naturais impressionantes nos diversos países que compõem esta região.

Abaixo veremos um resumo e a relação os países que compõem os estados na América, começando com os países da região sul.

América do Sul

Vários países compõe a América do Sul, diversos idiomas são falados e a diversidade cultural é muito grande. Abaixo a relação dos países que faz parte desta região, bem como algumas informações sobre eles.

Brasil

O Brasil é o maior país da América do Sul, ocupando boa parte do território desta região. É também o único país com fala do idioma português e isto diferenciam Brasil em relação a todos os demais países da América do Sul. Sua capital é a cidade de Brasília que fica situada no Distrito Federal, na região central do país.

Veja aqui imagens do Brasil

Argentina

A Argentina é o segundo maior país da América do Sul e um importante componente desta região. Sua importância é política, econômica, cultural, dentre outras. A capital da Argentina é a cidade de Buenos Aires e o país faz divisa com Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também no Paraná.

Veja aqui imagens da Argentina

Uruguai

O Uruguai é um dos menores países da América do Sul e fica situado na fronteira com o Brasil junto ao estado do Rio Grande do Sul. Como o país está encravado entre o Brasil e Argentina, de certa forma relaciona-se muito com esses dois países. Uruguai faz parte do Mercosul, assim como Brasil, Paraguai e Argentina. A capital do Uruguai é a cidade de Montevidéu.

Veja aqui imagens do Uruguai

Paraguai

O Paraguai é um país que faz divisa com o Brasil junto aos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Por esta razão, o país tem uma forte relação com Brasil tanto na área comercial, de serviços, dentre outros.

A capital do país é a cidade de Assunção existe uma forte ligação do Brasil com Paraguai através da ponte da amizade entre as cidades de Foz do Iguaçu no Paraná e a Cidade do Leste do lado paraguaio.

Veja aqui imagens do Paraguai

Chile

O Chile é um dos mais importantes países da América do Sul e a sua capital é a cidade de Santiago. O país tem uma geografia peculiar por ser relativamente estreito, mas ocupar uma faixa muito extensa entre o Oceano Pacífico e Argentina. Vale lembrar que boa parte do país está encravado na Cordilheira dos Andes e esta ocupa boa parte do seu território, fazendo ainda divisão norte com a Bolívia e o Peru.

Veja aqui imagens do Chile

Bolívia

A Bolívia é um país que fica na região central da América do Sul, de um lado ela faz divisa com o Peru, Chile, Argentina e Paraguai, do outro lado faz divisa com o Brasil nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre. Sua capital é La Paz e esta cidade tem uma curiosidade por ser uma das mais altas do mundo, consequentemente uma das capitais mais frias.

Veja aqui imagens da Bolívia

Equador

O Equador é um pequeno país da América do Sul faz divisa ao norte com a Colômbia e ao sul com o Peru. O país é banhado pelo oceano Pacífico e a capital é Quito. Uma particularidade sobre esse país é que ele deu nome à linha imaginária do Equador que dividir a terra em hemisférios norte e sul. Esta associação se deu pelo fato de que essa linha passa exatamente em cima do país.

Veja aqui imagens do Equador

Peru

O Peru é um dos maiores países da América do Sul, ficando atrás apenas do Brasil e da Argentina, respectivamente. A capital é a cidade de Lima e o país tem uma forte tradição cultural e a importância turística significativa. O país é banhado pelo oceano Pacífico e ainda faz divisa com outros países da América do Sul, como o Chile, Bolívia Equador, Colômbia e ainda com o Brasil, nos estados do Acre e Amazonas.

Uma curiosidade sobre o Peru é que nesse país que nasce o Rio Amazonas que vai cruzar boa parte da região Norte do Brasil e assim constituir o maior rio do mundo.

Veja aqui imagens da Peru

Colômbia

A Colômbia é um importante país da América do Sul e situada mais ao norte desta região. O país faz divisa com o Brasil no estado do Amazonas, mas também faz divisa com outros países Como o Peru e Equador ao Sul, bem como Venezuela e Panamá ao norte. Sua capital é a cidade de Bogotá.

Veja aqui imagens da Colômbia

Venezuela

A Venezuela é um dos países mais emblemáticos da América do Sul, especialmente nos últimos anos com a grave situação econômica do país. A Venezuela faz divisa com Brasil nos estados do Amazonas e Roraima, além disso faz divisa ainda com a Guiana e Colômbia. É um dos maiores produtores de petróleo do mundo, ainda assim passa por uma dificuldade econômica significativa.

Veja aqui imagens da Venezuela

Suriname

O Suriname é considerado o menor país da América do Sul, desconsiderando os territórios autônomos ou dependentes. Sua capital é a cidade de Paramaribo e o país tem a fala do idioma holandês como língua principal. Por estar situada na região amazônica, boa parte do seu território é coberto por floresta que é bastante característico desta região.

Veja aqui imagens do Suriname

Guiana

A Guiana fica localizada na região norte da América do Sul fazendo divisa com a Venezuela, Suriname e o Brasil junto ao estado de Roraima. O país é de língua inglesa e a capital é Georgetown. Assim como o Suriname, grande parte da região deste país também é coberto por floresta amazônica.

Veja aqui imagens da Guiana

Guiana Francesa

A Guiana Francesa é um território da França e por isso o idioma falado é o francês. Sua capital é Caiena e assim como os outros países da região, sua área é praticamente coberta por floresta amazônica. Vale observar que o território faz divisa com Brasil junto ao estado do Amapá

Veja aqui imagens da Guiana Francesa

América Central

A América Central é a menor das três américas e é composta por diversos países e territórios, boa parte deles em ilhas na região que conhecemos como Caribe.

Abaixo a lista dos países da América Central e o nome da sua capital ou cidade sede:

  • País - Capital
  • Antígua e Barbuda - Saint John's
  • Bahamas - Nassau
  • Barbados - Bridgetown
  • Belize - Belmopan
  • Costa Rica - São José
  • Cuba - Havana
  • Dominica - Roseau
  • El Salvador - São Salvador
  • Granada - Saint George's
  • Guatemala - Cd. da Guatemala
  • Haiti - Porto Príncipe
  • Honduras - Tegucigalpa
  • Jamaica - Kingston
  • Nicarágua - Manágua
  • Panamá - Cidade do Panamá
  • República Dominicana - Santo Domingo
  • Santa Lúcia - Castries
  • São Cristóvão e Névis - Basseterre
  • São Vicente e Granadinas - Kingstown
  • Trinidad e Tobago - Porto de Espanha

Além dos países acima, há diversos territórios dependentes, como podemos ver abaixo:

  • Estados Unidos

    • Ilha Navassa
    • Porto Rico
    • Ilhas Virgens dos Estados Unidos

  • França

    • São Bartolomeu
    • São Martinho (Saint-Martin)

  • Países Baixos

    • Aruba (por vezes considerada como território da América do Sul)
    • Curaçao (por vezes considerada como território da América do Sul)
    • São Martinho São Martinho (Sint Maarten)
    • Países Baixos Países Baixos Caribenhos

  • Reino Unido

    • Anguilla
    • Ilhas Cayman
    • Montserrat
    • Turks e Caicos
    • Ilhas Virgens Britânicas

América do Norte

A América do Norte, embora formada por apenas três países, é a maior das três partes. México, Estados Unidos e Canadá, ocupam esta grande extensão de terras, cheias de riquezas e uma região que exerce enorme importância no cenário mundial.

México

O México é o menor dos países da América do Norte, mas é o quinto maior de todas as Américas. Sua localização está no Golfo do México e tem fronteira ao norte com os Estados Unidos, ao sul faz divisa com a Guatemala e Belize. Assim como os demais países da América do Norte, o México é banhado tanto pelo oceano Atlântico, assim como pelo Pacífico. A capital do país é a Cidade do México e o país fala língua espanhola.

A fronteira do país com os Estados Unidos é uma das mais intensas, isto ocorre pelo alto índice de migração dos países latino-americanos que tentam cruzar a fronteira para entrar nos Estados Unidos.

Veja aqui imagens do México

Estados Unidos

Os Estados Unidos da América é um dos países mais importantes do mundo, sendo o mais importante economicamente. A sua moeda é um referencial para todas as demais economias, sendo um enorme exportador de tecnologias, produtos e serviços.

Capital dos Estados Unidos é Washington e o país que tem grande extensão territorial está dividido em 50 estados, sendo 48 continentais e mais o Alaska e Havaí.

Exerce enorme influência sobre o restante das nações a faz isto de várias formas, seja através do cinema, da tv, da internet, da política, da área militar e sobretudo da tecnologia.

Veja aqui imagens dos Estados Unidos

Canadá

O Canadá é o maior país de todas as Américas, mas é ao mesmo tempo um dos menos povoados proporcionalmente, especialmente na parte norte do país que é muito frio e por isso tem baixa densidade demográfica. Capital dos do país é Ottawa, mas existem cidades importantes como Toronto, Vancouver, Quebec, dentre outros.

O país atrai imigrantes de várias partes do mundo, inclusive no Brasil que vê no país boas oportunidades de trabalho, estudo e qualidade de vida.

O Canadá é também muito conhecido pela grande riqueza natural, com belíssimos parques naturais e um dos mais extensos litorais do planeta.

Veja aqui imagens do Canadá

Fontes e referências

América do Sul em Wikipedia, acesso em 10 de março de 2021

América Central em Wikipedia, acesso em 10 de março de 2021

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.