CNH vencida? Veja como é fácil a renovação da Carteira de Habilitação

Veja como renovar sua carteira nacional de habilitação no Detran-SP ou nos postos do Poupatempo. Fique atendo ao aviso do Detran sobre o vencimento da sua CNH e renove-a.

Home » Cidadania

Você já imaginou num belo dia quando for parado pelo guarda de trânsito e perceber que sua carteira de habilitação está vencida? Pois é, pode parecer absurdo, mas a data de vencimento da CNH não é uma coisa que pensamos todos os dias, especialmente com o estilo de vida super corrido que boa parte das pessoas tem.

Um problema que pode ser bem complicado é o fato de as vezes não ficarmos verificando a data de vencimento da habilitação e foi isso que aconteceu comigo recentemente.

O filho ia fazer aniversário e junto com alguns amigos, haviam combinado de passar um final de semana no litoral de São Paulo. Então, eu iria levá-los. Quando eu estava saindo, por alguma razão me veio a mente a questão da CNH e quando fui verificar constatei que ela estava vencida. Para minha sorte, ainda estava dentro do prazo de 30 dias.

O prazo de renovação da carteira de habilitação é 30 dias antes do vencimento até 30 dias após o vencimento. Caso não seja renovada após os 30 dias do vencimento, o condutor está sujeito a multa e ainda sete pontos na carteira, pois é uma infração gravíssima.

Procedimentos para a renovação

O processo de renovação da CNH mudou com o tempo. Houve épocas em que era necessário ir no despachante, no Ciretran ou no órgão de trânsito para fazer pessoalmente. Depois passamos a ter um pré-cadastro no site onde era gerado um protocolo e com ele em mão tinha de ir em uma unidade de atendimento do Detran ou ao Poupatempo (estado de São Paulo). Lá era realizados todos os procedimentos para a renovação da carteira, inclusive o pagamento das taxas, exames de vista, entre outros. Você poderia optar por retirar a carteira ou receber pelo Correio.

Como fiz a renovação da minha CNH

Foi então que eu estava num determinado dia esperando ônibus para voltar para casa depois de sair do trabalho. Isto era por volta de 11h00 da noite ou um pouco antes. Entrei no site do Detran para saber qual era o procedimento e aí percebi que eu poderia fazer pela internet mesmo.

Desta forma, ali mesmo no ponto de ônibus acessei a opção de renovação e preenchi os poucos dados que foi solicitado, como a confirmação do endereço, se eu exerceria atividade remunerada, dentre outros.

No final do processo ele deu as opções de data e horário para eu fazer o exame médico.

E para minha surpresa depois de poucos minutos já estava pronto, bastava apenas eu ir fazer o exame médico e a carteira já estava renovada.

Não precisei ir ao Poupatempo, nem em alguma unidade do Ciretran, tudo foi feito ali pelo site do Detran e em poucos minutos enquanto eu esperava o ônibus para ir para casa.

Confesso que isto é algo bastante relevante para o cidadão que não gosta de perder tempo nem ficar enfrentando os processos burocráticos de órgãos públicos.

Exame médico

O exame médico para renovação foi relativamente rápido e simples, como o próprio médico mesmo disse, é basicamente uma perícia, mas no meu caso foi bem tranquilo.

O valor do exame médico foi de R$ 105,50

Pagamento da taxa de renovação

Saindo do médico eu passei em uma lotérica e fiz o pagamento da taxa de renovação no valor de R$116,00. Para isso eu precisaria apenas informar o número do CPF e o pagamento foi feito na hora.

Salvo engano, este valor inclui a taxa de postagem para o envio do documento físico pelos Correios.

Liberação no APP - CDT

No dia seguinte a carteira já havia sido atualizada no meu aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito. Embora eu ainda não tenha recebido o documento físico pois ele vem pelo correio, mas habilitação digital já está atualizada com a nova data de vencimento e portanto válida.

Não espere o aviso

Embora o Detran SP possa avisar os condutores sobre o vencimento da carteira, o recomendável é você ficar atento e não esperar o aviso, pois mudanças de endereço, problemas nos correios, entre outros poderá ocasionar o não recebimento da carta de aviso. Fique atento para não ter problemas com multas de trânsito, retenção do veículo e perda de pontos na CNH.

Perguntas e respostas

Sou obrigado fazer a renovação da carteira de motorista?

Não é obrigatório fazer a renovação, desde que você não queira mais dirigir. Se você pretende continuar a conduzir um veículo, naturalmente que é obrigado a renovar para continuar com esta atividade. Então a renovação está condiciona a continuidade de atividade de dirigir.

Mas pode ser que alguma pessoa por problema de saúde que o limite de conduzir um automóvel, por excesso de idade ou outra razão qualquer, que a pessoa não possa ou não queira mais dirigir, poderá optar por não renovar. Mas isto significa, não dirigir mesmo!

O que acontece se eu não renovar e continuar dirigindo?

O condutor que for pego dirigindo com a certeira vencida, será autuado com um multa gravíssima e perderá 7 pontos na carteira. O veículo também poderá ser apreendido, como acontece com uma pessoa que está dirigindo sem a carteira de habilitação.

A renovação no Poupatempo é mais fácil?

Como visto acima é melhor fazer pelo site, mas o Poupatempo é uma opção. Além de fácil é rápido o processo e em 5 dias úteis ela estará disponível. É uma boa opção e vale a pena dirigir-se até um posto do Poupatempo, pois como o próprio nome diz, de fato ele poupa o nosso tempo.

Qual é o período em que posso fazer a renovação da CNH?

O prazo de renovação da carteira de habilitação é 30 dias antes do vencimento até 30 dias após o vencimento. Você pode verificar no rodapé da sua carteira que ela consta a data de vencimento. Fique atento a esta data para não perder o prazo, caso não receba o aviso do Detran.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.