10 itens sobre lojas virtuais ou comércio eletrônico: conceito e guia de lojas

Perguntas e respostas sobre o que é e-commerce. Qual a diferença entre loja virtual e e-commerce, bolha da internet, segurança nas lojas virtuais, entre outros. Guia de Lojas virtuais: Comércio eletrônico no Brasil. Departamentos, carros, flores, moda e evangélicos

Home » Educação

O que é e-commerce?

E-commerce é um termo em inglês que é geralmente traduzido como comércio eletrônico. Ele surgiu no final dos anos 90 quando a internet passou a ser usada como ferramenta de venda com a chegada das primeiras lojas virtuais. A palavra com o e no início também ficou popular com outros segmentos, como é o caso do e-mail para correio eletrônico, e-learning para educação a distância, que no Brasil é mais conhecido como EAD, entre outros casos.

Qual a diferença entre loja virtual e e-commerce?

Nenhuma. Ambos se referem à mesma coisa, mas o e-commerce é um termo bastante genérico é pode ser usada para vendas pela internet, mesmo que não seja em uma loja virtual, como tem acontecido com as negociações nas redes sociais, por exemplo. Já as lojas virtuais, podemos dizer que é um canal de e-commerce, embora não seja o único.

É seguro comprar em uma loja virtual?

No início do e-commerce no Brasil, a grande discussão era em torno da segurança, afinal você iria comprar um produto que não viu, pagar para uma empresa que não conhece e as vezes nem sabe onde fica e esperar que o produto chegasse em sua casa como planejado. Levou algum tempo para que as pessoas tivessem confiança de fazer suas compras online. O que aconteceu foi que com o tempo as lojas virtuais provaram que, salvo em algumas situações, são confiáveis e por isso, hoje, é possível afirmar que é seguro sim fazer compras pela internet.

Vale a pena investir em e-commerce?

Para quem tem uma empresa e pretende vender pela internet, todo cuidado é pouco. Embora os números sejam de encher os olhos de qualquer empresário e as perspectivas são em geral muito boas, na prática existem inúmeros casos de insucesso com esta empreitada. Na verdade nem tudo vende tão bem assim na internet ou pelo menos não da forma como alguns esperam.

A melhor coisa a fazer, antes de lançar uma loja virtual, é contratar um profissional especializado e com experiências em comércio eletrônico para traçar um plano e fazer as devidas verificações para validar cada etapa do negócio e assim decidir se é viável ou não criar a loja virtual ou usar outros canais digitais.

O que foi a bolha da internet?

No final dos anos 90 a internet despontou como uma espécie de nova economia e houve uma corrida enorme para fincar o pé neste novo mercado. Muitas empresas foram criadas para atuar neste novo mercado e houve uma enxurrada de investimentos de capital de risco na expectativa que esses negócios fossem lucrativos.

Mas no início do novo século as coisas não se mostraram muito confortáveis para essas empresas e investidores que logo perceberam que não teriam lucros e as vendas estavam muito longe de ser chamado de nova economia. O resultado foi muita quebradeira que ficou conhecido como o estouro da bolha.

Guia de lojas virtuais

O comércio eletrônico tornou-se uma opção cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Temos hoje lojas virtuais para a maioria dos produtos comercializados no Brasil. Lojas que vendem produtos e serviços, bem como itens da velha e da nova economia. Abaixo um pequeno guia com algumas das principais lojas virtuais, que são responsáveis por boa parte das transações de comércio eletrônico no Brasil.

Lojas de Departamentos

São as maiores lojas virtuais do Brasil ou com atuação também no Brasil, tanto em volume de vendas, como em variedade de produtos.

Lojas de informática

Vendem produtos e serviços de informática, telecomunicações, telefonia e afins. Embora todas as lojas citadas no item anterior vendam produtos de informática, as lojas virtuais aqui citadas são mais focadas em apenas produtos de informática.

Lojas virtuais de Flores.

Compre Flores pela internet. Algumas lojas entregam em todo Brasil e até no exterior.

Lojas virtuais de Roupas e calçados

Parece estranho, mas o comércio eletrônico também chegou à moda.

Lojas Virtuais evangélicas

Produtos como: bíblias, livros evangélicos, CDs e DVDs gospel. É um segmento que cresce muito no Brasil.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.