Grandes discursos: Martin Luther King, Steve Jobs, Charles Chaplin, outros

Qual foi o maior, mas impactante e transformador discurso da humanidade? Veja alguns grandes discursos como os de Martin Luther King, Steve Jobs, Charles Chaplin e Jesus Cristo.

Home » Cidadania

Todos têm algo a dizer, diz um slogan da Globo News. Alguns dizem a uma pequena plateia, outros a grandes multidões. Uns dizem um monte de bobagens, outros têm seus discursos tão impactantes que é capaz de mudar uma nação, uma geração e até a humanidade.

Veja abaixo alguns dos grandes discursos feitos por pessoas que tiveram uma enorme influência no mundo. Nomes como do ativista político Martin Luther King, do visionário tecnológico Steve Jobs, do ex-presidente Sul-Africano Nelson Mandela e outras personalidades importantes.

Eu tenho um sonho (I have a dream) – Martin Luther King

Eu tenho um sonho de que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.

Com essas e outras palavras o pastor batista e ativista político Martin Luther King comandou seu mais famoso discurso em 1963 em Washington, capital política dos Estados Unidos. O discurso que ficou conhecido como “I have a dream”, eu tenho um sonho, foi parte de uma luta contra o racismo e a discriminação praticada pelos brancos contra os negros nos EUA.

Martin Luther King recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1964 no mesmo ano em que foi decretada a Lei de Direitos Civis e no ano seguinte foi decretada a Lei de Direito ao Voto, colocando fim a segregação racial nos Estados Unidos.

Veja a biografia de Martin Luther King: https://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King

Discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford

Steve Jobs talvez não tenha defendido causas tão nobres como Martin Luther King, afinal como pode ser visto no filme Piratas da Informática, tinha uma vida conturbada e não poucas vezes envolveu-se em muitas polêmicas, mas foi um gênio do seu tempo e revolucionou a indústria da tecnologia com seus famosíssimos produtos: Macintosh, iPod, iPhone, iPad, entre outros.

Foi o fundador da Apple e faleceu em 2011. Antes, porém, em 2005 proferiu um famoso discurso na Universidade de Stanford, com pode ser visto abaixo:

Discurso de Charles Chaplin

Embora seja parte da ficção, o discurso de Charles Chaplin no filme o Grande Ditador não deixa de ser extraordinário, pois o discurso tem como plano de fundo a terrível situação da época que culminou na segunda guerra mundial, liderada por Adolf Hitler. Veja o discurso:

Discurso em libras

Como sabemos os discursos usam as palavras para expressar ideias, opiniões e outros pontos de vistas. Mas quando uma pessoa tem deficiência auditiva não é possível compreender, por isso, muitos discursos importantes do nosso tempo são também traduzidos em libras que é a linguagem brasileira de sinais. Um bom exemplo foi o discurso de posso do presidente Jair Bolsonaro, onde a sua própria esposa, Michelle Bolsonaro, transmitiu em libras uma mensagem à comunidade de surdos no Brasil. Veja abaixo:

Discurso de Jesus Cristo

Nenhum dos discursos acima ou outros podem se comparar com o discurso de Jesus Cristo, relatado na Bíblia e conhecido como o Sermão do Monte. Não havia tecnologia na época para produzir filmes, mas temos o registro histórico escrito pelo evangelista Mateus no capítulo 5 do seu livro. Assim disse Jesus no maior, mas impactante e transformador discurso da humanidade:

  • Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.
  • Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.
  • Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
  • Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas.
  • Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
  • Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.
  • Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
  • Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.
  • Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores.
  • Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.

Fonte: NHTL – Nova Tradução na Linguagem de Hoje | SBB – Sociedade Bíblica do Brasil

Outros discursos

A outros discursos que podem ser importantes dentro do seu relativo ao contexto, assim políticos, personalidades, empresários, um pai de família, um pastor ou outras pessoas podem proferir discursos de grande importância para suas comunidades e assim tornar-se inspiradores para outro.

Abaixo selecionamos alguns links onde você pode encontrar diversos discursos feitos por algumas dessas personalidades para que você possa conhecer.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.