Curso técnico em Informática e para Internet: Senac, Senai, IF e outros
Qual a diferença entre Curso técnico em Informática e técnico em informática para a internet? Qual a melhor opção? Confira as opções deste curso em escolas técnicas como o Senai, Senac e Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Índice deste artigo
Um curso técnico é uma boa alternativa para quem deseja obter conhecimento para o mercado de trabalho. Esse curso é formatado visando a prática do dia a dia e por isso é mais focado. Dentre os cursos técnicos, o técnico em informática é sem dúvida um dos mais procurados. Agora, temos outra opção similar: o curso técnico em informática para a internet. Mas qual a diferença entre eles? Os dois cursos são concorrentes ou complementares?
Curso técnico em Informática
É um curso com carga horária de 1000 horas (recomendação do MEC), que foca o desenvolvimento de sistemas, manutenção de hardware e software e em alguns casos o desenvolvimento básico para a internet.
Os principais assuntos que poderão ser tratados neste curso são:
- Lógica e linguagens de programação.
- Sistemas de informação.
- Sistemas operacionais.
- Hardware, como impressoras, micros, roteadores, etc.
- Interpretação de especificações de sistemas computacionais.
- Banco de dados.
- Gerenciamento de redes cabeadas ou redes sem fio.
Curso técnico em informática para a internet
Já o curso técnico em informática para a internet tem como objetivo o desenvolvimento de sites e aplicações para a internet. É um curso também de 1000 horas e segundo o MEC os principais temas que podem ser abordados são:
- Lógica e linguagens de programação para a internet.
- Interface homem–máquina. Design e acessibilidade na internet.
- Protocolos de comunicação.
- Linguagens de programação para internet, como HTML, Javascript, PHP, ASP.NET e outros.
- Banco de dados.
- Marketing na internet, Ferramentas de desenho gráfico, como Photoshop, Ilustrator, entre outros.
- Produção de conteúdo e gestão de projetos na internet.
- Frameworks para desenvolvimento mobile.
Diferenciais deste curso
Sou docente em cursos de nível técnico e conheço bem os dois programas acima. Eu acredito que o grande atrativo deste curso para a internet seja o fato de ele ser muito aplicado a realidade de cada localidade e ter um aspecto totalmente prático.
Desde as primeiras aulas, o aluno geralmente já começa a desenvolver e tem acesso às principais tecnologias de desenvolvimento web.
É de se esperar que um bom aluno consiga desenvolver mais de um projeto ao longo do curso e ter uma boa preparação para o mercado de trabalho. Mas isto apenas aos bons alunos e abaixo a minha definição de bom aluno.
Definição de bom aluno:
- Não falta e não atrasa;
- Não fica perdendo tempo com o celular e o Facebook durante as aulas;
- Desenvolve paralelamente um projeto aplicando os conhecimentos em sala de aula em um projeto particular e independente;
- Tem autonomia para buscar a solução dos problemas encontrados e não fica chamando o professor toda vez que gera um erro no código;
- Sabe ler e interpretar um tutorial, seja ele na internet, livro ou outro;
- Entende que o aprendizado é construído pelo aluno e não transferido pelo professor, embora o professor seja o guia neste processo;
- Entre outros.
Onde encontrar
O curso Técnico em Informática e o Técnico em Informática para Internet pode ser encontrado no:
Senac SP (www.sp.senac.br)
O Senac SP está presente nas cidades de: Osasco, Presidente Prudente, Piracicaba, Campinas, São José dos Campos, Bauru, Santos e em outras cidades do estado de São Paulo.
Já o curso Técnico em Informática para Internet pode ser encontrado também nas seguintes instituições:
Senac SC (www.sc.senac.br)
O Senac SC está presente nas cidades de: Criciúma, Balneário Camboriú, Concórdia, Joinville, Rio do Sul, São Bento do Sul, Porto União e em outras cidades do estado de Santa Catarina.
O curso pode ser encontrado também em unidades do Senac em outros estados.
Senai SC (www.sc.senai.br)
O Senai SC está presente nas cidades de: Itajaí, Timbó, Joinville, Taió, São João Batista, Brusque, Curitibanos e em outras cidades do estado de Santa Catarina.
Instituto Federal - Sul Riograndense (https://www.ifsul.edu.br)
O Instituto Federal - Sul Riograndense está presente nas cidades de: Gravataí, Charqueadas, Sapiranga, Passo Fundo, Lajeado, Pelotas - Visconde da Graça, Camaquã e em outras cidades do estado de Rio Grande do Sul.
Instituto Federal no Paraná (www.ifpr.edu.br)
O Instituto Federal no Paraná está presente nas cidades de: Curitiba, Umuarama, Irati, Campo Largo, Assis Chateaubriand, Cascavel, Londrina e em outras cidades do estado de Paraná.
Instituto Federal em São Paulo (www.ifsp.edu.br)
O Instituto Federal em São Paulo está presente nas cidades de: Barretos, Sertãozinho, São João da Boa Vista, Jacareí - Campus Avançado, Hortolândia, Guarulhos, Capivari - Campus Avançado e em outras cidades do estado de São Paulo.
Instituto Federal no Rio de Janeiro (www.ifrj.edu.br)
O Instituto Federal no Rio de Janeiro está presente nas cidades de: São Gonçalo, Paracambi, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Mesquita, Arraial do Cabo, Realengo e em outras cidades do estado de Rio de Janeiro.
O curso pode ser encontrado também em unidades do Instituto Federal em outros estados.
Consulte os sites das escolas acima para confirmar as localidades que estão oferecendo o curso, gratuidade, entre outras informações.
Qual a diferença entre Técnico em Informática ou técnico em informática para a internet?
Fazer um ou o outro é uma decisão de cada pessoa. Você precisa se perguntar onde você pretenderia trabalhar. Se você quer trabalhar com manutenção de computadores e/ou desenvolvimento de sistemas, o curso técnico em informática será a melhor escolha. Se pretende trabalhar com alguma área relacionada ao desenvolvimento de sites e aplicações para a internet, então o técnico em informática para a internet será melhor.
Em resumo:
- Técnico em informática: Ideal para quem não decidiu o que quer fazer dentro da tecnologia da informação e quer ter uma visão geral para então seguir seu caminho.
- Técnico em informática para internet: Ideal para quem já sabe o que quer e escolheu o desenvolvimento web/mobile como o caminho.
Técnico em informática a distância
Inscrição para o curso
Reconhecidos pelo MEC?
Inscrição para o curso
Veja também
- 10 itens sobre produção de energia elétrica limpa ou renovável
- O que é estudo de viabilidade. Técnica, econômica e operacional?
- Faculdade de Design gráfico e web design a distância
- Conheça os cursos e faculdades em Pelotas/RS
- Faculdades em Florianópolis: cursos da UFSC, UNISUL, UDESC e outras
- Frases e citações sobre educação, evangélicas, de fé e bíblicas
- Sua Nota Vale um Milhão SP: Cadastro, Sorteio e Resgates de Créditos
- Quais linguagens de programação aprender?
- Quando a internet foi criada? História da internet
- Técnico em Agricultura, Agronegócio e Agropecuária: SP, PR, RS e outros