Como abrir uma microempresa, plano de negócios e registro?

O que é preciso para abrir uma empresa e registrar um negócio? Quais as burocracias e registros devem ser obtidos na prefeitura, no estado e Receita Federal. Veja as respostas aqui.

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Para abrir uma empresa ou microempresa com sucesso é necessário tempo, planejamento e em muitos casos o auxílio de profissionais de administração de empresas e contadores. Abaixo, preparei um pequeno guia com as principais informações que julgo importante na análise de abertura de uma empresa.

Plano de negócios

O Plano de Negócios é um planejamento que deve ser feito a fim de analisar e avaliar a viabilidade de um negócio qualquer. Nele poderão constar os investimentos financeiros, infraestrutura, capital humano, marketing, produção, logística, entre outros fatores. O plano de negócios deve ser um mapa que orientará o empreendedor nos caminhos que ele deverá percorrer e mostrar com antecedência os pontos fracos e as oportunidades que poderão ser exploradas. Entre alguns fatores do plano de negócios, podemos destacar:

Ramo de atividade

Que tipo de empresa você quer abrir: Indústria, comércio ou serviços? Quais serão os produtos que irá produzir, revender ou que serviços irá prestar? Esse é o ponto de partida.

É a partir deste ponto que se traça toda a estratégia a seguir. Também é importante ressaltar que dependendo do ramo de atividade, mudam-se as exigências, bem como os procedimentos para abertura da empresa.

Mercado de atuação

Qual será o mercado onde pretende atuar? Este mercado pode ser geográfico quando sua empresa for atender a uma determinada cidade, estado ou região; poderá ser por nicho quando ela for atender a um segmento específico, como moda, educação, serviços de saúde, produtos alimentícios, etc.

Com a internet, muitas oportunidades surgiram e a questão geográfica deixou de ser um problema em muitos casos, especialmente no caso de comércio e alguns tipos de serviços.

Se o seu mercado de atuação for definido geograficamente, por exemplo, é preciso ficar atendo que quanto mais amplo ele for, maior será seu público-alvo, mas também mais trabalhoso e talvez exija mais investimentos.

Localização

Onde será a sede da empresa. No caso de comércio e alguns tipos de serviços a localização é um ponto chave para o sucesso. Shopping Center, região central da cidade, ruas e avenidas de maior circulação de pessoas são as opções preferidas.

Ainda que seja um negócio na internet, como é o caso das lojas virtuais, é necessário ter um endereço físico. Para os negócios físicos, a localização tem papel importante no escoamento de produtos, como é o caso da indústria ou na circulação e acesso de pessoas para comércio e serviços.

Infraestrutura / Investimentos

Qual a infraestrutura sua empresa precisará? Considere: maquinário, montagem industrial, tecnologia da informação, reformas e adaptações imobiliárias, veículos, telecomunicação, entre outros itens.

Um erro comum é não considerar todos os itens que exigem investimentos. Normalmente fica caro abrir uma empresa, dependendo do segmento, pode ser necessário fazer investimentos significativos e por isso é importante ter um bom planejamento aqui.

Marketing

Você conhece o famoso conceito chamado 5 P´s do marketing? Produto, preço, praça, promoção e pessoas. Ou seja, qual é o seu produto, qual sua política de preços, onde irá vender ou distribuir seu produto, de que forma pretende fazer isso e por fim quem fará isso.

Campanhas online ou o chamado marketing digital são estratégias na própria internet que proporciona interações outras pessoas nas redes sociais, sites parceiros, e-mail, dentre outros. Dentre as várias opções, destaco:

  • Links patrocinados no Google. Isto é extensivo a sites parceiros do Google que também exigem anúncios deles
  • Anúncios no Facebook, o que inclui também o Instagram, Facebook Messenger e muito provavelmente em um futuro não muito distante, no WhatsApp.
  • Criar contas comerciais nas principais redes sociais e produzir conteúdo de qualidade relacionado com a sua loja, com a finalidade de gerar engajamento e levar as pessoas a conhecer seus produtos.
  • Campanhas de e-mail marketing, desde que você tenha captado em seu site a lkista de e-mails (não use listas compradas).
  • Dentre outros

Registro da empresa

Um plano de negócio poderá ajudá-lo a dar sequência a sua ideia de abrir uma empresa ou microempresa e uma vez feita a próxima etapa e registrar ou formalizar a sua empresa. Esta é a parte burocrática e os passos que deverão ser seguidos irá depender bastante do tipo de negócio, região do país, entre outros fatores, mas geralmente a sequência é essa:

Junta Comercial

Na Junta Comercial do seu estado você fará a abertura da empresa, para isso é necessário o contrato social ou o requerimento de Empresário Individual, além de documentos pessoais. A parte importante aqui é definir o nome da empresa que só poderá ser registrado se não houver outra empresa com esse nome.

CNPJ

Depois disso é necessário obter o CNPJ no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas da Receita Federal. Este processo é feito exclusivamente pela internet no site da Receita e tem por finalidade cadastrar sua empresa como contribuinte com os impostos, taxas e obrigações fiscais.

Alvará de funcionamento

Depois vem o alvará de funcionamento que é obtido na prefeitura da sua cidade. Para liberar o alvará é necessária a aprovação do endereço solicitado e ainda os laudos de órgãos de vistoria, quando necessário.

Nem todas as microempresas precisam de alvará, mas isto é o seu contador que irá indicar quando há necessidade ou não.

Inscrição Estadual

A Inscrição Estadual não é obrigatória para todas as empresas, neste caso é necessário verificar no seu estado se o tipo da sua empresa está ou não obrigada a obter a Inscrição Estadual.

Geralmente está obrigada a inscrever na Inscrição Estadual as empresas de comércio e algumas de serviços. São aquelas empresas que pagam ICMS. Mas é também o seu contador que irá determinar se é necessário a inscrição ou não.

Previdência Social e outros aparatos fiscais

Por fim é necessário cadastrar na Previdência Social, mesmo que sua empresa não tenha funcionários. É necessária ainda a emissão de autorização de impressão de notas fiscais, quando aplicável.

Conclusão

Abrir uma empresa ou microempresa não é uma tarefa simples, pois requer um bom planejamento e a execução correta de todas as etapas do processo legal. O ideal é você contratar um profissional ou uma empresa especializada para auxiliá-lo no processo, especialmente na parte de registro da empresa, onde este serviço pelos escritórios de contabilidade.

Para obter informações mais detalhadas, consulte este guia do Sebrae.

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