Administração, pedagogia ou direito: Qual curso é mais concorrido?

Conheça a relação dos cursos superiores que estão presentes no maior número de faculdades no Brasil. São os cursos que podemos dizer que são os mais concorridos, mais procurados ou com maior oferta.

É difícil afirmar quais são os cursos superiores mais procurados ou mais  concorridos nas faculdades e universidades brasileiras, isto porque precisaríamos de obter toda a relação de candidato x vaga em todas as instituições de ensino superior e em todos os processos seletivos (vestibulares) e isto não é uma tarefa fácil de fazer.

Mas poderemos partir de outro ponto de vista para tentar responder a esta pergunta. Quais são os cursos superiores que estão presentes na maioria das faculdades? Ora se a maioria ou uma boa parte das instituições oferecem o mesmo curso, podemos então concluir que ele é muito concorrido, afinal, onde tem muita oferta, geralmente é porque tem muita demanda.

Pensando nisso, compilei os dados do relatório do ICG 2011 disponibilizado pelo Ministério da Educação, na tentativa de responder a esta pergunta. O IGC é o Índice Geral de Curso que é um indicador que o MEC usa para dar notas aos cursos superiores no Brasil. Então fiz o seguinte: Extrai do relatório todos os cursos e verifiquei a quantidade de faculdades que o mesmo recebeu nota no ICG, assim, cheguei à seguinte conclusão:

Relação de Cursos Superiores

A coluna IES significa a quantidade de Instituições de Ensino Superior em que o curso recebeu nota.

Curso ou ÁreaCurso ou SubáreaIES
ADMINISTRAÇÃO1344
PEDAGOGIA763
DIREITO741
CIÊNCIAS CONTÁBEIS666
COMUNICAÇÃO SOCIALJORNALISMO623
COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICABACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO580
ENFERMAGEM496
LETRAS484
BIOLOGIA378
FISIOTERAPIA351
MATEMÁTICA315
ENGENHARIA (GRUPO II)ELETROTÉCNICA268
PSICOLOGIA266
HISTÓRIA255
FARMÁCIA255
NUTRIÇÃO222
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS198
EDUCAÇÃO FÍSICA195
SERVIÇO SOCIAL189
GEOGRAFIA188
ODONTOLOGIA167
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA...164
ENGENHARIA (GRUPO I)ENGENHARIA CIVIL159
TECNOLOGIA EM MARKETING157
CIÊNCIAS ECONÔMICAS156
QUÍMICA155
TURISMO154
ARQUITETURA E URBANISMO154
AGRONOMIA143
MEDICINA141
MEDICINA VETERINÁRIA127
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL125
ENGENHARIA (GRUPO VI)125
DESIGN112
BIOMEDICINA109
FILOSOFIA106
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES106
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS101
FÍSICA97
TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA96
ENGENHARIA (GRUPO IV)ENGENHARIA DE ALIMENTOS92
ENGENHARIA (GRUPO III)88
ENGENHARIA (GRUPO VII)ENGENHARIA AMBIENTAL77
SECRETARIADO EXECUTIVO68
ZOOTECNIA66
CIÊNCIAS SOCIAIS58
MÚSICA57
TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA52
RELAÇÕES INTERNACIONAIS51
ENGENHARIA (GRUPO VIII)ENGENHARIA FLORESTAL50
FONOAUDIOLOGIA49
TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA47
TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODAS42
TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL39
TEATRO32
BIBLIOTECONOMIA30
TERAPIA OCUPACIONAL25
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO24
TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIOS23
ENGENHARIA (GRUPO V)23
TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR20
ESTATÍSTICA19
TECNOLOGIA EM ALIMENTOS19
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL17
TECNOLOGIA EM FABRICAÇÃO MECÂNICA16
TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS13
TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL11
TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS11
TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL9
ARQUIVOLOGIA8
TECNOLOGIA EM AGROINDÚSTRIA7

Naturalmente que os números acima são de apenas aqueles que receberam nota. A tabela acima serve como uma parâmetro para entender quais os cursos mais concorridos do ponto de vista da oferta e não exatamente pela relação candidato x vaga.

Atualização 2021

Em 2021, fiz uma consulta no Catálogo Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior - E-MEC, que é o catálogo oficial do Ministério da Educação e os números que obtive foram os seguintes:

  • O curso de administração na modalidade presencial constava em 2347 instituições. Já no modelo a distância, o mesmo curso constava em 379 instituições.
  • O curso de pedagogia na modalidade presencial constava em 1843 instituições. Já no modelo a distância, o mesmo curso constava em 435 instituições.
  • O curso de direito constava em 1821 instituições, apenas na modalidade presencial, já que ainda não temos este curso na modalidade EAD.

Fonte: e-Mec, consulta em 14 de setembro de 2021

Observação: Nesta consulta que fiz considerei todos os cursos, tendo eles recebido ou não nota ou conceito do MEC. Também é preciso observar que o fato de um curso constar no catálogo do MEC não significa necessariamente que ele está sendo ofertado naquela instituição. Por diversas razões ele pode não estar na grade de cursos oficiais, ainda que esteja autorizado pelo Ministério da Educação.

Administração, pedagogia ou direito

Como vimos acima e se considerarmos este aspecto, os cursos superiores de administração, pedagogia ou direito são os mais procurados ou concorridos nas universidades brasileiras.

Mas isto nos leva a outra pergunta: Porquê esses e não outros?

Curso de Administração

Administração é provavelmente o mais procurado pelo tamanho do mercado de trabalho que pode absorver profissionais com formação nesta área. Pelo fato de ser um curso que abrange muitos ramos, como financeiro, marketing, recursos humanos, logística, entre outros, a administração é o curso perfeito para quem deseja atuar no ambiente corporativo.

Mas eu suspeito que há ainda outro fator a ser considerado, que é o fato de ser um curso bem genérico e portanto não é tão difícil de acompanhar como outros nas áreas de exatas ou mesmo biológicas. Mas, isto é apenas uma hipótese e algo que pelo menos para mim faz sentido.

Curso de pedagogia

O segundo mais procurado é pedagogia e este é popular muito provavelmente pelo mesmo motivo, ou seja, há uma demanda grande de professores para atuar no ensino infantil ou fundamental, tanto no ambiente privado como público.

Vale lembrar que embora não seja regra, é imensamente maior o percentual de mulheres neste curso, uma vez que faz muito mais sentido ter uma professora para educação infantil do que um homem. Mas, não é regra e um homem pode não apenas fazer pedagogia, como ser professor nessas áreas.

Curso de direito

Já o terceiro mais concorrido é o curso de direito que já foi muito prestigiado no passado, mas ser advogado ainda é uma profissão que muitos consideram promissora e por isso o curso tem bastante adesão.

Alguém poderia questionar porque medicina não entrou nos primeiros lugares? Mas é preciso entender qual foi o critério que usamos neste artigo. Certamente o vestibular para medicina é o mais concorrido, mas dava a pequena oferta de cursos, ele não aparece numericamente entre os primeiros.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp


VEJA TAMBÉM:

© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.