10 itens sobre produção de energia elétrica limpa ou renovável

Conheça um pouco mais sobre algumas das principais fontes de geração de energia limpa e renovável, como as usinas hidrelétricas, solar e eólica? Quais são as fontes geradoras dessas energias que são usadas no Brasil?

Home » Educação

A energia elétrica

A energia elétrica é um recurso indispensável para a vida moderna, que de muitas formas se organizou em torno de tecnologias, maquinários, aparelhos e dispositivos elétricos. Esta energia elétrica que consumimos em nossa residência é produzida a partir de uma usina hidrelétrica que é movida pela força da água, em uma usina solar ou eólica. A partir daí a energia elétrica e transmitida para chegar até a nossa residência para consumirmos.

Fontes de energias limpas

No Brasil a energia elétrica é produzida majoritariamente por meio da água, do sol e do vento. Ela é considerada energia limpa, já que não excreta poluição para sua produção, nem no consumo. O bom da energia renovável é que é uma fonte inesgotável, ou como sempre dizem, uma fonte renovável ou limpa, o que é bem diferente do petróleo.

Usinas hidrelétricas

A energia elétrica que consumimos hoje no Brasil vem em sua grande maioria de usinas hidrelétricas que estão localizadas em diversas partes do país. Para gerar a energia elétrica nessas usinas são feitas enormes represas de água e a partir daí são feitas as quedas d'água. E a água que cai com força sobre enormes turbinas irão transformar a energia potencial em energia mecânica que será captada por um gerador e transformada em energia elétrica através dos transformadores que existem essas usinas. Portanto a energia hidrelétrica é produzida a partir da força da água que cai sobre as turbinas.

Veja aqui como é produzida a energia elétrica em usinas hidrelétrica

Potencial brasileiro para energia hidrelétrica

O Brasil tem muitas usinas hidrelétricas e muitos rios. Porém temos dois grandes desafios na expansão da produção de energia elétrica através desta fonte. O primeiro é que o principal rio do país, o Amazonas não tem as condições necessárias para a implantação de usinas hidrelétricas. O segundo desafio é que os rios que têm as condições já estão sendo bem explorados.

Além disso existe os problemas ambientais na implantação deste tipo de usina, o que gera longas discussões em torno do assunto.

Energia eólica

Como é feita a geração de energia elétrica através de fonte eólica? Quais são as fontes geradoras dessas energias que são usadas no Brasil?

No caso da energia eólica, o vento gira numa hélice, esta que é conectada a um gerador e produz assim a eletricidade. Para que exista uma central eólica, você precisa de vários sistemas destes interligados a uma central de transmissão de energia. Daí, a quantidade de energia que será produzida dependerá do tamanho das hélices que captam o vento e também dos ventos da região. Os ventos devem ser não apenas fortes, mas regulares para que possa ter um bom aproveitamento de energia eólica. Assim também é recomendado que não estejam ligados fenômenos climáticos, como os tufões.

Veja aqui como é produzida a energia elétrica em parques eólicos

Potencial brasileiro para energia eólica

O Brasil é considerado um dos maiores potenciais para esse tipo de energia em todo o planeta. No entanto, a energia eólica é muito pouco explorada por aqui, espera-se que com o Programa de Incentivo às Forças Alternativas de Energia, parte do Ministério de Minas e Energia, a energia eólica possa ser mais produzida, suprindo parte da nossa necessidade de energia.

Energia solar

A energia solar é outra fonte renovável que grande interesse e potencial. Afinal, ela é produzida pelo calor do sol e como sabemos isto é absolutamente abundante na terra, em especial no Brasil.

A geração da energia solar é feita através dos sistemas fotovoltaicos que recebem a luz e o calor solar em placas fotovoltaicas e converte em energia elétrica.

Veja aqui como é produzida a energia elétrica em sistemas solares

Potencial brasileiro para energia solar

Desnecessário dar explicações aqui. Como citado acima e perceptível por qualquer pessoa, o sol é muito forte no Brasil e graças a sua posição geográfica, temos dias de sol na maior parte do ano, com algumas exceções de dias chuvosos. Dependendo da região esses dias chuvosos são bem poucos, por sinal.

Assim, se tem uma fonte energética que precisa ser bem explorada no Brasil é certamente a solar. A grande vantagem dela em relação às demais é o fato de que uma usina solar poder ser instalada em praticamente qualquer lugar do país. Como exemplo, temos a geração solar em residências.

Linhas de transmissão

No caso da geração de energia em grandes usinas, existe a questão da transmissão, que é necessária para que a energia chegue até aos consumidores. Enormes linhas de transmissão são criadas para levar esta energia em alta tensão das usinas hidrelétrica até o centro de distribuição e a partir dali ela é transformada em média e baixa tensão para ser distribuída para as residências, indústrias e outros tipos de usuários em todos os lugares.

O futuro da energia limpa

É promissor, pois as fontes não renováveis tem sua limitação. Assim, muitos países já investem muito na produção de energia solar e eólica visando suprir ou complementar as fontes não renováveis.

No Brasil, como já foi dito, temos grande potencial, mas precisa de investimentos e políticas públicas para o setor ganhar mais escala, especialmente na produção solar e eólica.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.