Quais cursos técnicos a distância na ETEC - Centro Paula Souza?

Conheça os cursos técnicos na modalidade a distância das ETECs do Governo de São Paulo através do Centro Paula Souza e saiba como fazer um curso técnico gratuito e a distância no estado de São Paulo.

Os cursos técnicos a distância do Centro Paula Souza visa a formação técnica de nível médio, de qualificação e habilitação profissional. Como instituição pública do Estado de São Paulo, o Centro Paula Souza é uma referência em educação presencial no estado de São Paulo e conta com o diferencial de oferecer também cursos técnicos na modalidades a distância.

Os cursos

Os cursos ofertados nas ETECs tem sua maioria na modalidade presencial, mas há várias opções de cursos a distância. Neste caso, eles estão divididos em pelo menos três categorias:

  • Semipresencial: Embora a ETEC não dê detalhes, mas normalmente a modalidade semipresencial é aquela em que parte dos estudos é feito a distância e parte feita presencialmente em uma unidade da instituição. O ingresso é feito mediante aprovação no processo vestibulinho. Na data deste artigo em setembro de 2021, os cursos disponíveis para esta modalidade eram: Administração, Comércio, Eletrônica, Secretariado e Sistemas de Energia Renovável.
  • Online: Os cursos online são feitos a distância, mas ingresso é feito mediante aprovação no processo vestibulinho. Na data deste artigo em setembro de 2021, os cursos disponíveis para esta modalidade eram: Administração, Comércio, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Guia de Turismo, Secretariado e Transações Imobiliárias.
  • Modalidade Aberta: Direcionada a toda sociedade que poderão acessar as aulas pela TV (smartTV), computador, tablet ou celular. Desta forma o aluno estuda por conta própria, acessando as aulas em horários e na frequência que ele mesmo estabelecer. As provas serão semestrais e deverão ser feitas presencialmente. Na data deste artigo em setembro de 2021, os cursos disponíveis para esta modalidade eram: Administração, Comércio e Secretariado.

Cursos Técnicos a distância

Inscrição

Para se inscrever em um dos cursos que estão sendo oferecidos basta seguir os critérios de participação divulgado no site do Centro Paula Souza na opção do vestibulinho: https://www.cps.sp.gov.br/vestibulinho/

No link acima você encontrará as informações quanto a:

  • Data de inscrição
  • Cadastro reserva para acesso às vagas remanescentes
  • Gabaritos das provas anteriores
  • Manual do candidato
  • Quantidade de vagas
  • Taxa de inscrição
  • Método de avaliação
  • Dentre outros

Perguntas frequentes:

O que é o Centro Paula Souza?

O Centro Paula Souza é uma instituição de ensino com décadas de atuação desde a sua fundação. O Centro foi criado para atender a demanda cada vez maior por cursos superiores de tecnologia com duração de dois e três anos.

O Centro Paula Souza possui grande importância na história do ensino profissional público no estado de São Paulo e, com o passar dos anos, também passou a englobar a educação profissional, expandindo ainda mais a sua capacidade de ensino de qualidade.

Milhares de alunos já foram formados em cursos técnicos de nível médio e superior tecnológicos pelo Centro Paula Souza.

Qual é a ligação entre o Centro Paula Souza e o Governo de São Paulo?

O Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Presente em centenas de municípios no estado de São Paulo com escolas técnicas, as ETECs e faculdades de tecnologia, as FATECs. Todas oferecem cursos gratuitos em suas respectivas áreas de competências.

Quais instituições oferecem cursos técnicos?

Os cursos técnicos oferecidos por diversas instituições do país são bons para quem deseja um caminho mais curto para o mercado de trabalho. Os cursos técnicos são formatados objetivando capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino fundamental poderá matricular-se em um curso técnico, porém para a obtenção do diploma é necessária a conclusão do ensino médio.

Quais os tipos de cursos técnicos?

De forma geral podemos dizer que os cursos técnicos podem ser articulados de três formas:

  • Forma integrada: O aluno, com uma única matrícula, frequenta curso cujo currículo foi planejado reunindo os conhecimentos do ensino médio às competências da educação profissional.
  • Forma concomitante: Ocorre uma complementaridade entre o curso técnico e o ensino médio. Nesta modalidade o aluno tem duas matrículas. Forma comum em escolas como as ETCs do Centro Paula Souza no estado de São Paulo.
  • Forma subsequente: O aluno, ao se matricular no curso técnico, já concluiu o ensino médio. Este é o tipo mais comum.

Qual a diferença das ETECs para o Senac e Senai?

O Senac é uma tradicional escola de ensino técnico e cursos livres no Brasil. O Senac atua em todos os estados e esta ligado a Federação do comércio de cada estado. O Senai é uma escola técnica muito conceituada em cursos técnicos ligados a indústria. O Senai é ligado a Federação das indústrias de cada estado.

As ETECs ou Escola Técnica Estadual é uma rede de escolas de nível médio e técnico do governo de São Paulo. A ETEC faz parte do Centro Paula Souza e atende diversas cidades do estado de São Paulo.

Mas as escolas técnicas não se limitam a Senac, Senai e ETEC, há diversas escolas no Brasil que trabalham com a educação profissional nas diversas modalidades do setor produtivo.

Quais são os cursos oferecidos pelo Centro Paula Souza e o que eles abrangem?

São muitos cursos, como Administração, Secretariado, Comércio e outros. Os cursos são voltados a área profissional e de maneira geral estão ligados ao Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios, uma área que apresenta altas taxas de empregabilidade, assim como grande procura por parte dos estudantes.

Quais é a duração dos cursos oferecidos pelas ETECs?

Varia, mas geralmente é de 2 a 4 semestres. Lembrando que como explicado acima eles podem ser feitos ao mesmo tempo em que é feito o ensino médio.

Há polos presenciais, caso os alunos matriculados em um dos cursos necessitem de alguma ajuda ou consulta a algum tipo de material ou laboratório?

Os estudantes que se matricularem em um dos cursos do Telecurso TEC do Centro Paula Souza podem escolher entre três modalidades de ensino: semipresencial, online e aberta.

  • Nos cursos semipresenciais, as aulas são tanto presenciais, quanto a distância. Sendo assim, além do material disponibilizado online e através dos vídeos, os estudantes contam com o suporte de um professor para orientar e tirar possíveis dúvidas, bem como também participam de Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • Já nos cursos online, as turmas são permanentemente auxiliadas através de um tutor. Neste caso, apenas o exame para a certificação é obrigatoriamente presencial. Fora isto, todas as aulas são ministradas através da internet, com a ajuda do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • No caso dos cursos na modalidade aberta, os alunos participam das aulas individualmente e através de livros e material didático e ainda das videoaulas. Neste caso, também há um exame para certificação que acontece, assim como nos outros casos, obrigatoriamente de forma presencial.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp


VEJA TAMBÉM:

© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.