Qual a importância da internet na educação?

A internet como uma grande biblioteca, as novas modalidades de ensino EAD, o estímulo a leitura e escrita, o conceito de educação continuada, entre outros. Entenda qual é a importância da tecnologia e informática na educação, como a interação, melhor percepção dos alunos e aumento no interesse deles.

Home » Educação

A educação no Brasil sempre foi alvo de críticas. Métodos ultrapassados, professores mal remunerados, alunos pouco motivados, etc. Neste cenário, surge a internet que oferece contribuições positivas e negativas para a educação.

Diante do uso constante na tecnologia no cotidiano das pessoas, qual seria a sua importância para a educação no Brasil e de que forma a tecnologia e à informática propriamente dita pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos na escola?

Neste post irei focar nas oportunidades e na importância da internet na educação e há alguns aspectos que considero relevantes. A tecnologia pode ser muito útil para escola e à educação como um todo abaixo veremos com os motivos que justificam este pensamento:

A internet é uma grande biblioteca

Sobre certo ponto de vista, a internet é uma grande biblioteca. Nela encontramos livros inteiros para consulta, artigos técnicos, enciclopédias, dicionários, vídeos educacionais e uma enorme variedade de sites e blogs com os mais diversos conteúdos educacionais.

Se no passado faltavam livros e materiais de estudo, agora o problema é o excesso. Localizar, organizar e tirar proveito de tudo isso é um desafio para os educadores e a escola atual.

Novas modalidades de ensino EAD

A importância da internet na educação pode ser vista nas novas modalidades de ensino, também chamada de EAD - Educação a Distância. Embora existam ainda resistências em aceitar este modelo de ensino, é inegável que a educação a distância traz enormes benefícios para a educação como um todo. Alguns desses benefícios podem ser:

  • Permite o retorno de muitos alunos que haviam abandonado a escola por falta de tempo;
  • Leva cursos superiores a regiões remotas, onde esses cursos não existiam;
  • O custo de uma formação no modelo EAD é muito mais baixo que no modelo tradicional. Isto serve para o aluno e para a escola;
  • Estimula a auto-aprendizagem e a pesquisa;
  • Entre outros.

Estímulo a leitura e escrita

Com algumas exceções, creio que as pessoas estão escrevendo muito mais agora do que antes de terem acesso a internet. O mesmo vale para a leitura, muito embora a leitura na internet seja diferente da leitura de um livro impresso, por exemplo.

Os blogs trouxeram um grande benefício para as pessoas: ler, pesquisar e escrever. Quem tem um blog, tem esta tríplice tarefa quase que diariamente. Então, que tal se as escolas sugerissem a seus alunos que cada um tivesse um blog? O resultado disso é que os alunos teriam de ler mais, pesquisar mais, escrever mais e consequentemente aprender mais.

Diminuição das diferenças culturais

Vi uma palestra do professor Luli Hadfaher, onde ele diz que antes da internet as pessoas iam aos Estados Unidos, por exemplo, para comprar livros e consumir cultura, isto era uma vantagem competitiva no campo cultural. Hoje, com a internet isto não faz mais sentido, já que o mesmo conteúdo que existe lá está disponível aqui também.

Conceito de educação continuada

No meu entendimento, a importância da internet na educação caracteriza-se também pelo fato de trazer o conceito de educação continuada. Lembro que antigamente quando uma pessoa se formava em alguma área era um momento sublime, único e pelo menos na minha cabeça ficava a impressão de que aquela pessoa havia atingido o ápice. A internet tem mostrado a imensidão de informações e conhecimentos disponíveis, isto nos leva a acreditar que devemos estudar sempre.

Outros aspectos

Interatividade

Computador, notebook, tablet e outros dispositivos eletrônicos podem ser usados na sala de aula explorando o fator interatividade, algo bastante comum entre os alunos.

Como uso da informática alunos pode acessar a internet para fazer uma viagem virtual usando o Google Maps, por exemplo. Pode também consultar as diversas enciclopédias, dicionários e outros recursos linguísticos, sites de jogos educativos como os de matemática, física, química, entre outros. Neste caso os alunos podem não ouvir a aula, como interagir permitindo melhor assimilação.

Descontração

Outro fator importante é que a tecnologia pode tornar aula mais descontraída e isto poderá ajudar os alunos na concentração naquilo que estão estudando, ou seja, evita a dispersão e à falta de interesse muito comum em muitas escolas atualmente. Naturalmente que o professor precisará estar preparado para usar corretamente os recursos tecnológicos a seu favor garantindo uma aula mais produtiva que com maior descontração.

Percepção

A importância da tecnologia na educação tem a ver com a percepção que ela pode proporcionar aos alunos uma vez que os dispositivos de informática são geralmente perceptivos. Os tablets, por exemplo são sensíveis ao toque o computador exige o uso do teclado e mouse, desta forma os alunos precisam interagir e perceber as respostas dos dispositivos os comandos que vocês estão emitindo.

Cotidiano

A importância do uso da informática também está relacionada com o fato de que os alunos já estão acostumados com a tecnologia no cotidiano. Nas relações com os colegas muitas vezes tudo isso é feito via tecnologia e, portanto na escola seria apenas uma extensão daquilo que eles já vivem no dia a dia. Sabemos que o aprendizado é mais fácil quando caracterizado de uma forma mais natural, se isto é verdade, então é correto dizer que a tecnologia poderia beneficiar no processo de aprendizado.

Interesse

Uma grande dificuldade que professores de todos os níveis escolares enfrenta é a falta de interesse de muitos alunos que por sua vez alegam que as aulas são cansativas, especialmente as aulas expositivas. Talvez nós dois lados estejam corretos. O uso de métodos mais eficazes poderá ajudar tanto alunos como professores e uma aula interativa utilizando recursos de informática e tecnologia atual poderá ser útil para despertar interesse de alunos e facilitar o trabalho dos professores.

Conclusão

Não sei se sou muito utópico, mas consigo enxergar um potencial enorme na internet como ferramenta educacional. Eu gostaria que esta utopia também fizesse parte da vida daqueles que tem poder de decisão nos assuntos relativos a educação. A importância da internet na educação é notável, caracteriza-se pelos fatores acima expostos e por muitos outros não mencionados aqui, mas que certamente estão por aí, basta observá-los.

Educar Para Crescer

Olá, Luis!

Muito interessantes as informações compartilhadas no seu blog!

Gostaria de convidá-lo para conhecer o site do Educar Para Crescer, um projeto que nasceu da vontade de fazer algo pela educação no Brasil. Lá é possível baixar gratuitamente cartilhas educacionais e ter acesso a conteúdos diversificados. Conheça e compartilhe esta dica!

Um abraço.

Equipe Educar para Crescer // São Paulo

Não só visitei como recomendo a todos. Vale a pena uma visita. O Endereço do site é [https://educarparacrescer.abril.com.br/ https://educarparacrescer.abril.com.br]. luis.blog.br

Autoria do texto

Gostaria de saber a autoria desse artigo "Importância da internet na educação", por favor... Pois gostei do texto e preciso referenciá-lo ao usar em monografia. Grata, DilDilmene // Planaltina-DF

Luis Ribeiro, analista de sistemas, docente do Senac São Paulo na área de TI e editor do blog luis.blog.br luis.blog.br


VEJA TAMBÉM:

CANAL NO YOUTUBE

INSCREVA-SE:



Sistemas Web

Playlist de SQL

Youtube Youtube Youtube
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.