Projeto de sites. Como elaborar um projeto de web site

Projeto de sites. Como elaborar um projeto de web site? Um pequeno roteiro para um projeto. Veja onde encontrar sites e serviços online para edição e montagem de fotos. Crie e adicione efeitos em suas fotos mesmo sem ter o Photoshop ou outro programa de imagem.

Home » Tecnologia

Projeto de sites é o planejamento necessário para a elaboração de um web site qualquer. Para responder a pergunta: como elaborar um projeto de web site, temos que analisar inúmeros fatores, mas de uma forma geral, o projeto de sites precisa levar em conta os seguintes itens:

Hospedagem. Onde o site será hospedado e todas as características do host.

Domínio. Envolve a escolha do nome do site e o seu registro junto aos órgãos competentes.

Web Marketing. Toda a estratégia em torno da promoção do site e a conseqüente venda dos produtos ou serviços nele oferecidos.

Web analytics. Diz respeito a mensuração ou a análise das estatísticas do site. Em um sentido mais amplo, pode significar também, como usar os dados obtidos.

Tecnologia de programação. Que tecnologia será usada. ASP.NET, PHP, XML, XHTML/CSS, etc.

Arquitetura da informação. Como será a estrutura do site. Aqui podemos incluir diversos recursos, como: Sistema de busca interno, menu de navegação, página de contato, home do site, formulário de cadastro, página de impressão, enquetes e pesquisas, mapa de localização, mapa do site, entre outros.

Wireframe e layout. Como será a apresentação do site. Considere: Topo do site, rodapé, tipologia, cores, largura e altura do site, imagens, fash, animações, etc.

Recursos adicionais. Dada a especificidade, alguns recursos podem ou não estar presentes em seu projeto. Veja alguns a considerar: Nuvem de tags, MediaBox, Login, Paginação, Newsletter, etc.

Tipos de sites. Outro aspecto relevante é considerar o tipo de site que será projetado. Em uma definição livre, poderemos classificar os sites em: sites institucionais, portais de conteúdo, blogs,  hotsites, intranet, sistema web based, entre outros.

Concluímos que não há um modelo pronto, é preciso fazer muita análise para entender como elaborar um projeto de web site. Creio que as definições acima ajudarão a definir os rumos a tomar para criar um projeto de site.

Sites para edição de imagens, montagens e efeitos de fotos

Os sistemas operacionais de um computador simples trazem diversos programas que aperfeiçoam permitem mexer com imagens. Um deles é o Paint, mas temos outros também. Alguns podem ser instalados se não vem no sistema original. Destes, os mais conhecidos são Photoshop e Lightroom. Contudo, programas para edição de fotos são vendidos a parte ou são bem peculiares em efeitos e deixam a foto bem simples.

A boa notícia é que na internet há bons sites que para o usuário exportar sua foto e aplicr efeitos que quer ou as correções que achar necessárias. Neles são possíveis tirar manchas, clarear, cortar partes da imagem, escrever textos e frases nas fotos, tirar os olhos vermelhos deixados pelo flash, mudar cores e até formas das imagens que quiserem. Veja em alguns desses sites a seguir.

Sites gratuitos para edição de fotos

www.editar-fotos.net – neste site as pessoas podem fazer todas as transformações citadas acima e ainda alterar a dimensão da foto para o tamanho que preferir. Todo o processo é feito online e no final é que você salva a imagem no seu computador. Não precisando instalar programa nenhum, sem pesar no seu HD. Não tem assinatura na foto, você pode usar até imprimir como um álbum pessoal.

www.editordeimagem.com – neste sote é possível brincar bastante com a imagem da Internet ou foto sua, como colocar assinatura, moldurar, corrigir a luz, criar efeito lomo, sépia, preto e branco e colorido saturado.

Sites para editar fotos divertidas

Também existem alguns sites divertidos que fazem estas montagens, mas a liberdade é mais restrita. Neles já há os modelos de molduras, algumas paisagens e modelos nos quais só a imagem pode ser inserida e os efeitos são escolhidos de acordo com os que já são oferecidos pelo site. Alguns destes são:

www.scrapee.net/montagem-de-fotos.htm – este trás justamente essas montagens para escolha para incluir as fotos nas mais diversificadas paisagens e situações. Como se sua foto estivesse em outdoor, em prédios, em cartazes especiais, no meio dos artistas e entre vários outros exemplos.

www.fotomontagens.net – além de escolher dentre várias montagens, pode-se aplicar filtros e bordas especiais, mosaicos. O mais bacana do site é que ele permite  transformar várias fotos numa imagem gif, que são imagens em movimentos e assim personalizar suas conversas pelos chats ou nas redes sociais. Você pode usar em seu blog, redes sociais ou postar em e-mail para amigos visualizarem.

Um pouco de criatividade e com as ferramentas certas você vai criar imagens divertidas e até mensagens bonitas com belas imagens.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.