Qual a influencia da internet na sociedade e nas pessoas?

Qual é a Influencia da internet na sociedade atual. Veja uma análise dos principais pontos de influência. Existe como descrever de forma mais concreta a importância da internet na vida das pessoas como um todo? Que mudanças ela provocou na sociedade atual ou ainda poderá provocar que seja positiva ou negativa?

Home » Tecnologia

A influencia da internet na sociedade pode ser percebida de diversas formas. Em alguns casos ela é mais evidente, apresentando efeitos bastantes notórios no dia a dia das pessoas. Dentre as principais influências da internet na atual sociedade, deve ser consideradas as seguintes:

Influencia na educação

A educação vem sofrendo transformações por conta dos recursos que a internet colocou na mão das pessoas. Os alunos não são mais os mesmos e os professores também não. A internet ajudou a criar alunos mais informados e professores com melhores ferramentas para o exercício acadêmico.

Novas formas de consumo

A chamada economia tradicional vem perdendo espaço para a nova economia, onde consumidores compram sem sair de casa. Esta nova forma de consumo trouxe uma enorme mudança nas relações comerciais e, influenciou e influencia o surgimento de novas empresas, produtos e consumidores.

Alteração nas formas de comunicação

Do sinal de fumaça às redes sociais, o homem vem estreitando as relações e cada vez mais comunicativo. A internet trouxe uma enorme influencia neste processo de comunicação. ICQ, IRC, e-mail, MSN, Voip, Torpedo e as redes sociais, são algumas das contribuições da internet que vem influenciando significativamente a maneira como nos comunicamos.

Acesso amplo a informação

Houve um tempo onde as pessoas tinham que ler um livro ou fazer uma viagem para obter conhecimento de algum assunto específico. Por muito tempo, os livros e as viagens foram consideradas a elite do acesso a informação. Hoje não é diferente, porém, o livro esta disponível e fragmentado nos inúmeros sites e as viagens podem ser feitas sem sair da frente do micro. Veja os posts  sobre as viagens virtuais ao Naiagara Falls no canada, Roma e Milão na itália)

Maior exposição das pessoas e perda da privacidade

Poderíamos listar muitas vantagens da internet, contudo não podemos esquecer que na internet as pessoas ficam cada vez mais expostas e a perda da privacidade é uma consequência. Sua participação em redes sociais, blogs, forúm e outros sites interativos deixam um rastro. Tenha cuidado com o tipo de informação pessoal você tem deixado na internet.

Influência na sociedade

A importância da internet para as pessoas não pode ser questionada nos dias atuais, a sociedade moderna depende muito da tecnologia especialmente da internet para realização de inúmeras atividades que vão desde às atividades comerciais como compra e venda através da web, cursos ensino à distância, comunicação entre as pessoas ou empresas, relacionamento é uma plataforma com uma diversidade de serviços e conteúdos extremamente úteis para as pessoas.

Importância da internet pode ser definida quando uma dona de casa coloca um celular conectado internet o mesmo notebook na cozinha para pegar a receita o que pretende fazer naquele momento, mas também pode ser definida por uma empresa que usar internet para distribuir seus produtos e fazer vendas em qualquer lugar do país ou do mundo. A sociedade atual está cada vez mais conectadas e relacionadas do que nunca isto só foi possível graças a derrubada de algumas barreiras culturais, mas principalmente por existir uma ferramenta que proporciona o relacionamento entre pessoas e empresas de uma forma barata e acessível a grande maioria das pessoas.

Empresas e negócios

É sabido que a internet no ambiente empresarial é uma ferramenta indispensável, pois os negócios são globalizados e empresas negociam com corporações e pessoas em todos os lugares. Troca de emails, venda pela internet, prestação de serviços online, publicidade e marketing digital, entre outras ações colocam a internet dentro das empresas como ferramenta estratégia para gestão dos negócios.

Principais vantagens:

Cada caso é uma caso e cada empresa pode escolher e definir de que forma a internet pode contribuir para o seu negócio, mas de maneira geral as principais vantagens são:

Redução de custo com telefonia e comunicação impressa, como mala-direta, comunicados, cobrança e outros, já que tudo isso pode ser feito por email ou por serviços de voz sobre IP, como é o caso do Skype, por exemplo.

Possibilidade no aumento das vendas e no alcance de novos mercados com o comércio eletrônico que envolve a venda de produtos ou serviços pela internet.

Melhora no atendimento ao cliente oferecendo vários canais de comunicação como um blog corporativo, perfis nas redes sociais como o Facebook, Twitter, entre outros. Atualmente esses canais são vistos pelos consumidores como a melhor forma de comunicar e relacionar-se com as empresas e por estas deve ser visto como uma forma econômica e viável de manter um relacionamento sadio com os clientes.

Novas formas de exploração do marketing de produtos e serviços da empresa, seja através do website, blog, redes sociais, email marketing, entre outros. Serviços como os links patrocinados do Google e Facebook são ferramentas altamente eficazes para uma campanha rápida e com resultados mais bem direcionados ao público-alvo.

Entre outras vantagens.

É possível a internet integrar todas as pessoas?

Como a internet funciona de uma maneira geral? Como é possível a internet ser distribuída para todas as pessoas ao mesmo tempo e funcionar em diversos dispositivos como computadores, celulares, entre outros meios de acesso digital?

A internet não é necessariamente uma grande rede de computadores e sim um conjunto de grandes redes. Cada computador é conectado em uma rede que pode ser uma rede pequena ou grande e esta rede conectará com outra e com outra e com outra, formando assim a grande rede que chamamos de internet. Para que tudo isso aconteça é necessário muito recurso de infraestrutura de telecomunicações. É preciso pensar que por trás de tudo isso tem grandes empresas de telecomunicações como a Embratel, Vivo, AT&T e outras gigantes de telecomunicações que através de recursos de fibra ótica, satélites e outros recursos de comunicação permitem que pessoas sejam ligadas a outras utilizando a suas redes de comunicação.

Outro detalhe importante é que toda vez que você acessa um site o mesmo foi registrado anteriormente e para que isso aconteça existem empresas que são responsáveis por fazer o registro de domínios com o nome dos sites propriamente dito, como exemplo o site www.perguntaria.com.br. A partir do momento que essas empresas registram esse site eles devem ser hospedados em algumas empresas que fazem hospedagem das páginas que contém os textos, imagens, vídeos e outros recursos que você acessa pelo seu navegador. Tudo isso é uma gigantesca operação de tecnologia e telecomunicações e movimenta milhares de pessoas em torno do mundo para que você possa abrir o seu navegador acessar o site que você quer.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.