LCD, LED, OLED, QLED ou Plasma? O que é melhor para monitor e TV

Este artigo mostra as diferenças entre monitores e televisores com as tecnologias de LCD, LED e Plasma. Veja os efeitos na qualidade das imagens, consumo de energia, etc. Como aumentar resolução do monitor?

Home » Tecnologia

Hoje a tecnologia anda bastante evoluída quando se fala em imagem. Temos diversos modelos de televisores e monitores que são tão semelhantes que fica até difícil saber qual levar para a casa. Conheça os principais e saiba o que eles possuem em comum ou são tão diferentes:

LCD

Depois das largas TVs de tubos o que tivemos de mais moderno foi a TV em LCD (Liquid Crystal Display). Mais fina, a imagem surge por um composto de cristal líquido. Esta TV é a mais fina e mais moderna. É também a mais cara e considerada a mais durável no momento, a mais pedida nas lojas. Uma grande vantagem em relação aos modelos antigos (CRT) é a economia de energia desses modelos. Pode ser encontrada em lojas de todo o Brasil. Possui conexão com PS3 e outros jogos online, bem como computadores para visualização de vídeos.

Telas de LCD, LED e Plasma

Plasma

A TV de plasma é a segunda mais vendida no Brasil hoje. Sua tecnologia é de formação de imagens por gases neônio e xenônio que colocam a imagem na tela. Em locais que tenham mais luz a Plasma é a mais pedida, pois a imagem fica bem mais nítida que as demais. Ao contrário das TVs de tubo(aquelas que pesam mais e possuem uma grande parte traseira), mesmo que haja uma iluminação de uma janela, no caso da Plasma não vai haver reflexo. É uma ótima pedida para quem só pode colocar a TV na frente de uma janela ou perto de uma fonte de luz lateral.

Em contrapartida a TV de Plasma é mais pesada que as as demais. O preço hoje da de Plasma é bem mais barato e como a qualidade é boa, é uma boa pedida de investimento. O maior contra do Plasma é que com a constância de um mesmo canal, as imagens podem ficar gravadas e causar sombras. Contudo, alguns revendedores já informaram que já modificaram este problema.

LED

Tv ou monitor de LED é essencialmente LCD, mas com uma tecnologia superior que através do LED permite corrigir problemas do LCD tradicional, dar melhor qualidade na imagem, entre outros. Veja o vídeo abaixo do Olhar Digital que mostra como funciona uma TV de LED. É bem esclarecedor.

OLED ou QLED?

Pois é, o padrão de tvs e monitores não para de evoluir e novas tecnologias sempre são lançadas, bem como a melhoria de outras já existentes.

Dentro do padrão LED existe pelo menos duas importantes variações que são os padrões OLED e QLED. Veja um vídeo abaixo do Magazine Luiza que mostra muito bem as diferenças existentes entre elas, bem como as vantagens de cada uma delas:

TVs e Monitores

A principal diferença entre TVs e Monitores é que o monitor é voltado a mostrar os dados dos computadores. É um dispositivo de saída de dados de um computador e foi criado co esta finalidade.

Até os anos 2000 só podiam ser usados monitores com computadores. Hoje em dia temos televisões que cumpre esta função, já com entrada para computadores como as de LEDs. São as entradas HDMI, que deixam que informações de um PC ou notebook entrem na TV e esta seja usada como um computador tradicionalmente. Esta é uma ótima pedida para quem deseja assistir filmes online.

Fonte: Tecmundo

TV Smart

Mas o que essas tecnologias têm a ver com as chamadas TVs Smart? Na verdade nada. Em termos corretos uma TV Smart é aquela que tem sistema operacional e por isso pode ser instalado aplicativos que conectam a internet, exatamente como ocorre com seu celular, por exemplo. Mas isto nada se relaciona com a forma com as imagens são produzidas e projetadas na tela que é o conceito usado acima.

Assim uma TV de LED, OLED ou QLED pode ser Smart, como a maioria dos novos modelos já tende a ser.

Como aumentar resolução do monitor ou da tela e tamanho da fonte?

O que deve ser feito para aumentar ou diminuir a resolução do monitor ou da tela do computador ou notebook? Tipo dá para aumentar a tela para ficar com as letras maiores ou menores dependendo da necessidade?

Primeiro é preciso separar resolução do monitor com zoom na tela, pois o primeiro é feito via Windows explorando as características e suporte da placa de vídeo do computador, já o segundo é definido no próprio software que estiver usando e portanto é uma característica do próprio programa. Vou mostrar como fazer as duas coisas.

Como aumentar resolução do monitor

Para aumentar resolução do monitor você deverá fechar todos os programas abertos e no plano de fundo da tela clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção Resolução de Tela. Ao entrar nesta janela haverá a opção Resolução onde você poderá escolher uma das opções existentes. A lista de opções irá variar de caso para caso e dependerá do seu monitor e também da placa de vídeo que estiver instalada nele.

Depois de escolher a resolução desejada, clique em OK. Se você não gostar do resultado poderá repetir o processo acima e voltar à resolução anterior.

Para aumentar o tamanho da letra, dependerá um pouco do programa que estiver usando. Se for um navegador de internet você poderá usar as teclas CTRL e + para aumentar e CTRL e – para diminuir. Se você estiver no Word e outros programas do Microsoft Office, basta usar uma régua que está na parte inferior direita da tela para aumentar ou diminuir o zoom da tela.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.