10 itens sobre as zonas climáticas da terra: Polar, temperada e tropical

O que são exatamente a chamada zonas térmicas ou zonas climáticas? Quais são as zonas térmicas que tem na terra, como elas estão divididas em qual o impacto que cada uma delas têm na região onde elas têm uma atuação mais direta?

Home » Educação

Zonas térmicas ou climáticas

As chamadas zonas térmicas ou zonas climáticas da terra são grandes divisões territoriais que tem características do clima mais parecido em função da sua localização no globo terrestre. Mas quais são essas zonas térmicas que tem na terra, como elas estão divididas em qual o impacto que cada uma delas têm na região onde elas têm uma atuação mais direta?

Zona Polar do Norte

Fica situada acima do Círculo Polar Ártico. Tem como principal característica o fato de ser gelado. Quando falamos em polo norte, creio que a primeira coisa que vem a mente é muito fria, pois de fato esta é uma região gelada.

Recebe pouca incidência de sol forte.

Zona Temperada do Norte

Fica situada entre o Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer. É uma região muito fria no hemisfério norte no inverno e temperada no verão. Aqui está situado boa parte dos países que conhecemos, como os Estados Unidos, Canada, Portugal, Inglaterra, França, Alemanha e outros.

Recebe mais incidência de sol no verão e menos no inverno.

Zona Tropical

Fica situada entre Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. É uma região muito extensa e pega parte do hemisfério norte e parte do sul. Sua principal característica são as altas temperaturas.

É nesta zona que está boa parte do território brasileiro, bem como boa parte da América do Sul, o Caribe, a maior porte dos países da África, bem como muitos países da Ásia e parte da Austrália.

Recebe incidência de sol em todas as estações e por isso é mais quente.

Zona Temperada do Sul

Fica situada entre o Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico. É uma região muito fria no hemisfério sul no inverno e temperada no verão.

Inclui a parte sul do Brasil, afinal o Trópico de Capricórnio corta o Brasil na altura da cidade de São Paulo. Dali para baixo toda a região já entra na Zona Temperada Sul.

Recebe mais incidência de sol no verão e menos no inverno.

Zona Polar do Sul

Também chamada de glacial antártica, fica situada abaixo do Círculo Polar Antártico. Tem como principal característica o fato de ser gelado. É nesta região que está o maior continente gelado da terra, a Antártica.

Recebe pouca incidência de sol forte.

Mapas

Para entender melhor cada uma das zonas climáticas da terra, nada como ver alguns mapas que mostram de maneira mais clara isso. Você pode ser alguns desses mapas aqui neste link. Se você gosta de vídeos, existem alguns vídeos no Youtube que também tratam do assunto e podem ser úteis para um melhor entendimento.

O papel do sol

Essas zonas climáticas levam em conta sua posição no globo e como elas recebem a incidência da luz solar. Como sabemos o sol é a grande fonte de calor e é fato que a incidência dele sobre a terra não é uniforme, isto porque a terra é redonda e dependendo da inclinação dela, haverá mais sol em uma parte e menos em outra.

É a inclinação da terra que determina as estações, desta forma quando é verão no hemisfério norte, é inverno no hemisfério sul. O inverso também é verdadeiro.

Por que a terra é redonda e porque ela gira em torno do sol?

Existe alguma explicação para o fato de a terra ser redonda? Sabemos que ela gira em torno do sol e porque isso acontece? É verdade que na Bíblia diz que o sol parou quando na verdade ele já está parado?

Eu não sou cientista eu não posso responder às perguntas do ponto de vista da ciência creio que existem fatores que podem ser observados e de alguma coisa justifique logicamente o fato da terra gira em torno do sol não universo. Mas assim como todas as coisas que existem foram criadas por Deus e este estabeleceu uma ordem para tudo aquilo que temos o hábito de chamar de natureza, mas as leis naturais ou as leis da natureza foram estabelecidas por Deus e desta forma determinou que a terra girasse em torno do sol.

O relato bíblico

Sobre o fato de haver na Bíblia um episódio dizendo que o sol parou, isto é verdade e encontra-se escrito no livro de Josué no capítulo 10 e versículos 13 e 14 e diz:

E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isso não está escrito no Livro do Reto? O sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.

E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o SENHOR, assim, a voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel. ARC*

Mas isto não é uma contradição, uma vez que a Bíblia foi escrita levando-se em conta o conhecimento que as pessoas tinham do universo naquela época e portanto do ponto de vista de quem observou, o sol parou, mas sabemos hoje que foi a terra que parou por um dia.

* ARC – Versão Almeida Revista e Corrida - Sociedade Bíblica do Brasil

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.