Excel básico grátis: Como usar fórmulas básicas de soma e multiplicação

Veja um tutorial gratuito de Excel básico mostrando como usar fórmulas básicas para operações de soma, multiplicação e divisão. Tutorial básico e grátis.

Home » Tecnologia

O Excel é uma excelente ferramenta para a realização de operações matemáticas e para isso são usadas algumas fórmulas específicas para cada tipo de operação que se deseja fazer. As chamadas operações básicas da matemática como a soma, subtração, divisão e multiplicação podem ser feitas com o auxílio da função Soma() que permite a criação de fórmulas básicas e avançadas combinando vários operadores matemáticos.

Veja abaixo um tutorial básico e grátis de como realizar operações matemáticas básicas com fórmulas criadas com o auxílio da função Soma().

Passo 1:

Em uma planilha do Excel digite os valores conforme mostrados na imagem abaixo. Eles não precisam estar nas mesmas células que usei neste exemplo.

fórmula básica de Excel com a função soma

Passo 2:

Em seguida clique na célula P2 (linha 2 e coluna P) e no menu superior, clique no botão que é o Assistente de Funções e selecione a função Soma, conforme mostrado na imagem abaixo:

Função Soma do Excel

Passo 3:

Note que foi mostrando a seguinte fórmula =Soma(N2:O2). Neste caso vamos alterar a fórmula para =Soma(N2*O2). Com isso estamos dizendo ao Excel que desejamos multiplicar o valor que está na célula N2 pelo valor que está na célula O2. O sinal de * significa multiplicação. Veja como fica na imagem abaixo:

Fórmulas básica em excel básico

Passo 4:

Depois você poderá usar os demais valores já inseridos para criar outras fórmulas. No meu exemplo eu criei mais duas.  Ficou assim:

Na célula P3 digite: =Soma(N3-O3). Veja que neste exemplo eu estou subtraindo o valor da célula N3 pelo valor da célula O3.

Na célula P4 digite: =Soma(N4/O4). Neste exemplo eu estou dividindo o valor da célula N4 pelo valor da célula O4.

O resultado ficará como mostrando na imagem abaixo:

Fórmulas básicas em Excel função soma

Outras fórmulas básicas

Usando a função Soma() você poderá criar diversas fórmulas básicas em Excel. A regra é sempre a mesma. Pegue o valor de uma célula e realize a operação com o valor de outra célula. Neste caso use os seguintes operadores matemáticos:

+ Adição

- Subtração

* Multiplicação

/ Divisão

Outro detalhe importante é que você poderá usar várias células (valores) e vários operadores matemáticos em uma mesma célula. Veja estes exemplos fictícios:

=soma(A1+B2*A3)

=soma(A1+(B2/D5))

Note que neste último exemplo primeiro a função irá resolver a divisão para depois fazer a adição, assim como é feito na matemática mesmo.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.