O que é vestibular com prova agendada, tradicional e Enem?

Vestibular é o termo utilizado as etapas de seleção de pessoas para o ensino superior por meio da mensuração de suas competências. Esta avaliação pode ser feita através da realização de um ou mais testes.

Home » Educação

O que é vestibular?

Se você anseia iniciar um curso de nível superior deve entender o que é um vestibular. Esse famoso conceito faz referência a todas as etapas de seleção para entrada em uma universidade. Sim, para iniciar a faculdade você deve obter uma vaga a partir do vestibular.

Isso porque a faculdade é uma formação mais especializada e, consequentemente, requer algum conhecimento prévio por parte do aluno. No vestibular, as universidades fazem uma avaliação se o candidato possui essa preparação geral para a continuidade dos estudos no nível superior.

Vestibular é o termo utilizado as etapas de seleção de pessoas para o ensino superior por meio da mensuração de suas competências. Esta avaliação pode ser feita através da realização de um ou mais testes.

Por exemplo, nas admissões em faculdades públicas, é usual haver uma primeira seção com uma avaliação ampla de múltipla escolha, seguida de uma segunda seção com perguntas abertas e uma redação. O objetivo fundamental do vestibular é escolher os estudantes mais preparados para o ingresso no ensino superior.

Como funciona o vestibular?

Nesse momento você já entendeu o que é um vestibular. Vamos compreender então como ele funciona? Ao contrário do ENEM, é um para todo o Brasil cada organização de ensino elabora sua própria prova.

Consequentemente, o formato das questões, o número de perguntas e até as fases de testes podem mudar muito de faculdade para faculdade. O que todos os processos têm em comum é a natureza da qualificação, são eliminatórios.

Edital

A cada lançamento de um novo processo de vestibular, a instituição de ensino publica um edital com dados sobre o processo de seleção. Por exemplo:

  • Meio de inscrição e período para sua realização
  • Organização do vestibular, como quantidade de perguntas, modelo da prova, se há mais de uma etapa, conteúdo trabalhado, etc.;
  • Horário do exame
  • Métodos de categorização como pontuação, nota de corte e meios para desempate.

Inscrição

Assim como consta no edital, os alunos que desejam iniciar o ensino superior devem fazer a sua inscrição no processo seletivo da universidade antes de executar a prova.

Esse cadastro é geralmente feito diretamente no website da universidade ou da companhia responsável pela preparação da prova, pessoalmente na universidade ou por telefone. O procedimento de inscrição é muito simples. Basta ter acesso ao site destinado para isso. Preencha os dados pedidos e pague o custo de inscrição.

Aplicação

A realização das provas podem ser feitas presencial ou digitalmente. Todavia, grande parte das universidades ainda emprega apenas a primeira alternativa, pois aumenta a fiabilidade das notas do estudante. O esquema é o seguinte: os alunos cadastrados para o vestibular vão até o local indicado e se apresentam aos fiscais para realização da avaliação.

Divulgação dos resultados

Após se candidatar ao exame, os candidatos devem esperar o comunicado da faculdade sobre os resultados. Isso pode ocorrer dentro de algumas horas ou após dias ou semanas da realização do vestibular. Tudo depende da modalidade de prova (tradicional ou programada) e do montante de provas para serem corrigidas.

Se obter aprovação, o futuro aluno receberá dados mais detalhados sobre como se matricular e iniciar seus estudos. Como você está vendo, cada etapa é bem administrada pelo corpo docente.

Quando fazer o vestibular?

A única exigência para participar do vestibular é o diploma do Ensino Médio no ato da matrícula. Isso significa que os adolescentes que estão no último ano de estudos já podem fazer a inscrição em um processo seletivo para a faculdade, desde que já tenham concluído os estudos no momento da matrícula no Ensino Superior. Não há barreira de idade ou tempo limite a partir do término do Ensino Médio.

O que é necessário para fazer o vestibular?

Como já expressamos, o único requisito é que o aluno tenha terminado o Ensino Médio – além de estar devidamente cadastrado e ter pago a taxa. Além disso, para atingir uma posição boa e assegurar uma vaga, a orientação é repassar o conteúdo dos últimos anos do colégio pois a classificação do aluno está diretamente relacionada ao desempenho na avaliação.

Prova agendada e tradicional

Você viu a gente falando sobre vestibulares tradicionais e provas programadas, certo? A distinção entre esses dois formatos é que no primeiro todas as datas são pré-determinadas.

Esse é o método utilizado nas universidades públicas e tende a acontecer uma vez por ano, com o edital divulgado bem mais cedo e com mais concorrência entre os estudantes.

E o Enem?

Grande para dos institutos já empregam o ENEM como método de entrada direta em cursos de graduação. Isso significa que, a depender do número de pontos que o candidato fizer na avaliação, ele poderá se matricular sem prestar o vestibular.

Esta opção está disponível tanto em universidades públicas quanto em algumas universidades privadas. A distinção é que no caso das públicas o número de vagas disponíveis é bem pequeno e só aceita a edição do ano.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.