Faculdade e curso técnico gratuito em São Paulo. Presencial e a Distância

Relação de escolas privadas e públicas do governo federal e estadual que oferecem cursos gratuitos em nível técnico e superior, nas modalidades EAD ou Ensino Presencial. Senac, Senai, FATEC, Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica, entre outros.

Home » Educação

Se você mora no Estado de São Paulo e deseja fazer um curso técnico ou uma faculdade gratuita há diversas opções tanto em instituições públicas como privadas, presencial ou a distância. Muitos me perguntam onde encontrar esse ou aquele curso, creio que com a lista abaixo fique mais fácil de você encontrar o curso desejado.  No texto abaixo, separei as instituições federais, estaduais e particulares que atuam com seus cursos gratuitos ou pelo menos parte deles na gratuidade.

Começarei pelos cursos técnicos e depois os cursos superiores.

Cursos Técnicos gratuitos

Sistema S

O sistema S é formado por instituições do setor produtivo, tais como indústrias, comércio, agricultura, transporte e cooperativas que tem como objetivo, melhorar e promover o bem estar de seus funcionários, na saúde e no lazer, por exemplo, como também a disponibilizar uma boa educação profissional.

SEST / SENAT SP

O SENAT atua no setor de transporte e oferece alguns cursos técnicos presenciais como logística e em transporte rodoviário de passageiros. A Instituição oferece também diversos cursos a distância.

SENAC SP

O Senac é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, seu foco principal é a educação profissional para trabalhadores do setor de comércio e serviços. O Senac tem um grande portfólio de cursos técnicos, muitos deles oferecidos no regime de gratuidade. Cursos Presenciais. Você pode fazer a inscrição pelo site ou em uma unidade presencial.

As unidades do Senac na Grande São Paulo são:

24 de maio, Aclimação, Consolação, Francisco Matarazzo, Guarulhos, Interlagos, Itaquera, Jabaquara, Lapa Faustolo, Lapa Scipião, Lapa Tito, Nações Unidas, Nove de Julho, Osasco, Penha, Santa Cecília, Santana, Santo Amaro, Santo André, Tatuapé, Tiradentes e Vila Prudente.

No interior de São Paulo

Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Bebedouro, Bertioga, Botucatu, Campinas, Catanduva, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapira, Itu, Jaboticabal, Jaú, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos, Sorocaba, Taubaté, Votuporanga.

SENAI SP

O Senai é o Serviço Nacional da Indústria, seu foco principal é a educação para trabalhadores da indústria. Além dos cursos técnicos tradicionais, o Senai oferece também cursos a distância em algumas áreas. Para quem deseja ingressar nos cursos do Senai é necessário prestar um exame seletivo. A inscrição pode ser feita aqui: https://sp.senai.br/

Segundo informações do site do Senai, nada data deste post havia 89 unidades no estado de São Paulo, sendo 21 na capital, 14 na Grande SP e 53 no interior.

Escolas técnicas do Governo de São Paulo

  • ETECs - Escolas Técnicas do Centro Paula Souza. Os alunos interessados em ingressar em um dos cursos técnicos do Centro Paula Souza, precisaram estar matriculados a partir do segundo ano do ensino médio ou já ter concluído o 2° grau, é necessário também prestar um concurso- vestibulinho (www.vestibulinhoetec.com.br) – que é realizado no fim de cada semestre. Há várias unidades na capital e interior. Os cursos são gratuitos. Há opções de cursos a distância para algumas áreas.
  • Colégio Técnico Industrial - UNESP de Bauru
  • Colégio Técnico de Limeira - COTIL (https://www.cotil.unicamp.br) e Colégio Técnico de Campinas - COTUCA (https://cotuca.unicamp.br/cotuca). Ambos são da Universidade de Campinas. Cursos técnicos gratuitos.

Escolas técnicas do Governo Federal

A Rede Federal é formada por diversos Institutos do Governo Federal com cursos técnicos e superiores. Por ser uma instituição pública os cursos são gratuitos. Os cursos do Instituto Federal são presenciais, exceto os cursos Técnico em Administração e Técnico em Informática para Internet que estão disponíveis também na modalidade de educação a distância.

O Instituto Federal está presente nas seguintes cidades do Estado de São Paulo:

Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Jacareí, Matão, Piracicaba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Suzano e Votuporanga.

Cursos Superiores gratuitos

A exemplo do que foi visto acima, há também inúmeras opções de cursos superiores gratuitos em São Paulo. Começarei pelas universidades federais. São elas:

Fatec e universidades estaduais

  • Universidade de São Paulo (USP) www.usp.br
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP) https://www.unesp.br/
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) https://www.unicamp.br. A Unicamp está presente na cidade de Campinas e em várias outras cidades da região, como Limeira, Piracicaba, entre outras.
  • Fatec – Centro Paula Souza. A Fatec oferece apenas cursos superiores de tecnologia voltados para a necessidade do mercado de trabalho. A Fatec está presente em diversas localidades do Estado de São Paulo. Confira no link.

Para ingressar em uma faculdade pública, seja ela federal ou estadual é necessário prestar o exame vestibular. É bastante concorrido e nos sites citados você encontrará as informações sobre seus vestibulares.

Faculdades a distância

Todas as instituições públicas acima mostrados tem programas de educação a distância. Considere as seguintes opções:

  • Estaduais. Para as instituições públicas estaduais, existe a Univesp, que é uma espécie de universidade virtual do Estado de São Paulo e reuni as instituições públicas estaduais com seus programas de educação a distância. Conheça aqui: https://univesp.br
  • Federais. As instituições federais, como a UFABC, Federal de São Carlos e UNIFESP, oferecem cursos a distância através do SISU que é um programa do governo federal para cursos superiores a distância. Todas as informações sobre o SISU podem ser obtidas no site oficial do programa: https://sisu.mec.gov.br

Portanto se você pretende estudar seja em nível técnico ou superior, e uma instituição pública ou particular com opções de cursos gratuitos no Estado de São Paulo, considere a lista acima.

Sobre a gratuidade do curso

Normalmente as instituições públicas oferece os cursos de maneira gratuita, isso vale para cursos de nível técnico, bem como para os cursos de graduação em nível superior. Já as instituições privadas costumam cobrar pelos cursos em ambos os níveis.

Contudo é preciso levar em consideração que em algumas instituições privadas é possível gozar do benefício de uma bolsa ou participar de algum programa governamental que ofereça aquela qualificação de maneira gratuita.

Desta forma, a recomendação sempre entrar em contato com a instituição em que você deseja estudar para verificar quais são as condições de ingresso, no caso de instituições particulares, se há programas de bolsas ou benefícios que podem ser usados visando ter acesso ao curso gratuito ou gozar de descontos com base alguns critérios que normalmente são disponibilizados para boa parte da população.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.