Qual a maior faculdade EAD: Anhanguera, Estácio ou Uniasselvi?

De acordo com o Censo da Educação Superior do Ministério da Educação de 2021, Uniasselvi, Anhanguera e Estácio estão entre as que mais alunos tem matriculados em cursos EAD. Veja a lista.

Home » Educação

Como todos devem saber as faculdades a distância tornaram-se muito populares no Brasil nos últimos anos. Isto é uma notícia muito boa, pois elas proporcionam o acesso à educação superior que não seria possível à muitas pessoas se houvesse apenas o modelo presencial.

Um curso superior a distância tem como vantagem o fato de ser mais barato do que um presencial, sem contar que dependendo da região em que a pessoa mora, muitas vezes o curso desejado nem existe no modelo presencial.

Desde que surgiram os primeiros cursos superiores a distância, diversas instituições de educação superior lançaram cursos nesta modalidade. O que é mais comum encontrarmos são instituições que oferecem tanto cursos presenciais como no modelo EAD.

Anhanguera, Estácio ou Uniasselvi: Qual é a maior do Brasil no modelo EAD

Primeiro precisamos definir o que significa ser a maior. Pois isto pode variar de acordo com o critério que estivermos avaliando. Então, para evitar possíveis mal-entendidos irei usar o critério do próprio Ministério da Educação, que é a autoridade máxima em termos de educação no Brasil.

O critério do MEC

O Ministério da Educação divulgou o Censo da Educação Superior de 2021 que traz inúmeras informações relevantes sobre a educação superior no país.

Nele há estatísticas sobre cursos presenciais ou a distância, demanda versus oferta, a trajetória dos estudantes na educação superior, a rede privada e a rede federal de educação, dentre outros.

Um dos aspectos estatísticos que o Censo mostra é uma tabela onde eles mostram as 20 maiores instituições de educação superior, em número de matrículas em cursos de graduação a distância. A tabela pode ser vista abaixo:

As 20 maiores faculdades EAD no Brasil

Reprodução: Censo da Educação Superior

Como vimos acima, de acordo com o Censo da Educação Superior do MEC, as 5 universidades com maior número de alunos no modelo EAD são:

  • Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
  • Universidade Estácio de Sá
  • Universidade Cesumar
  • Universidade Paulista

Se somarmos os números das 5 maiores teremos incríveis 1.824.883 estudantes. Se olharmos para os dados do IBGE divulgados na Estimativa da População em 2021, apenas 8 municípios teriam população superior a este número. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus e Curitiba.

Ou seja, tinha mais alunos estudando no modelo EAD nas 5 primeiras universidades que a população total de Recife (1.661.017), Goiânia (1.555.626) ou Belém (1.506.420), por exemplo.

Somando as 20 maiores listadas na tabela do MEC teríamos 2.933.309 estudantes matriculados no modelo a distância. Realmente é bastante gente.

Sobre as instituições

Como falei dessas instituições, creio que seja justo dar a elas o devido crédito. Então, segue abaixo o endereço dos websites de cada uma delas para que você possa conhecer melhor e quem sabe se matricular em uma delas para fazer um curso superior a distância.

Vale a pena fazer faculdade a distância?

Creio que esta seja uma dúvida bem comum e talvez a pergunta seja esta: Vou aprender da mesma forma que em um curso presencial?

Como ex-aluno de curso superior a distância, posso responder com um “depende”. Acho que a modalidade é importante, mas ela não pode determinar o aprendizado. Há muita gente que não aprende muito em cursos presenciais, enquanto outros se dão muito bem no modelo EAD.

O que acontece é que no ensino presencial existe uma falsa ilusão de que o professor irá te ensinar e qualquer dúvida que você tiver, ele está ali para responder. Nem sempre ter todas as respostas significa aprendizado. Já em um curso superior a distância você precisa ter mais autonomia para buscar conhecimento e estudar mais.

O aprendizado está muito ligado a pessoa que está estudando. Se um aluno não quer aprender, não é o professor ou a escola que vai mudar isso, afinal, aprendizado não é ficar sentado na carteira ouvindo o professor. É necessário desenvolver o chamado CHA ou CHAV, que é o conhecimento, habilidade, atitude e porque não valores. E isto exigira do próprio aluno bastante autonomia e dedicação.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.