Faculdade pública e privada, características e diferenças

O que são faculdades públicas e privadas, quais as diferenças e qual a melhor delas? Veja a resposta para essas e outras perguntas sobre faculdades e universidades públicas e particulares no território brasileiro.

Home » Educação

A educação superior no Brasil vem ganhando muito destaque nos últimos anos. Historicamente, a formação superior no Brasil era destinada a classes mais abastadas, isto em função do acesso ao ensino superior ser trabalhoso e caro. Havia também fatores culturais, mas isto parece ser coisa do passado.

Ao tentar ingressar em uma faculdade ou universidade, o candidato ou aluno poderá optar pelo curso desejado, a modalidade de ensino, entre outras opções, mas certamente uma escolha importante é se a faculdade é pública ou privada.

Faculdade pública versus particular

Faculdade pública

Faculdades ou universidades públicas são aquelas criadas e mantidas pelos poderes públicos federais, estaduais ou municipais. O grande atrativo é que os cursos oferecidos são gratuitos, mas devemos considerar ainda a qualidade dos cursos, especialmente nas instituições federais e algumas estaduais, a diversidade de curso e a infraestrutura presente nos campi das principais universidades públicas.

Federais: No Brasil a maioria das instituições públicas de ensino superior são federais, neste caso as Universidades Federais e os Institutos de Educação Profissional e Tecnológicos. Essas instituições são mantidas pelo governo federal e os cursos de graduação são gratuitos.

Estaduais: Os estados também mantêm diversas instituições, com destaque para o estado de São Paulo, já que as três universidades estaduais paulistas figuram entre as melhores do país. São elas: USP, Unicamp e Unesp. São mantidas pelos governos estaduais e também oferece os cursos de graduação gratuitos.

Municipais: As faculdades municipais são raras, já que o papel do município é focar a educação infantil, contudo alguns municípios brasileiros mantêm também instituições de ensino superior. Nem sempre são gratuitas, geralmente são pagas.

Faculdade privada ou particular

As faculdades particulares são maioria em quantidade no Brasil, o número dessas instituições cresceu muito nos últimos anos com o aumento do interesse das pessoas em um curso superior. As faculdades privadas acabam atendendo o excedente que as públicas não absorvem. As características mais marcantes das faculdades particulares são o fato de serem pagas, de oferecer uma forma mais fácil de ingresso e de estar presente na maioria dos municípios.

PúblicaPrivada ou Particular
Vestibular [1]Bem concorridoMais fácil
Municípios atendidosGeralmente capitais e principais cidadesGrande número de cidades
Custo [2]GratuitoPago
Qualidade dos cursos [3]Boa qualidadeBoa qualidade em muitos casos, mas questionáveis em outros
Aceita nota do EnemDepende da instituiçãoDepende da instituição
Principais instituiçõesUSP, Unicamp, UFMG, UFRJ, Unesp, UFRS, entre outrasUNIP, Estácio de Sá, Uninove, PUC, FGV, Universidade Metodista, Makenzie, ESPM, entre outras.

[1] Nem sempre as vagas para as instituições públicas são muito concorridas. Há casos de cursos com pouca demanda e que acabam sendo mais fáceis de entrar do que em cursos muito concorrido em instituições privadas. Tudo depende da oferta e demanda.

[2] A gratuidade de cursos nas instituições públicas são para os cursos de graduação. Pós graduação, extensão universitária e outras modalidades podem ser pagas.

[3] A qualidade é algo subjetivo e portanto precisa ser bem entendido o que significa qualidade ou quais os critérios usados.

 Qual é a melhor: pública ou particular

A resposta para esta pergunta é depende. Geralmente as instituições federais e estaduais são mais concorridas o que sugere melhor qualidade, afinal ninguém melhor que o mercado para responder. Contudo há bons cursos nas instituições particulares, tudo vai depender da instituição, do curso e principalmente daquilo que cada um entende por qualidade, já que este é um tema subjetivo.

Ranking do MEC

Se para nós a questão qualidade não pode ser medida com fatores subjetivos, o mesmo não se pode dizer do Ministério da Educação que tem uma metodologia própria para avaliar os cursos Ed educação superior e atribuir nota não só a cursos com também às instituições. Fiz um artigo onde mostro as melhores faculdades e universidades do Brasil segundo esse critério do MEC. Perceba lá que mostrei a relação que existe em instituições públicas e privadas, inclusive.

Vantagens de se estudar em uma Faculdade pública

No Brasil tratamos de um fato um tanto quanto curioso, as pessoas que têm dinheiro mandam seus filhos para escolas particulares desde a pré-escola ate a conclusão do ensino médio, porém na hora de escolher a faculdade colocam seus filhos em faculdade pública. A faculdade pública é uma instituição bancada pelo governo que agrega vários cursos.

As principais vantagens é que não irá precisar gastar dinheiro com matriculas, os cursos são pagos com nossos impostos, todos os professores são concursados e possuem estabilidade, ou seja, cada professor estuda pelo menos 2 anos para chegar até lá.

Vantagens de se estudar em uma faculdade particular

Uma das principais características é que garante a instabilidade do professor, porem pode ser uma desvantagem isso pois alguns professores não mostram interesse em ensinar. Porém as faculdades privadas quase todas possuem plano de carreira, que garante o aluno sair empregado depois que terminar seu curso.

Diferenças enfrentadas para entrar no mercado de trabalho

Todo mundo pensa que depois de formado em uma faculdade pública o aluno terá uma vantagem no mercado de trabalho, porem poucas empresas exigem que os alunos sejam graduados em faculdades estaduais, a maioria tudo são pessoas que cursaram no modo privado.

Nos últimos tempos o quadro de trabalho vem aumentando apenas para alunos que fizeram faculdade particular ou seja os cursados em instituição pública acaba ficando para trás.

Qual faculdade devo escolher?

Isso deve ser levado devido as circunstâncias, se você cursar o ENEM terá grandes chances de passar na Federal, nesse caso o sugerido é uma faculdade Estadual ou Federal.

Se você não conseguir atingir a nota de corte para passar no vestibular sua melhor opção é optar por uma faculdade particular de ensino. As faculdades particulares tem várias com bons nomes e reconhecimento um exemplo é a PUC e Mackenzie.

Quero estudar em uma faculdade particular, porém não tenho dinheiro suficiente para pagar a mensalidades o que posso fazer?

Se você não tem dinheiro para pagar uma faculdade poderá optar por um financiamento do curso, ou conseguir uma bolsa assim irá pagar menos que o valor integral ou se optar por financiamento irá pagar apenas depois que terminar seu curso escolhido. As opções mais comuns são:

  • FIES, um programa do governo federal que financia as mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas. Houve muitos cortes no orçamento dele e hoje está bem mais difícil conseguir um financiamento do que no passado onde era bem mais simples. Mas é uma opção.
  • PROUNI, é um programa federal para a concessão de bolsas de estudos e para ser elegível ao programa é necessário preencher alguns requisitos como baixa renda, por exemplo. É uma excelente opção, embora difícil de conseguir se você não tiver os requisitos certos.

Há outros programas de financiamento, como os que são oferecidos pelas próprias instituições e também programas de bolsas de outras instituições.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.