Qual a importância da internet na sociedade?

Novas formas de comunicação, possibilidade de exploração de novas oportunidades, inclusão social, descentralização da informação, cultura e educação. Veja a importância da internet.

Home » Educação

Vivemos em um mundo de constantes transformações, a cada nova geração mudam-se as formas de se relacionar e de viver em sociedade. Creio que a nossa geração ficará marcada pelas transformações causadas pela internet, mas final, qual importância da internet na sociedade atual? Para tentar responder esta pergunta, elenquei alguns pontos que considero fundamentais.

Novas formas de comunicação

A internet trouxe novas formas de comunicação, os comunicadores instantâneos como o Whatsapp, o telefone pela internet como o Skype, o email, as redes sociais como o Facebook, entre outros, são ferramentas baseados em internet que possibilitou uma verdadeira revolução na forma como comunicamos com outras pessoas.

Este é um ponto muito positivo, pois não só barateou o custo da comunicação como tornou as pessoas mais próximas. Mas há um lado negativo que é a exclusão digital, ou seja, muitas pessoas estão sem acesso à internet e do ponto de vista tecnológico estão excluídas digitalmente.

Descentralização da informação, cultura e educação

Este é um ponto que reflete bem a importância da internet na sociedade, pois com a internet, a informação, cultura e educação deixaram de ser privilégio de alguns apenas. Para sustentar esta tese cito os seguintes itens:

  • A Wikipedia já é a maior enciclopédia do mundo. Então, para a maioria das pessoas que nunca tiveram acesso à enciclopédia Britânica, por exemplo, agora pode consultar livremente o que quiser na Wikipedia.
  • A educação a distância é uma realidade no Brasil com inúmeros cursos de graduação e pós-graduação a distância.
  • Livros gratuitos na internet, blogs dos mais variados assuntos, serviços de mapas e passeios virtuais que permitem você conhecer diversas cidades, como: Roma, Milão, Nova Iorque, entre outras.

Aparente diminuição das diferenças sociais

Por todos os itens citados acima, as diferenças sociais parecem ter diminuído, mas é bom lembrar que a internet ainda não é acessada por todas as pessoas e o custo ainda é elevado.

Esta aparente diminuição das diferenças sociais não ficou tão aparente assim no ando de 2020, que em função da pandemia do coronavírus, as escolas tiveram de ser fechadas e as aulas foram ofertadas no modelo remoto. Isto mostrou grande problema, pois muitas pessoas ficaram sem aula ou tiveram o acesso bastante comprometido em função de não ter acesso a internet ou que em função da má qualidade de conexão e falta de recursos tecnológicos, acabou por prejudicar muitas pessoas.

Possibilidade de exploração de novas oportunidades

A importância da internet na sociedade também pode ser atribuída às inúmeras oportunidades que podem ser exploradas pela internet. Veja alguns exemplos:

  • Viagens virtuais:

    Viajar é caro, precisa tempo, saúde, entre outras necessidades. Usando um recurso como o Google Street View, por exemplo, é possível fazer uma viagem virtual por praticamente qualquer lugar do mundo. Veja um exemplo aqui.

  • Trabalhar pela internet:

    Este é um modelo que começa a aparecer no Brasil como alternativa ao trânsito, alto custo da manutenção de equipes dentro das empresas, entre outros.

  • Educação a distância:

    Já faz alguns anos que cursos livres, técnicos e inclusive superiores são ofertados na modalidade EAD, onde as escolas e universidades usam a internet como meio de levar aos alunos nas mais diferentes partes do país o acesso ao ensino de seus cursos.

  • Prestação de serviços:

    As empresas que focam a comunicação via internet com seus clientes só tem a ganhar e os consumidores também. Muitas empresas usam o Twitter, Facebook, blogs e outros canais para comunicar novidades, atender clientes, resolver problemas e ganhar confiança.

  • Informação:

    O que você precisa saber? Uma receita de bolo? Por que surgiu a segunda guerra mundial? Qual a diferença entre faculdade e universidade? Na internet encontramos respostas para as mais diversas dúvidas e ela constitui uma enorme base de conhecimentos gerais.

Promove a inclusão social

Creio que este ponto ainda seja um sonho, pois inclusão social vai muito além de inclusão digital, mas creio que a internet seja um bom começo para fazermos uma verdadeira inclusão social no Brasil.

Ainda é preciso aprender a explorar todas as oportunidades que ela oferece. O governo precisa fazer isso, as empresas precisam fazer e principalmente as pessoas também. Não basta estar conectado, é preciso explorar e ai perceber que estamos vivendo uma grande revolução no conhecimento e na maneira de nos relacionarmos com o mundo.

Estes são alguns pontos que considerei para demonstrar a importância da internet na sociedade,  contudo não são os únicos e certamente a internet tem contribuído positivamente em diversos setores da nossa sociedade.

Internet na educação

sou pedagoga, e sei o quanto e importante a internet na educação. É um desafio que os profesores terão que enfrentar.Na maioria das escolas públicas as salas de informática, permanece fechado, por vários motivos, que devem ser objetos de discussão dos professores, pais e alunos.a tecnologia da informação e da comunicação está trazendo mudanças importantes não apenas no mercado de trabalho mas na prática da leitura.elizeteconrado da silva // carangola

Sem dúvida. O papel que a escola deve exercer daqui em diante não pode de maneira nenhuma excluir o fato de que a internet faz parte da vida dos alunos fora da escola e deveria fazer parte também dentro da escola, inclusive com a correta orientação por parte dos professores sobre as boas práticas de navegação, os limites que precisam ser adotados, entre outros.

Por outro lado, o professor poderia usar a internet para dar aulas de geografia no Google Maps, por exemplo. Ou aula de história usando o recurso Street View para navegar em locais de importância histórica. Veja este exemplo do Coliseu: [https://goo.gl/maps/NxzD9 https://goo.gl/maps/NxzD9]

Mas isto são apenas alguns exemplos. Teríamos muitos outros. luis.blog.br

Internet e política

já que falou disso porque não fala também da importância dos blogs na politica ? seria um bom tema , acho eu.

abraçosRúben Silva // Aveiro, Portugal

Eu evito entrar em assuntos de política, embora reconheço que a internet é uma ferramenta importante para políticos. Contudo na última eleição para prefeitos e vereadores (2012), pelo menos na minha cidade, percebi que os políticos fizeram mau uso da internet. Muitos, creio, que baseado apenas na ideia que bastava criar um blog ou alguns perfis nas redes sociais e ficar o dia inteiro enchendo de coisas iria trazer resultados efetivos, não foi isso que aconteceu. A internet exige também certa dose de inteligência e estratégia e os políticos parecem não ser os melhores nesses campos. luis.blog.br

Dependentes da internet?

visitei o seu blog, achei bastante interessante, nos da possibilidade de adquirir novos conhecimentos na area das novas tecnologias, Certamente a internet veio ao mundo para mudar o nosso modo de viver, de estudar, de trabalhar, e de se relacionar com pessoas. Hoje um minuto que seja que um lugar fica sem um internet é como o lugar ficasse paralisado sem poder fazer absolutamente nada. Então pelo fato da internet nos trazer essa mar de maravilhas também estão ficamos cada vez mais dependentes dela.sofatima // Fatima - Bahia

Em administração, mais precisamente em marketing, existe um conceito muito interessante que é o de criar necessidade, ou seja, eles pregam que uma boa estratégia seria criar um produto ou serviço que despertasse nas pessoas a necessidade de usar aquilo, não que existisse, mas que em função deste novo produto ou serviço, passou a existir.

A internet encaixa perfeitamente neste caso. Quantas pessoas viveram e ainda vivem sem nunca ter acessado um site? Mas para muita gente ficar sem internet chega a ser um absurdo. Criou-se uma necessidade a ponto de alguns pensarem que não seria possível viver sem ela. Acho que desse ponto de vista estamos vivendo de certa forma dependentes sim, mas é preciso ter bom senso para administrar nossa "vida digital". luis.blog.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.