Modelo de Entidade e Relacionamento - MER

Definição do Modelo de Entidade e Relacionamento - MER. Aplicação do modelo de entidade e relacionamentos na modelagem de dados

Home » Tecnologia

O modelo de entidade e relacionamento é o mais utilizado atualmente, devido a sua simplicidade e eficiência. Baseia-se na percepção de mundo real, que consiste em uma coleção de objetos básicos, chamados entidades e relacionamentos entre esses objetos. Você poderá usar ou não um software para modelagem de dados.

A modelagem de dados consiste em uma série de análises conceituais e lógicas para encontrar a melhor disposição possível de armazenamento e manutenção das informações no banco de dados. A modelagem envolve um profundo estudo de caso, seguido da análise de projeto, que pode ser dividida em duas etapas:

Na análise de entidades o objetivo é identificar os elementos com algum significado próprio, tais como Clientes, Produtos, Pedidos, Locação, etc. A entidade pode ser algo concreto como Clientes e Produtos ou algo abstrato como Locação e Venda.

Na análise de relacionamentos o objetivo é definir como e quando as entidades se relacionam, isto é particularmente importante a fim de dar maior entendimento do problema.

Outro fator importante é o diagrama de entidade e relacionamento que representa gráficamente o modelo de entidade e relacionamentos, este diagrama pode ser feito com o uso de ferramenta de modelagem de dados ou usando algum programa gráfico. Os softwares para modelagem de dados são alternativas mais interessantes em função da produtividade, organização do seu diagrama de entidade e relacionamento e facilidade de modificações.

Vamos usar o exercício proposto no post (Modelagem conceitual: modelo conceitual de dados) para criar dele o modelo de entidade e relacionamento, isto será feito em duas etapas. Veremos nos posts (Usando a Análise de Entidade: Atributos simples, compostos e multivalorados) e depois no (Relacionamento entre entidades: tipos e cardinalidade).

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.