Importância da internet e rede sociais no mercado de trabalho e empresas

Qual é a importância da internet no mercado de trabalho, como a necessidade de atualizações constantes, troca de experiência com outros profissionais, o trabalho remoto que está em alta, bem como a importância redes sociais nas empresas e na comunicação.

Home » Cidadania

O mercado de trabalho não é mais o mesmo, disso ninguém duvida. Quando analisamos a história recente e comparamos com o atual momento percebemos as grandes transformações que houve na forma de trabalhar e gerar empregos. Em épocas de mudanças constantes a internet é sem dúvida uma ferramenta importante para auxiliar as pessoas na busca de novos empregos ou novas oportunidades nos atuais empregos. Listarei abaixo alguns pontos que julgo relevante para fundamentar a importância da internet no mercado de trabalho.

Necessidade de atualizações constantes

Atualizar. Reciclar. São palavras no vocabulário trabalhista de qualquer um atualmente. Muitos mais que formação, experiência ou até competência, a atualização parece ser o grande diferencial para quem quer se manter ativo. Se para muitos pagar cursos ou treinamento não é a melhor alternativa, creio que na internet seja possível obter muito conhecimento de graça. Sites como a Wikipédia e os inúmeros sites que oferecem cursos, tutoriais e treinamento online fundamentam essa idéia.

Novos postos de trabalho

A internet é enorme, construir e manter tudo isso dá muito trabalho e precisa muita gente envolvida. Web designers, programadores web, fotógrafos, produtores de vídeos e áudio, redatores, técnicos em informática, especialistas em segurança, produtores dos mais diversos tipos de conteúdos, etc. A lista é enorme de pessoas e profissões necessárias para manter a internet funcionando. Sem contar as novas profissões que tem surgido com o advento da internet, como o blogueiro. Você sabia que muita gente vive de blogs e que já é possível definir blogueiro como profissão?

Cursos e especializações pela internet

Muitos são os cursos feitos pela internet. Cursos livres, especialização, técnicos, graduação, pós-graduação, extensão universitária, etc. Hoje é possível fazer qualquer um desses cursos sem sair de casa. Eu por exemplo faço um curso de graduação a distância pela UNIP - Universidade Paulista. Assim que terminar este post preciso terminar de ver as aulas da semana. Qual a vantagem disso? Agora são 16h14 de um domingo, isto é, posso estudar a hora que eu quiser.

Troca de experiências com outros profissionais

Trocar experiências são práticas importantes na vida de qualquer profissional, estamos sempre querendo aprender mais com as experiências de outras pessoas, sejam elas acertadas ou não. A importância da internet no mercado de trabalho também se fundamenta pela enorme possibilidade de profissionais trocarem experiências nas mais diversas áreas de atuação. AS redes sociais, como Orkut, Facebook, Myspace, spaces etc são exemplos disso. Existem ainda sites, blogs, fóruns e comunidades específicas para diversas profissões.

Trabalho a distância

Uma tendência que a internet proporcionou foi o trabalho a distância. O mercado de trabalho a distância é antigo, mas ele estava limitado a alguns casos e era dificultado pela comunicação e troca de informações. Hoje cada vez mais se fala em Home Office (escritório em casa) e outras formas de trabalho a distância.

Em 2020 em função da pandemia do coronavírus, boa parte das empresas, especialmente na área de comércio e serviços tiveram que suspender o atendimento presencial e as pessoas passaram a trabalhar de casa na medida do possível, utilizando exatamente o conceito de trabalho remoto ou a distância naquilo que é mais conhecido como home office.

Não foi um evento planejado, mas os resultados foram evidentes e graças a esse modelo muita das empresas e seguimentos não deixaram de funcionar, mostrando que isto não só é possível como é totalmente viável para boa parte dos segmentos de atividades de trabalho no Brasil.

Importância redes sociais nas empresas e na comunicação?

As redes sociais como o Facebook, Twitter e outras são muito usados pelas pessoas para relacionar-se com as pessoas, mas nas empresas elas nem sempre são bem vindas. Será que existe alguma importância das redes sociais nas empresas?

A comunicação não é mais a mesma depois das redes sociais, pois estas mudaram muito a maneira das pessoas se comunicarem e também as organizações como um todo. Desta forma é possível determinar que a importância das redes sociais na comunicação das empresas tornou fundamental em muitos casos, embora existam muitos que olham com certo receito para esta “novidade”.

Na empresa e para a empresa

Precisamos saber diferenciar o uso das redes sociais nas empresas e pela empresa. O primeiro caso diz respeito ao uso das redes sociais pelos colaboradores de uma empresa no ambiente interno ou até mesmo fora dele. Neste caso a situação nem sempre é bem recebido e em muitos casos o Facebook, twitter, entre outros são na verdade bloqueados e seu uso interno dentro das empresas não é permitido. Em outros casos existem até recomendações de como funcionários e colaboradores poderiam usar as redes sociais mesmo fora das empresas, como acontece no caso de celebridades ou pessoas que têm uma forte ligação com as empresas

Já o uso das redes sociais pelas empresas tem como forte argumento o apelo de marketing e o uso dessas no relacionamento com clientes e possíveis clientes. Contudo existem muitas dificuldades em boa parte das empresas em encontrar um caminho para estabelecer a melhor forma de comunicação, embora muitos saibam a importância desses canais de comunicação e as mudanças que as redes sociais têm provocado na comunicação entre clientes e empresas.

A conclusão é que elas são importantes tanto para a empresa como para as pessoas que trabalham na lá e portanto encontrar o meio termo entre usar e usar com sabedoria talvez seja o grande desafio das pessoas e gestores.

Conclusão

Importância da internet no mercado de trabalho é evidente pelos pontos acima citados e muitos outros. Usar a internet de forma inteligente pode ser uma boa saída para quem deseja manter no mercado de trabalho ou para aqueles que desejam ingressar no disputado mercado de trabalho.


VEJA TAMBÉM:

CANAL NO YOUTUBE

INSCREVA-SE:



Sistemas Web

Playlist de SQL

Youtube Youtube Youtube
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.