Quais os principais tipos de banco de dados?

Conheça neste artigo os principais tipos de arquitetura de banco de dados como centralizado, distribuído, entre outros. Veja os principais tipos de dados como texto, numéricos e data. Qual é o melhor banco de dados? Oracle, SQL Server, MySQL ou outro?

Home » Tecnologia

Os bancos de dados podem ser classificados de várias formas, uma delas é quanto à arquitetura do banco, isto é, como ele foi projetado no ambiente computacional para receber, armazenas os dados e dar respostas aos clientes solicitantes. Essa classificação pode ser centralizada, descentralizada, distribuída, entre outros.

Centralizado

A arquitetura centralizada é um tipo onde o banco de dados fica centralizado em um servidor e é acessado pelas demais aplicações ou clientes. Neste caso ele assume toda a capacidade de armazenamento e resposta. É um modelo que exige grande poder de processamento do servidor e excelente desempenho do banco sistema gerenciador de banco de dados.

Descentralizado

No modelo descentralizado o banco de dados fica em mais de um servidor, permitindo a descentralização dos dados. Esse tipo é útil por garantir maior autonomia local e facilitar a comunicação que pode ser melhor balanceada com aplicações que usam tabelas específicas, por exemplo.

Tipos de banco de dados

Distribuído

O tipo distribuído é aquele onde os dados ficarão distribuídos em vários servidores ou computadores e sofrerão um processo de atualização ou sincronismo para garantir a integridade dos dados em todos os locais.

Replicado

O modelo replicado ocorre quando o banco de dados é replicado para vários servidores como num processo de espelhamento. Os bancos são iguais e na medida em que o primeiro banco e modificado, os demais também são modificados em cascata. É especialmente útil para garantir a segurança dos dados e no caso de m host falhar o outro pode assumir, já que os dados são iguais.

Este modelo, bem como o distribuído, atende muito bem ao modelo da internet, onde há usuários realizando transações em várias partes do mundo, bem como a necessidade de prover essas informações em todas as partes. Por outro lado, tudo isso gera enormes volumes de dados e com atualizações constantes. Isto requer um modelo que possa distribuir esses dados visando a segurança deles, bem como a disponibilidade.

Tipos de dados

Os tipos de dados por sua vez são usados na criação de tabelas que serão usadas pelos bancos independente da sua arquitetura. Neste artigo tomei como base os tipos de dados suportados pelo SQL Server da Microsoft por ser um dos bancos mais conhecidos.

Tipos caracteres

Char e Varchar

Char suporta caracteres não Unicode é tem tamanho fixo, isto é, se você definir char(10) e atribuir o valor “amor” significa que ele usará 10 caracteres e não 4 como é o tamanho do conteúdo atribuído.

O mesmo exemplo acima se aplicado ao varchar teria um resultado diferente, pois este consideraria os 4 caracteres do conteúdo atribuído e não o tamanho que foi especificado.

Então, consideramos que o uso do char é mais indicado quando é possível prever o tamanho dos dados inseridos, como o campo UF onde sabemos que em todos os casos será sempre 2 caracteres. O varchar é mais comum exatamente pelo fato de trabalhar melhor com tamanhos de dados sem uma prévia definição.

Char é varchar aceitam até 8000 bytes

Nchar e Nvarchar

Nchar e nvarchar são tipos de dados de caractere e diferem do char e varchar pelo fato deles suportarem caracteres Unicode. Por esse motivo o tamanho máximo suportado em ambos é 4000 bytes. As demais características são similares.

Text, ntext e image

Há uma recomendação da Microsoft para não usar mais os tipos text, ntext e image, já que os mesmos estão obsoletos.

Tipos numéricos

Int

Int é um tipo de dados numérico que suporta valores inteiros.

Numeric e Decimal

São tipos numéricos com suporte a valores decimais. Devem ser usados quando houver necessidade de armazenar valores com o uso de casas decimais. Você poderá definir da seguinte forma o uso de tipo:

Salário decimal(10,2)

Você estará informando com isso que quer usar uma precisão de 10 dígitos, sendo 2 destinados à casas decimais.

Outros tipos numéricos são: float, real, Money, smallmoney, bigint, smallint e tinyint

Tipos data e hora

Datetime e datetime2

O tipo datetime é usado para armazenar valores do tipo data e hora. A diferença entre datetime e datetime2 está no intervalo de datas que eles suportam entre outras características.

Intervalo suportado por datetime: 01/01/1753 a 31/12/9999

Intervalo suportado por datetime2: 01/01/0001 a 31/12/9999

Qual é o melhor banco de dados? Oracle, SQL Server, MySQL ou outro?

Existem diversos Bancos de Dados no Mercado, Oracle, SQL Server, DB2, MySQL, Postgree, Sybase, Firebird, Interbase, Access, entre outros. Mas qual é o melhor banco de dados? Esta é uma pergunta interessante e certamente dará o que falar. Qual é a sua opinião sobre o melhor banco de dados?

Esta é uma pergunta difícil de responder. Creio que não haja uma resposta exata, mas sim um depende. Alguns bancos são mais robustos e por isso suportam mais o tranco, porém, outros bancos são projetados para ambientes mais lights e nem por isso podem serem taxados de inferiores. Oracle, DB2, SyBase e SQL Server são exemplos de bancos bastante robustos. São usados em grandes empresas como bancos, bolsas de valores, companhias de seguros, indústria e etc.

Existem bancos que são mais usados em determinando segmento, um exemplo disso é a internet, onde o Access, MySQL e SQL Server são a grande maioria. Outro exemplo são as empresas desenvolvedoras de sistemas que geralmente usam banco de dados adequado a tecnologia de desenvolvimento. Por exemplo: Quem desenvolve em Delphi geralmente usa Firebird, Paradox ou Interbase, já quem usa Visual Basic para desenvolvimento fica com um banco da Microsoft, SQL Server ou Access (apesar de muitos alegarem que Access não é banco de dados). O Oracle é o banco mais usado no mundo e certamente para boa parte dessas pessoas ele é o melhor banco, mas na prática o melhor banco é aquele que melhor responde às necessidades de cada projeto ou cada empresa.

Fontes:

Tecnologia de Banco de Dados para SI - UNIP - Universidade Paulista

https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms187752.aspx

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.