Livros técnicos gratuitos em português para download

Uma relação de vários livros técnicos gratuitos e em português disponível na web para consulta e download. Expressões Regulares, Rubi on Rails, Web Analytics, entre outros.

Home » Educação

Livros técnicos tem aos montes, livros técnicos em português também, livros técnicos gratuitos e em português não são muitos. Estou fazendo uma compilação destes livros e apesar da lista ainda esta pequena, creio que será muito útil. Muitos autores disponibilizam na internet seus livros, e-books e materiais de qualidade sobre diversos assuntos técnicos, como programação, internet, projetos, técnicas de desenvolvimento entre outras. Abaixo uma compilação de alguns livros em português para download.

Livros técnicos para download

Expressões Regulares - Guia de Consulta Rápida

Expressão regular é um método formal de se especificar um padrão para entrada de texto. Muito usado em linguagens de programação e em muitos softwares. O Livro abaixo pode ser acessado gratuitamente. Todo conteúdo está em português.

Link para o livro: Expressões Regulares - Guia de Consulta Rápida

Aurélio Marinho Jargas - Editora Novatec

Caindo na Real - Getting Real

Outra boa opção de livro técnico gratuito é o livro Getting Real, traduzido para o português como Caindo na Real. Este livro trata do método de desenvolvimento chamado de Getting Real. Um método rápido fácil para desenvolvimento de software.

Segundo o livro, tudo que é representação do mundo real, como diagramas, wireframe, esquemas, etc. O método concentra-se basicamente em fazer, ou seja, partir logo para a prática e pular algumas etapas de especificações.

Link para o livro: Caindo na Real - Getting Real

Web analytics- uma visão brasileira

Web analytics é a forma como se mede a audiência de um site, porém, sobre diversos pontos de vista e interesses.

O Livro web analytics- uma visão brasileira, foi escrita por profissionais da área e com uma visão nacional desta questão. Vale a pena conferir.

Link para download do livro: Web Analytics

Ruby on Rails 2.1 - O que há de novo

Ruby on Rails é um framework para desenvolvimento de de aplicações para a internet com banco de dados. Seu propósito é simplificar o processo de desenvolvimento.

Encontrei este livro que parece ser interessante. Está em português e pode ser acessado no link abaixo:

Link para download do livro: Ruby on Rails 2.1 - O que há de novo

Google Varejo

Este e-book do Google foca nas questões de varejo e vendas pela internet. Traz dados do mercado nacional e internacional, informações sobre o consumidor e tendências digitais. Além disso, também apresenta as melhores práticas de AdWords para ajudar na venda online através de links patrocinados no Google.

Link para download do E-book: Google Varejo

Livros do Maujor - Bootstrap e outros

O Maujor é bastante conhecido pelo pessoal de desenvolvimento web por suas importantes contribuições com esta comunidade, especialmente com CSS que foi onde ele se tornou conhcecido em todo o Brasil. O Maujor escreveu vários livros com temas de CSS, HTML, jQuery e outros. Um dos seus livros, o Bootstrap 3.3.5 está disponível para download de graça em seu site, cujo endereço é o seguinte: https://www.livrosdomaujor.com.br

Guia Foca Linux

Uma opção para quem gosta de software livre, mais precisamente o Lixux é o Guia Foca Linux que pode ser encontrado no seguinte endereço: https://www.guiafoca.org. Ele tem a opção de download para iniciante, intermediário e avançado.

Ainda falando em Linux, este site lista diversos livros e tutoriais para este sistema operacional: https://edersg.wordpress.com/2014/06/18/os-20-melhores-ebooks-gratuitos-sobre-o-gnu-linux/

Dúvidas frequentes:

Como saber se os livros técnicos gratuitos que estão disponíveis são mesmo confiáveis?

Uma boa busca no Google pode resolver. Fique atento ao nome exato do autor ou autores, assim como do título. Preste atenção também ao site em que o livro foi encontrado, se o domínio parece familiar ou se ele te parece estranho. Outro ponto importante a ser observado também é se o link ou site que você está acessando disponibiliza o livro inteiro ou apenas parte dele. Siga essas dicas e com certeza terá sucesso ao procurar um bom e confiável livro.

Os livros técnicos estão disponíveis para download ou apenas para ler no próprio site?

As duas opções são válidas. Em alguns casos, é possível fazer o download do livro, assim você pode consulta-lo de onde, quando e como quiser. Em outros casos, porém, só é possível ler no próprio site, evitando assim que cópias ilegais sejam feitas. Das duas formas, você terá acesso ao conteúdo, o que é a parte mais importante.

No caso de livros técnicos sobre tecnologia, por exemplo, o conteúdo precisa ser constantemente atualizado. A atualização acontece nos livros disponibilizados pela internet?

Neste caso, cabe ao leitor se informar. Os livros, mesmo os que estão disponibilizados pela internet, possuem as informações de edição. Por exemplo, se você sabe que a edição 5 é a mais nova e, portanto, a mais atualizada, busque por esta edição na internet e não terá erro. Mas, caso a edição atualizada não esteja disponível pela internet e você queira mesmo assim consulta-la, saiba que algumas informações podem estar diferentes.

Quanto tempo em média, demoro para fazer o download de um livro?

Isto vai depender tanto do tamanho do livro, quanto da velocidade da internet a qual você está conectado. Em geral, este tipo de download costuma ser rápido, uma vez que os arquivos são leves e próprios para este fim.

E sobre espaço, quanto espaço um livro baixado vai ocupar no meu computador ou dispositivo móvel?

Quanto maior o livro, mais espaço ele ocupará no seu computador ou dispositivo. Mais uma vez, vale ressaltar que os arquivos costumam ser leves exatamente para não serem um inconveniente para o usuário que o irá utilizar.

Posso baixar um livro mais de uma vez para o mesmo dispositivo?

Em geral, sim. Caso você tenha perdido ou apagado o download é possível baixar o livro novamente tanto para o seu computador, quanto para dispositivos móveis. O que não é permitido é fazer cópias para comercialização ou outro fim que não seja consulta, pois esta prática configura crime virtual.

Assim como acontece em alguns aplicativos para a leitura de livros, consigo marcar as partes que desejo ou mesmo fazer anotações de algo que seja importante nos livros virtuais?

Não. Diferente dos aplicativos, como o Kindle, por exemplo, não é possível marcar ou fazer anotações nos livros gratuitos disponibilizados na internet. Neste caso, o melhor a fazer é criar um bloco de notas no próprio computador ou dispositivo móvel e anotar as informações de maior relevância para você, assim como a página e o parágrafo em que ela se encontra.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.