O que é a internet e quem controla ela? O que é domínio nacional e internacional?

Entenda o que a Internet, os órgãos regulamentadores como W3C, ICANN e CGI. Protocolos de internet e quando começou suas atividades no Brasil. Saiba o que é um domínio e como fazer o registro dele.

Home » Tecnologia

O que é internet? Normalmente ouvimos dizer que a internet é uma grande rede de computadores, porém, esta afirmação, apesar de válida, não está totalmente correta. A internet é na verdade um conjunto de diversas redes de computadores e não apenas uma grande rede.

Protocolo de internet

Essas redes comunicam entre si através do protocolo de internet TCP/IP. Esses protocolos permitem que uma rede possa se comunicar com outra rede e trocar informações entre si. Ele funciona como uma espécie de idioma computacional e universal, desta forma, não importa como uma rede foi projetada ou qual sistema operacional é usado para gerenciá-la, contando que ela use o TCP/IP isso permite a comunicação com outras redes.

Endereço de cada computador (endereço IP)

Internet e os órgãos de controle da rede

Para que a coisa funcione é necessário que cada computador de cada rede tenha uma identificação própria e distinta, essa identificação é chamada de endereço IP ou apenas IP. O IP é uma sequência numérica com quatro grupos, veja um exemplo: 200.158.141.6

Desta forma, cada computador assume uma identificação única e com isso torna-se possível um computador comunicar com outro pela internet.

Dependendo do tipo de conexão que você tem com a internet, esse número poderá ser único (IP fixo) ou alterar cada vez que você fizer uma conexão com a internet (IP dinâmico).

Limitação geográfica da internet

A internet não tem limitação geográfica, isto permite que o meu computador possa comunicar tanto com um micro na minha cidade como em outro país. Isto é possível graças às redes de comunicação entre os países, essas redes utilizam cabos de fibras ópticas e ligam um país a outro através de cabos submarinos.

Quem administra a internet?

A internet não tem uma central, dono, administrador, presidente ou responsável legal. O que existe são orgãos reguladores que atua dentro de uma determinada área. Veremos alguns deles.

W3C

O World Wide Web Consortium (W3C) é um consórcio formado por algumas empresas de tecnologia para desenvolver os padrões web para a criação e manutenção de websites.

Para alcançar seus objetivos, a W3C possui diversos comitês que estudam as tecnologias existentes para a apresentação de conteúdo na Internet e criam padrões de recomendação para utilizar essas tecnologias. Com a padronização, os programas conseguem acessar facilmente os códigos e entender onde deve ser aplicado cada conhecimento expresso no documento.

Apesar de o W3C não ser muito conhecido no Brasil, padrões seus como HTML, XHTML e CSS são muito populares. Contudo, em muitos casos são usados de forma errônea devido ao desconhecimento da especificação.

É um dever de todo desenvolvedor Web respeitar e seguir os padrões do W3C, pois de outro modo poderá impor barreiras tecnológicas a diversas pessoas, desestimulando e até mesmo impedindo o acesso a suas páginas.

(wikipedia)

ICANN

A ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (órgão mundial responsável por estabelecer regras do uso da Internet ) é uma entidade sem fins lucrativos e de âmbito internacional, responsável pela distribuição de números de "Protocolo de Internet" (IP), pela designação de identificações de protocolo, pelo controle do sistema de nomes de domínios de primeiro nível com códigos genéricos (gTLD) e de países (ccTLD) e com funções de administração central da rede de servidores.

CGI - Comitê Gestor da Internet no Brasil.

O CGI é um orgão criado para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no Brasil. Composto por empresas, governo, terceiro setor e comunidade científica.

O CGI administra os domínios com a terminação (.br) e mantém o site registro.br criado para atender a demanda de registro e manutenção de domínios

Domínio: Como registrar um domínio nacional e internacional

Para que serve um domínio? Como registrar um domínio nacional e internacional? Se você não está familiarizado com registros e manutenção de domínios, creio que este post poderá ajudá-lo. Como é um assunto amplo, resolvi criar uma série de perguntas com suas respectivas respostas.

O registro do domínio, bem como a escolha do nome do domínio, faz parte do projeto de sites. Uma outra etapa importante do projeto e escolha da hospedagem do site. Vamos às principais perguntas relacionadas a domínio e a registro de domínio nacional e internacional.

Para que serve um domínio

O domínio serve para criar um nome amigável para o seu site e ao mesmo tempo torná-lo distinto dos demais. Ele também pode ser usado como uma estratégia de marketing.

Como escolher um domínio

Pense em algo de fácil memorização. Nomes muito extensos ou complicados tendem a gerar problemas. Eu trabalhava em uma empresa chamada sphera, cujo domínio é sphera.com.br. Agora, imagine a dificuldade que é explicar o endereço do site pelo telefone, por exemplo.

O que é domínio nacional

Domínio nacional são todos os domínios com a terminação .br, cujo registro é feito no Brasil e está sob responsabilidade do CGI-Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Um ponto importante a observar é que a terminação .br tem inúmeras categorias de registro. Há categorias para empresas comerciais, profissionais liberarias, indústrias, pessoas físicas, entre outros. A lista dessas categorias podem ser vistas aqui:

O que é domínio internacional

Domínio internacional são domínios registrados fora do Brasil e portanto sem a terminação .br. O mais conhecido de todos é o .com que apesar de ser internacional pode ser registrados por intermédio de algumas empresas brasileiras, como a Locaweb.

Quanto custa registrar um domínio

Os domínios nacionais giram em torno de R$ 30,00 (ano) e os internacionais tem grande oscilação de preços, mas é possível registrar a partir de R$ 15,00 (ano). Consulte o site www.registro.br e www.locaweb.com.br

Qual o tempo de validade de um domínio

Inicialmente um ano, mas é possível registrar o domínio para um período maior. Independente do tempo registrado, é necessário fazer a renovação do registro sempre que o prazo expirar.

O que eu preciso para registrar um domínio

O nome do domínio, e os endereços de DNS do local onde seu site vai ficar hospedado. Os endereços DNS são fornecidos pela empresa onde você contratar o plano de hospedagem.

Onde registrar domínio nacional e internacional

Domínio nacional: www.registro.br e www.locaweb.com.br

Domínio internacional: www.locaweb.com.br e www.register.com

A internet no Brasil

A internet está presente na vida de milhares de brasileiros e a cada dia ganha novos adeptos, mas quando foi que a internet começou no Brasil? Veremos um breve comentário da História da Internet no Brasil.

A internet começou no Brasil em 1991 com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), tudo era ainda muito experimental, mas foi o inicio da pesquisas brasileiras.

Em dezembro de 1994 a Embratel lança o serviço experimental a fim de conhecer melhor a Internet.  E depois em 1995 com a  iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, foi feito a abertura ao setor privado para exploração comercial da população brasileira.

No final da década de 90 houve a criação da chamada bolha da internet, onde diversas empresas investiram muito dinheiro apostando na internet como forma de comércio eletrônico. O negócio não deu muito certo e pouco tempo depois houve o estouro da bolha onde muitas empresas e sites tiveram que encerrar suas operações.

De quando a internet começou no Brasil até hoje, muita coisa mudou, a velocidade, a forma de acesso e naturalmente a sua popularidade.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.