Supletivo: Ensino fundamental e ensino médio
Supletivo: Ensino fundamental e ensino médio. Dicas, informações e perguntas e respostas sobre o EJA – Educação de Jovens e Adultos, antigo supletivo. Veja as informações sobre o Encceja para a prova de certificação do ensino médio.
Índice deste artigo
Estudar é preciso. Em tempos de globalização e de avanços significativos nas áreas tecnológicas, o aprendizado tornou-se algo indispensável para qualquer pessoa. Mas o que fazer se você "passou do tempo ideal" de estudar e não conseguiu sequer concluir o ensino fundamental ou o ensino médio?
Um curso supletivo já foi visto no passado com certas reservas. Talvez o desconhecimento desta modalidade de ensino e o comodismo de muitos tenham contribuído para que isto ocorresse. O supletivo ou EJA (Educação de Jovens e Adultos), como é mais conhecido hoje, é sem dúvida uma alternativa viável, séria e que certamente tem trazido muitos benefícios a todos que recorrem a ele.
Quem pode fazer supletivo?
Normalmente o ensino supletivo é dividido em supletivo de ensino fundamental ou o antigo supletivo de 1º grau e o supletivo de ensino médio ou supletivo de 2º grau. Pode ser feito em todo o Brasil e tem certificado reconhecido pelo MEC. Para fazer um curso supletivo basta ter mais de 15 anos de idade para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.
Como é feito?
Atualmente existem várias formas de conclusão dos estudos pela modalidade EJA. Veja abaixo as forma que melhor atende suas necessidades:
Provas anuais – Secretarias de educação
As provas do supletivo são feitas uma ou duas vezes por ano, dependendo do estado e fica a cargo da Secretaria Estadual da Educação definir os critérios para a aplicação da prova. Os alunos deverão se preparar com estudos específicos e de conhecimentos gerais, estes estudos podem ser feitos pelo próprio candidato ou em escolas preparatórias para as provas.
Procure a secretaria estadual de educação de sua cidade ou uma escola mais próxima e informe-se. Se você mora em uma das principais cidades do país, poderá consultar aqui as escolas com supletivo em sua cidade.
Links de algumas secretarias estaduais de educação com mais informações sobre o supletivo em seu estado:
Provas anuais – Encceja
O Ministério da Educação mantém o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) que é um exame nacional para certificação de jovens e adultos. Ele funciona de duas formas:
- Certificação de ensino fundamental para residentes no país
- Certificação de ensino fundamental e médio para brasileiros residentes no exterior
Informações sobre o exame nacional Encceja pode ser obtido aqui: https://portal.inep.gov.br/web/encceja
Prova do Enem
A mais recente alternativa para você concluir seus estudos é através do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, que a partir de 2010 passou a oferecer esta opção. Funciona assim:
Inscrição. Você deve fazer a inscrição para o Enem e no ato da inscrição informar que quer usar a prova para a certificação de conclusão do ensino médio. Neste ato você deverá também escolher uma instituição certificadora que ira fazer a emissão do seu certificado de conclusão. As instituições certificadoras são as próprias secretarias estaduais de educação e os institutos federais.Prova. Você faz a prova e precisa tirar pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento para a prova objetiva e 500 pontos na redação. Veja aqui como funciona o ENEM. Cada uma delas tem valor máximo de 1000.Certificação. Depois basta procurar a instituição que você indicou para emissão do certificado de conclusão e aguardar o prazo legal para a emissão do documento.
Infelizmente a opção acima de fazer a prova do Enem com o objetivo de certificação do ensino médio, não está mais disponível. Agora a opção é fazer a prova do Encceja.
Perguntas e respostas sobre supletivo
Quem faz supletivo pode fazer faculdade?
Sim. Ao concluir o ensino médio de um curso supletivo, você receberá o certificado de conclusão com a mesma validade de uma escola regular.
Quem faz supletivo pode ter problemas para encontrar emprego?
Seria muita estupidez de uma empresa negar um posto de trabalho a uma pessoa, alegando que sua formação fundamental e média tenha sido por curso supletivo. Se o Mec conferiu o certificado é porque o aluno atingiu o objetivo necessário para tal.
Onde encontrar materiais de estudos?
Para quem for fazer as provas e não tem o material didático para estudar, poderá consultar este link que indica livros e materiais para o supletivo. Outra opção é acessar os conteúdos da TV escola. Para consultar as disciplinas do ensino fundamental e ensino médio, navegue no site e vá em dicas pedagógicas.
Outras dúvidas respondidas
Onde encontrar escolas com supletivo?
Consulte também o link Escolas com Supletivo que coloquei no texto acima, ele irá direcionar você para uma página com dezenas opções de escolas com supletivo, principalmente em capitais ou nas principais cidades do país. luis.blog.br
Supletivo no exterior
parei no segundo ano do esino medio, e gostaria por gentileza de saber se e possivel eu teminar esses dois anos que me falta desde aqui.jaqueline pereira de oliveira // ESPANHA-Valladolid
Supletivo no exterior
assim como muitos brasileiros que parte do Brasil em busca de melhorar de vida, eu sou só mais um de muitos, porem como muitos também gostaria de retorna ao meu pais, porem ainda falta juntar um pouco mais de grana para isso, com tudo, aqui existem também brasileiros que em seus estados teve qe abandonar suas escolas por sonhos, mais esses penso eu que adoraria ter a oportunidade de se forma e nao so volta para o Brasil com dinheiro para montar seu pequeno negocio mais ter ensino o suficiente para manter, eu não sei quem vai ler esse comentario mais goataria que alguma autoridade refleti-se sobre isso, pois a minha ideia é que em cada embaixada do Brasil espalhada pelo mundo, como a daqui da Belgica, poderiamos ter a oportunidade de presta os exames para o ensino fundamental e o ensino médio, ja que pra pordemos fazer alguns cursos tecnicos como no Sebrae e Senai exigem o ensino fundamental, aqui vai meu apelo, samos muitos brasileiros que sai do país para trabalhar e optor por isso por que viviam nada bem em seus estados, mais tambem sao muitos que retorna sem nada e ainda poir cima seu estudo algum, isso séria somente uma oportunidade para nós que aqui estamos, poder melhorar nossa expectativa de vida mesmo se retornamos sem dinheiro porém com o diploma.
Desde já meu muito obrigado.leonardo ribeiro // Bruxelas ( Belgica)
Qual a idade para fazer supletivo
oi eu tenho 13 anos e parei no segundo semestre da segunda série tem como eu fazer supletivo até a sétime ou oitava série?
(obs) se possivelmadar o e-mail ok
obrigadodiego // são paulo
Qual a idade para fazer supletivo
Olá,tenho 16 anos e estou no 2º ano, mais preciso urgentemente concluir o 2º grau. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade para mim fazer um supletivo.
Obrigada!Suéllen Batista da Silva // Cachoeiro de Itapemirim
Qual a idade para fazer supletivo
O supletivo é gratuito?
Veja também
- 10 itens sobre e-mail ou correio eletrônico: Conceito e exemplos de serviços
- 10 itens sobre escrever bem: introdução, redação e livro
- 10 itens sobre faculdade EAD no MEC: autorização, credenciamento e mais
- 10 itens sobre o currículo ou curriculum para arrumar emprego
- Conta Bancária: conta simplificada, salário e direitos do correntista
- Onde tem Curso Técnico em Transações Imobiliárias e Seguros?
- Cursos de graduação e faculdades em Natal/RN
- População do estado de São Paulo, maiores e menores cidades
- Quais as melhores rodovias do Brasil. As estradas paulistas são melhores?
- TRT-BA 05