O que é marketing, quais os tipos? Ele funciona?

Artigo com a definição de marketing e os diversos tipos, como direto, indireto, social, previsão ou antecipativo, de respostas, entre outros. Veja como fazer reclamações de atendimento telefônico, telemarketing e SAC pela internet. Conheça as opções para registrar sua reclamação de telemarketing.

Home » Cidadania

Para entender melhor os tipos de marketing existentes, devemos compreender corretamente o conceito de marketing e os diversos tipos ou modalidade. As vezes o termo é confundido com propaganda ou publicidade, as vezes é confundido com vendas. Vamos entender melhor.

O que é marketing?

A palavra marketing deriva do inglês (market) que quer dizer mercado em português, ou seja, local de compra e venda.  No entanto, o conceito de Marketing vai muito além das palavras.

Podemos dizer que marketing é todo processo que tem como função, analisar, identificar e prever de antemão as necessidades de seu cliente, buscando satisfazê-lo da melhor forma possível. Assim a empresa lucra, pois quando o cliente pensar em determinado produto, imediatamente lhe vira a mente a imagem da marca e do produto que melhor atende suas necessidades. Ou seja, o marketing é benéfico tanto para o cliente quanto para a empresa.

Modalidades e tipos de marketing

Marketing Direto

A propaganda é a alma do negocio. O marketing direto busca atingir rapidamente o consumidor, para isso ele trabalha com ferramentas que possibilitam atrair o publico alvo, adquirir novos clientes e fidelizar os já existentes. Propagandas nos diversos meios de comunicação como jornais, rádios, TV e internet são exemplos de marketing direto.

Marketing indireto

Quando se coloca o produto, logotipo ou marca em uma novela, filme, ou jogo de futebol estamos fazendo marketing indireto. Nesta modalidade de marketing o consumidor não tem a possibilidade de ignorar diretamente o anuncio.

Marketing social

Modalidade de marketing onde a empresa patrocina eventos, projetos ou causas sociais apoiadas por uma grande parcela da população. As empresas tem procurado investir cada vez mais neste tipo de marketing que gera uma imagem muito positiva da empresa.

Marketing de resposta

Esta modalidade de marketing busca responder as demandas do consumidor por um determinado produto ou serviço. Isto é feito nos bastidores, nas linhas de montagens ou nas salas de projeto. O objetivo é criar algo que o produto ou o serviço em si seja um produto de marketing. Poderíamos chamar também de “marketing dos sonhos”, pois qual empresa não gostaria de ter um produto assim.

Marketing de previsão ou antecipativo

Busca prever e analisar necessidades futuras dos clientes. O que essa parcela da população vai desejar consumir no ano que vem? Esta é uma pergunta comum desta modalidade de marketing que pode ser arriscado, pois nem sempre as tendências do mercado atual corresponderão às realidades futuras.

Marketing de criação de necessidades

Uma das formas mais novas e agressivas de marketing, ela busca criar nas pessoas uma necessidade que até então elas nem imaginavam que pudesse existir.

Nesta modalidade não é o mercado quem dirige a empresa, mas sim a empresa quem de certa forma dirige a demanda do mercado. Como exemplo deste tipo de marketing podemos citar a criação do (Ipad) da empresa Apple, que gerou no mercado a nível mundial uma demanda por um produto que ate então não existia.

Marketing digital

Este tipo de marketing é a sensação do momento e pode ser aplicado a toda a estratégia intencional de promover um produto, serviço, marca ou empresa na internet, através de sites, blogs, redes sociais, sites de vídeos, e-mail marketing e outros canais de comunicação online ou que usa a internet como plataforma.

Muito debatido, mas pouco compreendido por muitos, o marketing digital passa por um momento de euforia e saturação de algumas estratégias.

Marketing pessoal

Este é um tipo usado por indivíduos para promoverem a si mesmos ou a outra pessoa. Normalmente ele está relacionado a melhorar a imagem da pessoa, sua postura física, maneira de falar e se comunicar, locais onde ele deve aparecer mais, formas de exibição e outras estratégias que ajudam a promover a imagem de uma pessoa, seja um político, empresário, palestrante, consultor ou outro tipo de personalidade qualquer.

O marketing funciona?

Sim, desde que seja feito de maneira correta. Muita gente confunde marketing com poluição de comunicação, exibição e exposição de um produto, marca ou pessoa qualquer. Não é isso. Para uma campanha bem sucedida é preciso uma pesquisa para entender a real situação e um bom planejamento onde possa der definido a melhor estratégia de comunicação, bem como onde e quando atuar.

Reclamações de atendimento telefônico, telemarketing e SAC pela internet

No mundo comercial em que vivemos ser mal atendido, ou comprar algo que não está da forma em que foi anunciado, entre outras situações em que como clientes e consumidores somos submetidos, e quando resolvemos fazer uma reclamação sobre determinado serviço, já temos consciência de que o processo de reclamação é bastante extenso e complicado, nos fazem a mesma pergunta varias vezes até que chega uma hora em que cansamos e desistimos de realizar a reclamação.

Para que você não precise passar por essa situação, o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, nos permite que seja feita as Reclamações de Atendimento Telefônico, Telemarketing ou SAC, agora todos estes serviços pela Internet, reclamações bem como de Banco Comercial, Cartão de Credito, Energia Elétrica, Financeiras, Plano de Saúde, Seguradoras, Telefonia Celular, Telefonia Fixa, Transporte Aéreo, Transporte Terrestre e TV por Assinatura.

Com este serviço online, a comodidade e facilidade são bem melhor e menos estressantes, e conseguimos realmente realizar relatos sobre as reclamações  pretendidas, sem ter a necessidade de ouvir varias vezes a mesma pergunta ou ser transferido para outro atendente e ter que repetir tudo o que já foi tido novamente, um constrangimento enorme que também acaba sendo um mal atendimento, não seria?

Este serviço serve para que você relate o problema que teve com os serviços mencionados a cima e seu relato servirá para que tais serviços sejam fiscalizados e também para que sejam tomadas outras medidas do SNDC - Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, caso sua reclamação seja mais grave procure pelo PROCON, Defensoria, Ministério Publico, ou por Entidades Publica.

Como usar o serviço pela Internet?

A maneira de usar o serviço de reclamações pela Internet é bem simples, basta você acessar o site do Sindec, escolher o serviço que você deseja realizar o relato, será necessário preencher um cadastro básico, descrever algumas informações sobre a empresa, bem como o numero do telefone que você ligou para realizar a reclamação, também o numero do protocolo de reclamações, e finalmente responder o questionário pedido.

Nesse questionário você deverá escolher uma ou mais opções que melhor descreva seu atendimento, ou sua necessidade de relato, será encontradas opções tais como as dificuldades encontradas durante o atendimento, o não cumprimento do que a empresa prometeu, entre outras opções que encaixar melhor no que você deseja relatar.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.