Office 2007, 2010 à versão atual: mudanças e novos Recursos

Artigo com uma comparação entre o Office 20017, 2010 a a versão atual, mostrando as mudanças e evoluções que o pacote sofreu. Como proceder para fazer o Excel quebrar texto automaticamente na célula quando ele exceder o limite de largura da célula? É possível fazer isso?

Home » Tecnologia

O Office é um dos mais tradicionais programas de computadores que temos disponíveis, ele foi consagrado como a ferramenta ideal para os escritórios com o software Excel, Word, Power Point, dentre outros.

Diversas versões já foram lançadas e nesse artigo analisaremos algumas mudanças que ocorreram desde a versão 2007 até a versão atual.

Quando a versão 2010 do pacote de produtividade Office da Microsoft foi lançada e ela trouxe algumas mudanças significativas em relação à versão anterior, o Office 2007. Veremos uma breve análise das mudanças que ocorreram.

Office 2007

Office 2007

Tela do Office 2007

Quando o Office 2007 foi lançado uma coisa ficou muito evidente: uma nova interface. A mudança visual foi a mais impactante da história do aplicativo. Houve resistência e dificuldades de adaptação com a tela sem os tradicionais menus que já estavam bem assimilados pelos usuários.

Office 2010

Office 2010

Tela do Office 2010

Na versão 2010, o Office manteve parte da estratégia visual do 2007, apresentando apenas algumas mudanças como a volta do menu ”arquivo”. Na verdade ele já existia na versão anterior, mas lá ele estava como ícone e isto parece que não foi percebido por muitos usuários, daí, a mudança.

Novos recursos do Office 2010

Mas as grandes novidades do Office 2010 foram os novos recursos que foram incorporados, dentre eles destaco os seguintes:

  • Recorte de imagens no Word: Muito simples de fazer. O Photoshop vai ficar com inveja.
  • Edição de vídeos no Power-Point: Dá para cortar um vídeo e fazer outros ajustes.
  • Mini gráficos no Excel: Achei o máximo este recurso. Dá para fazer gráficos por linha e dentro da própria linha. Os financistas vão gostar muito disso.
  • Efeitos em imagens no Word: O Word caprichou na atenção à imagens. Há inúmeros efeitos para serem aplicados a imagens, tudo ao estilo selecione e aplique.

Pontos negativos do Office 2010

Não vi muitos, mas quero ressaltar apenas um: O corretor ortográfico do Word. Ele ainda é o melhor dos corretores que conheço, mas no caso do português poderia melhorar.

Office atual

De um tempo para cá a Microsoft deixou um pouco de lado seus tradicionais lançamentos em versões, focando mais em um produto único com atualizações constantes e assim perdeu-se um pouco aquela ideia de uma versão após a outra versão. Atualmente nós temos o Office e ele constantemente está sofrendo modificações.

Em relação as versões anteriores citadas, o Office atual traz diversas mudanças como veremos abaixo:

  • Assinatura: talvez a mais importante delas seja o fato de que foi incluído um sistema de compra por assinatura e assim você tem um software atualizado constantemente e pagar um valor anual de assinatura e não necessariamente uma compra vitalícia como tínhamos antigamente. A compra vitalícia ainda existe, mas o modelo de assinatura é o que está mais evidente.
  • Versões web: Outra mudança muito significativa foi o fato do Office teria ido para web e agora é possível você acessar Word, Excel e outros programas do pacote através do navegador sem precisar de ter a versão instalada em seu computador. Este é um recurso bastante interessante especialmente para as pessoas que estão em movimento e preciso utilizar o pacote onde quer que estejam.
  • Nuvem: com a integração com o onDrive, agora podemos gravar arquivos locais ou na nuvem e este é um recurso muito interessante pois permite que você trabalhe com uma planilha do Excel em qualquer lugar que você esteja, uma vez que ela pode ser armazenada no onDrive e acessado pela versão web em qualquer dispositivo conectado à internet.

Ouvir diversas mudanças e melhorias nas funções internas do programa como na interface, os sistemas de menos, na integração, dentre outros.

Exemplo do Excel

Veja abaixo um exemplo de uso do Excel: Como quebrar texto automaticamente na célula.

Quem trabalha com o Microsoft Excel já deve ter percebido que basicamente tudo é feito dentro de células e estas são resultados da junção de uma linha com uma coluna. Cada célula tem o seu próprio endereço que é a letra da coluna e o número da linha. Exemplos: A1 para a célula que está na coluna A e na linha 1, G9 para a célula que está na coluna G e na linha 9, entre outras.

Quebrar texto automaticamente na célula

Mas para trabalhar com certos conteúdos dentro das células é necessário explorar um pouco a ferramenta para obter os resultados necessários. Quando você trabalha com textos, por exemplo é comum a largura da célula ser insuficiente para caber todo o texto digitado, neste caso ao invés dele fazer uma quebra no texto para permitir que ele se ajuste à célula, normalmente ele invade os espaços das células vizinhas.

Mas é possível fazer a quebra de texto, manual ou automaticamente. Veja o tutorial abaixo.

Passo 1:

Primeiro digite um texto qualquer de forma que ele exceda o limite ou a largura da célula.

quebrar texto automaticamente

Passo 2:

Posicione o cursor sobre a célula que deseja quebrar o texto, clique no ícone de alinhamento e marque a opção: Quebrar texto automaticamente.

Quebra automática de textos excel

Passo 3:

Depois deste procedimento haverá a quebra conforme mostrado na imagem abaixo:

Excel - Quebrar textos

Você poderá fazer este procedimento mesmo antes de digitar o texto e também poderá fazer em um grupo de células ou até na planilha inteira. Neste caso, selecione as células onde deseja quebrar os textos e repita o procedimento mostrado no passo 2.

Mesclar e centralizar

Mas caso não seja este o resultado desejado, você poderá colocar o texto no espaço de várias células, para isso realize os seguintes procedimentos:

Passo 1:

Digite um texto qualquer:

Mesclar e centralizar

Passo 2:

Selecione as células onde deseja que o texto fique e depois clique na opção Mesclar e Centralizar.

Excel - Mesclar e centralizar

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.