Internet, ferramenta de trabalho para empresas e colaboradores

A internet é uma ferramenta de trabalho? De que forma ela poderá contribuir para empresas e colaboradores? Veja a análise.

Home Cidadania

A internet é usada para os mais diversos fins. Desde funções produtivas e que trazem alguma edificação até funções nocivas à vida. Dentre as diversas possibilidades de uso da internet, duas se destacam: trabalho e fonte de informação.

A internet como ferramenta de trabalho

Como ferramenta de trabalho, a internet trouxe uma nova visão do conceito de trabalho pois permitiu as empresas e colaboradores experimentarem formas de comunicação e trabalho jamais vistas antes.

Tínhamos o telefone, mas ele cumpria apenas parte do processo de trabalho. Com a internet, em muitos casos é possível fazer quase todo o trabalho online. Isto tornou empresas e pessoas mais produtivas.

E-mail, Skype, Whatsapp, lojas virtuais, redes sociais, blogs, entre outros. Tudo isso pode e deve ser usado como ferramenta de trabalho. Existem pessoas que alavacam negócios em blogs, vendem produtos em redes sociais, fazem atendimento pelo Whatsapp, propagandas no Facebook e Google, conferências pelo Skype, controlam tarefas no Google Docs ou no Office 365 e comunicam com clientes, colaboradores e fornecedores por e-mail.

Segue abaixo algumas opções de trabalho usando a internet como ferramenta:

Para comunicação

Este é o grande forte da internet, possibilitar o uso de ferramentas para estabelecer os mais diversos tipos de comunicação, podendo ser individual, em grupo ou comunicação em massa. Para isso, há as seguintes ferramentas: e-mail, blogs, Whatsapp, Skype, Facebook, Twitter, Instagram, entre outras.

Escritório e produtividade

Trabalhar remotamente, em grupo e poder compartilhar todo o trabalho com outras pessoas ou mesmo poder acessar seu próprio trabalho de qualquer lugar seria impensável até pouco tempo atrás. Mas usando algumas ferramentas de produtividade e para escritório isto é perfeitamente possível. Dentre elas destacamos:

  • Google Docs. Conjunto de serviços do Google que provê diversas ferramentas para edição de textos e formulários, planilha, armazenamento e outros.
  • Office 365. Pacote da Microsoft que levou para a web o poder se seu famoso pacote de escritório, o Office com seus conhecidíssimos Word, Excel e Power Point

Ligações telefônicas

Há várias opções de usar a internet para fazer ligações telefônicas ou para substituir as ligações tradicionais por métodos alternativos. Destacamos o Skype e o Whastapp, apesar de existirem outras ferramentas.

Propagandas e divulgação

Falar com as pessoas é também apresentar a elas seus produtos e serviços, bem como apresentar sua marca, empresa, ideias, conceitos e outros. Isto pode ser feito com mensagens simples e curtas e as vezes requer conteúdos mais extensos. Pode ser feito em forma de texto, imagem, vídeo ou outro. Para esses fins, as ferramentas abaixo podem ser úteis:

  • Blogs (WordPress e Blogspot, por exemplo)
  • Útil para produção de conteúdo e explanação detalhada de produtos, serviços ou ideias.
  • Twitter, Facebook e Instagram: Pode ser usado para criar engajamento com a marca ou a empresa, bem como para prover propaganda.
  • Google Adwords: Ferramenta para propaganda em links patrocinados no Google e na rede de sites parceiros.

Relacionamento com clientes e fornecedores

Os já citados acima, blogs e redes sociais são ótimos para fazer a aproximação de clientes e fornecedores, tirar dúvidas e estabelecer um canal de comunicação eficiente com todos.

Vendas

As tradicionais lojas virtuais são opções para quem tem um catálogo de produtos bem definido. Mas existem opções de venda direta em redes sociais para pessoas com um produto apenas ou para uma lista bem limitada. Mercado Livre e ferramentas similares também podem ser adotadas e geralmente produzem bons resultados.

Para quem deseja vender direto nas redes sociais e não sabe como implementar formas de receber o pagamento, pode-se consultar ferramentas como o Pagseguro onde ele possibilita você enviar o link de pagamento para o cliente e eles fazem o resto.

Aulas e educação

Existem diversas ferramentas para educação, como as que são usadas pelas faculdades para criar os ambientes virtuais, também chamados de AVA para os alunos dos cursos de educação a distância. Existe um gratuito da Unicamp chamado de Moodle e um pago que é o Blackboard.

Todos os exemplos acima são de ferramentas existentes e que podem ser usadas por qualquer pessoa sem grandes conhecimentos de tecnologia. Para as empresas há ainda a opção de criar suas próprias ferramentas baseadas em internet.

internet é uma ferramenta de trabalho e deve ser encarada como ferramenta de trabalho. É verdade que merece atenção dos gestores a maneira como ela está sendo usada e de que forma ela está contribuindo para os resultados da empresa, mas ignorá-la seria perder muito.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2019 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio