A internet como ferramenta de trabalho para empresas e colaboradores

A internet é uma ferramenta de trabalho? De que forma ela poderá contribuir para empresas e colaboradores? Veja a análise mostrando como pode ser usada no escritório, no marketing digital, na comunicação e em outros setores de uma empresa.

Home » Cidadania

Desde que a internet surgiu as pessoas tem usado a internet para os mais diversos fins, como ela foi criada inicialmente em meios acadêmicos e de pesquisa, quando ela chegou no âmbito comercial e mais tarde um pouco popularizou-se a todas as pessoas, ela não tinha exatamente um propósito muito específico e portanto coube às pessoas criar as formas de uso da internet ou a sua aplicação da melhor maneira possível.

Desta forma é possível fazer o uso da internet para comunicação, para realizar vendas on-line, para prestar serviços, para divulgar produtos, marcas de outros, bem como uma infinidade de aplicações que pessoas empresas podem criar ou modificar de acordo com a necessidade que cada um tem.

Objetivo desse artigo é mostrar a internet como ferramenta de trabalho, quer seja para pessoas ou para as empresas e como ela pode ser útil se bem utilizada para promover melhorias no ambiente de trabalho e trazer mais resultados para as empresas.

A internet como ferramenta de trabalho

Como ferramenta de trabalho, a internet trouxe uma nova visão do conceito de trabalho pois permitiu as empresas e colaboradores experimentarem formas de comunicação e trabalho jamais vistas antes.

Tínhamos o telefone, mas ele cumpria apenas parte do processo de trabalho. Com a internet, em muitos casos é possível fazer quase todo o trabalho online. Isto tornou empresas e pessoas mais produtivas.

E-mail, Skype, Whatsapp, lojas virtuais, redes sociais, blogs, entre outros. Tudo isso pode e deve ser usado como ferramenta de trabalho. Existem pessoas que alavacam negócios em blogs, vendem produtos em redes sociais, fazem atendimento pelo Whatsapp, propagandas no Facebook e Google, conferências pelo Skype, controlam tarefas no Google Docs ou no Office 365 e comunicam com clientes, colaboradores e fornecedores por e-mail.

Segue abaixo algumas opções de trabalho usando a internet como ferramenta:

Para comunicação

Este é o grande forte da internet, possibilitar o uso de ferramentas para estabelecer os mais diversos tipos de comunicação, podendo ser individual, em grupo ou comunicação em massa. Para isso, há as seguintes ferramentas: e-mail, blogs, Whatsapp, Skype, Facebook, Twitter, Instagram, entre outras.

Escritório e produtividade

Trabalhar remotamente, em grupo e poder compartilhar todo o trabalho com outras pessoas ou mesmo poder acessar seu próprio trabalho de qualquer lugar seria impensável até pouco tempo atrás. Mas usando algumas ferramentas de produtividade e para escritório isto é perfeitamente possível. Dentre elas destacamos:

  • Google Docs. Conjunto de serviços do Google que provê diversas ferramentas para edição de textos e formulários, planilha, armazenamento e outros.
  • Office 365. Pacote da Microsoft que levou para a web o poder se seu famoso pacote de escritório, o Office com seus conhecidíssimos Word, Excel e Power Point

Ligações telefônicas

Há várias opções de usar a internet para fazer ligações telefônicas ou para substituir as ligações tradicionais por métodos alternativos. Destacamos o Skype e o WhastApp, apesar de existirem outras ferramentas.

WhatsApp se tornou praticamente a ferramenta principal de comunicação entre as pessoas, desta forma substituindo sensivelmente as ligações tradicionais, isto tanto no contato entre as pessoas, bem como no uso das empresas já que o WhatsApp dispõe da chamada conta comercial onde é possível estabelecer uma forma de atendimento on-line com diversos serviços e recursos agregados para a empresa.

Além de um ganho significativo no sentido financeiro pela economia que você tem com a conta telefônica, o uso do WhatsApp traz muitos benefícios por ser uma ferramenta popular e usada por praticamente todas as pessoas. Assim promove economia para empresa e comodidade para o cliente, fornecedor ou a população em geral.

Propagandas e divulgação

Falar com as pessoas é também apresentar a elas seus produtos e serviços, bem como apresentar sua marca, empresa, ideias, conceitos e outros. Isto pode ser feito com mensagens simples e curtas e as vezes requer conteúdos mais extensos. Pode ser feito em forma de texto, imagem, vídeo ou outro. Para esses fins, as ferramentas abaixo podem ser úteis:

  • Blogs (WordPress e Blogspot, por exemplo): Útil para produção de conteúdo e explanação detalhada de produtos, serviços ou ideias.
  • Twitter, Facebook e Instagram: Pode ser usado para criar engajamento com a marca ou a empresa, bem como para prover propaganda.
  • Google Adwords e Facebook Ads: Ferramenta para propaganda em links patrocinados no Google e na rede de sites parceiros.

O chamado marketing digital que é o conjunto de estratégias que você pode utilizar nas redes sociais, sites, blogs e outras ferramentas on-line para promover o contato com clientes ou prospectar novos clientes, traz ganhos enormes para as empresas tanto no sentido de custo mais baixo, como na possibilidade de estabelecer um relacionamento mais pessoal e individualizado com cada pessoa.

Marketing digital tornou-se a grande estratégia das empresas para comunicação e muitos profissionais tem se engajado no uso dessas ferramentas para tirar maior proveito do mercado digital e assim trazer mais resultados para as empresas

Relacionamento com clientes e fornecedores

Os já citados acima, blogs e redes sociais são ótimos para fazer a aproximação de clientes e fornecedores, tirar dúvidas e estabelecer um canal de comunicação eficiente com todos.

Vendas

As tradicionais lojas virtuais são opções para quem tem um catálogo de produtos bem definido. Mas existem opções de venda direta em redes sociais para pessoas com um produto apenas ou para uma lista bem limitada. Mercado Livre e ferramentas similares também podem ser adotadas e geralmente produzem bons resultados.

Para quem deseja vender direto nas redes sociais e não sabe como implementar formas de receber o pagamento, pode-se consultar ferramentas como o Pagseguro onde ele possibilita você enviar o link de pagamento para o cliente e eles fazem o resto.

Aulas e educação

Existem diversas ferramentas para educação, como as que são usadas pelas faculdades para criar os ambientes virtuais, também chamados de AVA para os alunos dos cursos de educação a distância. Existe um gratuito da Unicamp chamado de Moodle e um pago que é o Blackboard.

Todos os exemplos acima são de ferramentas existentes e que podem ser usadas por qualquer pessoa sem grandes conhecimentos de tecnologia. Para as empresas há ainda a opção de criar suas próprias ferramentas baseadas em internet.

internet é uma ferramenta de trabalho e deve ser encarada como ferramenta de trabalho. É verdade que merece atenção dos gestores a maneira como ela está sendo usada e de que forma ela está contribuindo para os resultados da empresa, mas ignorá-la seria perder muito.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.