Como ver sites antigos ou versões anteriores? Museu de websites

Conheça este projeto fantástico que é uma espécie de museu de websites, onde eles guardam as versões anteriores dos sites e permite rever como era as primeiras versões de praticamente qualquer site que tenha permanecido ativo por um tempo maior.

Home » Cidadania

Sites Antigos. Você se lembra da primeira versão do site do UOL? E o ZAZ (atual Terra)? Você consegue imaginar como eram os primeiros sites disponíveis na web? Veremos neste post como consultar as versões anteriores de praticamente qualquer site que você quiser.

Sites são produtos dinâmicos e estão constantemente em atualizações. De tempos em tempos, a maioria dos sites passam por uma reforma mais profunda, o chamado redesign. Com a mudança a versão antiga passa a não mais existir, certo? Não exatamente.

O site www.archive.org é uma espécie de museu de sites, ele guarda as versões anteriores de praticamente todos os sites, ficando disponível a consulta destes sites antigos. A ideia é muito interessante e funciona como uma espécie de museu de sites, já que tem basicamente a mesma finalidade.

Contudo, alguns deles apresentam certas deficiências e podem ter imagens e links quebrados, páginas faltando ou problemas com formatação, mas isto é perfeitamente aceitável para situações como essa e não traz prejuízo à proposta deste projeto.

O que o Archive faz é de tempos em tempos eles fazem uma captura ou cópia de um determinado site e guarda essa versão indexando ela naquela data. Não sei o critério que eles usam, mas ao longo de um ano pode haver várias capturas e assim cada site, depois de um tempo, terá várias versões preservadas ali.

Veja alguns exemplos:

Primeira versão do site do UOL:

Há uma captura na data de 23 de dezembro de 1996, como pode ser visto no link abaixo.

https://web.archive.org/web/19961223175947/https://uol.com.br/

Todas as versões anteriores do site do UOL:

No link abaixo você pode visualizar uma tela com as opções de ver as versões antigas do Uol desde 1996 até os dias atuais:

https://web.archive.org/web/*/uol.com.br

ZAZ (antigo Terra), primeiro site:

https://web.archive.org/web/19970420171023/https://www.zaz.com.br/

Todos os sites antigos do ZAZ:

https://web.archive.org/web/*/https://www.zaz.com.br

As primeiras versões do site do Google:

https://web.archive.org/web/19981111183552/google.stanford.edu/

https://web.archive.org/web/19990125084553/alpha.google.com/

Uma das versões mais antigas que este museu de sites guarda é o primeiro site da Microsoft, com data de 20 de outubro de 1996:

https://web.archive.org/web/19961020014044/https://www.microsoft.com/

Veja o histórico de outros sites importantes:

Facebook: https://web.archive.org/web/*/www.facebook.com. Primeiro registro é de dezembro de 2008

Brasil.gov.br – Site oficial do governo federal do Brasil: https://web.archive.org/web/19981001000000*/brasil.gov.br. Primeiro registro é de dezembro de 2007.

Site da loja virtual do Submarino: https://web.archive.org/web/19990701000000*/www.submarino.com.br. Primeiro armazenamento foi feito em novembro de 1999.

Globo.com: https://web.archive.org/web/19990701000000*/https://www.globo.com/ Há um registro de fevereiro de 1999 e é o primeiro para o site da Globo.

Já o G1 (g1.com.br) tem o primeiro registro em em fevereiro de 1999, mas não era o site de notícias da Globo e sim um site chamado G1 Informática. Veja aqui: https://web.archive.org/web/19990125095512/https://www.g1.com.br/

O atual site do G1 tem seus primeiros registros armazenados a partir de 2007. Veja todo o histórico do site aqui: https://web.archive.org/web/20060101000000*/g1.com.br

Você deve se perguntar, como antes o g1.com.br era um site de uma empresa de informática e depois virou o site de notícias da Globo?

Bem, isto significa que o domínio ou nome do site (g1.com.br) foi registrado inicialmente por esta empresa. Quando a Globo resolveu usar este nome para seu site de notícias, uma das duas coisas seguintes deve ter ocorrido.

  • Primeiro. A empresa de informática desistiu do domínio, por motivo de fechamento da empresa, mudança de nome ou outra qualquer. Neste caso a desistência ocorre automaticamente quando o proprietário do domínio deixar de pagar a taxa anual de manutenção. Neste caso, o domínio se torna público novamente e pode ser registro por qualquer outra pessoa ou empresa.
  • Segundo. A Globo comprou da empresa de informática o domínio. Isto pode acontecer em muitos casos e desde que o proprietário esteja disposto a vender, pode ser feito normalmente. É como comprar ou vender carro usado. Há um processo de transferência de propriedade que garante a transação.

Cenário como este não é incomum na internet e diversas empresas que foram criadas com nomes comuns devem ter passado por isso também. Veja alguns exemplos, como:

Para consultar outros sites antigos, acesse www.archive.org. Sem dúvida é uma grande viagem nas versões anteriores dos sites.

Algumas observações

Nem todos os sites podem estar disponíveis, especialmente aqueles que ficaram pouco tempo disponíveis e depois foram descontinuados. Neste caso pode não ter havido tempo hábil para fazer uma captura dele.

Algumas capturas não estão disponíveis. Talvez por razões técnicas.

Em algumas capturas, os links, imagens e outros recursos podem não funcionar. O que acontece neste caso, especialmente com imagens é que ao fazer um site podemos incluir uma imagem a partir de outro site, domínio ou de fonte externa. ao fazer a cópia, pode ser que o Archive não consiga copiar esta imagem externa e ai ela pode ficar faltando. Também existe o fato de ela poder ter sido removida ou alterada de lugar.

O projeto pode ser muito útil não apenas com a finalidade de curiosidade, mas para obter uma informação antiga e que não está mais disponível. Isto aconteceu comigo, pois precisei recuperar algumas páginas deste blog e recorri ao Archive, pois sabia que ela teria as cópias antigas delas. Deu um pouco de trabalho, mas valeu a pena.

Quer dizer que uma vez publicado alguma coisa na internet não tem como apagar?

Se o sentido de apagar for desaparecer com aquela informação é bem possível dizer que isto não é possível, pois como visto aqui, mesmo que você apague do seu site, cópias dele porém já foram feitas. E o Archive pode não ser o único site que faça isso, mesmo que outros usem para outros fins e talvez nem disponibilize a informação publicamente, mas ele pode ter sido copiado. Os sites de buscas são exemplos que podem manter essas cópias também.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.