10 itens sobre as diferenças de ética e moral, valores e princípios

Os termos ética, moral, valores e princípios fazem parte do convívio social das pessoas. Por mais que elas não saibam o que cada um quer dizer, eles fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa.

Home » Educação

Ética, moral, valores e princípios

Os termos ética, moral, valores e princípios fazem parte do convívio social das pessoas. Por mais que elas não saibam o que cada um quer dizer, eles fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa que está inserida em um meio social, basta entender como cada um funciona que você vai saber como agir em algumas situações e quais são seus direitos.

O que vem a ser exatamente o termo ética? Como ela pode ser aplicada corretamente em exemplos do dia a dia e qual a sua importância para a nossa vida no ambiente familiar, social de uma maneira geral?

Princípios

Os princípios são valores pessoas que uma pessoa possui. Cada um tem seus princípios, mas eles não precisam ser seguidos por todos. Os princípios são valores pessoais que uma pessoa possui, o que segue que pode ser compartilhado por outras pessoas ou não. Valores como aceitação ou não de comer doces, vegetarianismo, ser carnívora ou não são valores princípios pessoais.

Valores

Os valores são princípios que podem ser compartilhados por um grupo que tenha algo em comum. É um princípio que várias pessoas acreditam nele e acaba se tornando algo coletivo, algo mais forte e que é seguido por um grupo. Os valores cristãos é um bom exemplo, pois aqueles que são adeptos do cristianismo compartilham os mesmos valores originários da cultura judaico-cristã.

Um exemplo

A pena de morte é um valor moral que pode ser aceito por algumas pessoas ou não. Não precisa ser regra, pode não ser compartilhado por um grupo social, mas não é necessariamente lei ou regra. Quando várias pessoas seguem um valor podemos dizer que há um compartilhamento. Muitas profissões, por exemplos tem um código de ética que é um conjunto de princípios e valores que precisam ser acatados por aqueles que optam por aquela profissão.

Moral e ética

Estes dois conceitos são bem facilmente confundidos. Não são complexos e são relacionados com a filosofia, fazendo parte da vida de todos. A moral é o principal deles. A moral é o conjunto de normas que regulam o comportamento das pessoas, compartilhados por um grupo social. São as pequenas regras que fazem as pessoas não agredirem umas às outras, que não matem, não machuquem o outro e não agridam uma outra pessoa normalmente.

Ética

A ética é um pouco diferente da moral, mesmo que no dia a dia as pessoas costumem usar os dois conceitos como se fossem iguais. A ética faz referência aos conceitos que impede o homem de ultrapassar o espaço da individualidade do outro. “Eu sei que eu posso roubar dinheiro do banco, mas não é ético estar com algo que me pertence”.

A ética gira em torno de como devemos agir ou como devemos viver. Cada pessoa terá o seu próprio “código de ética” que normalmente é influenciado pelo meio em que ela vive, pelas escolhas que esta pessoa fez e principalmente por existir ou não referenciais que possa ajudar a nortear as escolhas éticas.

Ética cristã

Como já foi citado acima acerca dos valores judaico-cristãos, ele se aplica também à ética. A sociedade ocidental foi fortemente influenciada pelos valores judaico-cristãos e com isso nossa ética também. É verdade que hoje os países ocidentais estão muito secularizados e em diversos setores não há mais esta referência, pelo menos não em termos visíveis e práticos.

Por que a ética é importante?

A ética é importante porque ela está relacionada diretamente com a transparência daquilo que fazemos e principalmente aquilo que somos, a definição de ética não é algo tão simples de fazer e ela pode ser entendido de forma diferente, portanto é preciso temos pelo menos uma definição para que possamos aplicar corretamente nossa vida.

Outro exemplo

Lembro de uma palestra de uns dias presidente do banco Santander do Brasil onde ele deu uma Excelente definição de ética, segundo ele é ética é aquilo que você pode conversar livremente com seus filhos na mesa do jantar à noite e aquilo que você pode contar para ele esquecer durante o dia.

Para concluir

Claro que existem outras definições mais filosóficas o que esta, mas se você tomar este exemplo como uma aplicação da ética verá como ela é importante e como é necessário você faltar suas ações princípios éticos, pois caso não teria problema nenhum conversar sobre eles abertamente me ensinar para outras pessoas, como o exemplo dos seus filhos.

[ref]

Referência:

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica

https://pt.wikipedia.org/wiki/Moral

[/ref]

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.