Quais as diferenças de faculdade, universidade e centro universitário?

Compreenda o que são faculdades, universidades e centros universitários, quais as diferenças entre eles e o que o Ministério da Educação exige das instituições de ensino superior no Brasil.

Home » Educação

A educação superior no Brasil é ampla com uma variedade enorme de cursos e instituições. As instituições de ensino superior IES estão classificadas de acordo com a organização acadêmica em faculdade, centro universitário e universidade. Para oferecer um curso superior é necessária a autorização do Ministério da Educação tanto da instituição como do curso. Veja abaixo a definição e diferença entre eles:

Faculdades

Faculdade de direito, um exemplo de faculdade no Brasil

Todas as instituições são credenciadas inicialmente pelo MEC como faculdades, podendo posteriormente solicitar o credenciamento como centro universitário ou universidade se este for o interesse e se houver os requisitos necessários para tal.

A maioria das instituições de ensino superior no Brasil são faculdades e normalmente elas focam em áreas específicas do conhecimento humano, como ciências humanas, ciências biológicas, engenharia, tecnologia, entre outras.

De acordo com o relatório do ICG 2011, 1828 faculdades receberam nota do MEC, contudo o número de instituições deve ser bem maior que esse.

São exemplos de faculdades:

  • FCL  – Faculdade Cásper Líbero do São Paulo
  • ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • FAAP – Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado
  • UNEB – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Brasília)
  • Entre outras

Centros Universitários

Os centros universitários devem ser credenciados pelo MEC para este fim e podem criar, organizar e extinguir cursos e programas educacionais em várias áreas do conhecimento. Para ser centro universitário são necessários:

Um quinto do corpo docente em regime de tempo integral;

Um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado.

São exemplos de centros universitários:

  • FEBASP - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • SENACSP - Centro Universitário Senac
  • UNIPAC – Centro Universitário Presidente Antônio Carlos
  • Entre outros

De acordo com o relatório do ICG 2011, 130 centros universitários receberam nota do MEC.

Universidades

Universidades abrigam muitos cursos em diversas áreas do conhecimento humano

As universidades geralmente agrupam diversos cursos de diversas áreas do conhecimento. Normalmente possui infraestrutura adequada a essa diversidade de cursos e conta com número elevado de alunos. São as instituições com a finalidade de ensino, pesquisa e extensão, esses três itens são obrigatórios. Segundo o MEC as universidades são caracterizadas por:

Produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;

Um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;

Um terço do corpo docente em regime de tempo integral.

São Exemplos de universidades:

  • UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
  • Unesp – Universidade Estadual Paulista
  • UFRG – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Uninove – Universidade Nove de Julho
  • Entre outros

Ainda considerando o relatório do Ministério da Educação em 2011 (ICG 2011), 218 universidades receberam nota do MEC.

Com informações do Ministério da Educação

Em suma podemos afirmar que as Universidades são instituições mais abrangentes, amplas e com uma conotação de minicidades, onde há a obrigatoriedade de pós-graduação e doutorado, além de oferecer uma série de cursos diversificados e produzem pesquisas científicas. Centros Universitários oferecem alguns cursos, não há obrigatoriedade de fornecer cursos de especialização ou pós-graduação e de produção de pesquisa científica. Já as Faculdades oferecem uma quantidade menor de cursos, são focadas numa determinada área do conhecimento e não tem obrigação de oferecer pós-graduação ou mestrado, assim como os Centros Universitários não produzem pesquisas científicas, mas podem produzir.

O que é Universidade Virtual?

O termo virtual é aplicado a diversas coisas e sempre está associado a internet ou a aplicação de alguma coisa que funciona pela internet ou por outra tecnologia. Loja virtual, por exemplo, é uma loja que vende produtos como qualquer outra, mas ela funciona dentro da internet, logo ela não existe fisicamente.  Se aplicarmos o mesmo conceito a universidade virtual o resultado poderá ser diferente daquele que de fato existe, pois estaríamos nos referindo a uma universidade que só existiria na internet e não é isto que acontece com as atuais universidades a distância.

A educação a distância frequentemente são associadas a educação virtual, mas é preciso entender alguns pontos que quando bem analisados mostrará que elas não são virtuais. Vamos a eles:

Presença física

O primeiro ponto a analisar é que as universidades que operam a educação a distância são as mesmas que atuam na modalidade presencial, aliás, grande parte delas são instituições históricas com muitos anos de tradição na educação presencial e agora com a abertura para este novo modelo de educação, passaram a oferecer também cursos a distância.

Então fica claro que as universidades são presenciais e físicas, mas que também ofertam cursos a distância usando suas instalações físicas e tecnologia disponível para o modelo EAD.

Cursos semipresenciais

O segundo ponto a analisar é que os cursos a distância não são necessariamente a distância ou totalmente a distância. Eles são na verdade semipresenciais, já que parte das aulas são na verdade presencialmente e outra parte a distância. Esta parte presencial ocorre no polo onde existe um acompanhamento presencial pelos tutores, sem contar que as provas são sempre presenciais.

universidade virtual estudante a distância

Universidade virtual é a mesma coisa?

Sim. É a mesma coisa porque todas as vezes que alguém faz referência universidade virtual, ele está se referindo a faculdade ou universidade a distância, mas não é a mesma coisa pelos motivos acima descritos que o modelo EAD adotado no Brasil não é virtual e sim semipresencial.

Sobre a educação a distância

É o modelo de educação que existe a muitos anos, mas que ganhou muita forma com a entrada das faculdades e universidades na oferta de cursos de graduação e pós-graduação. É costumeiramente chamado de EAD e as vezes identificado também pelo termo em inglês e-learning que em uma tradução livre seria ensino pela internet ou ensino eletrônico.

https://querobolsa.com.br/revista/diferenca-entre-faculdade-e-universidade

Por Luis Ribeiro e Luciana Dias

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.