10 itens sobre o Facebook: Bloqueios, problemas e finalidade

Por que em algumas empresas ou países o Facebook é bloqueado? É possível encontrar qualquer pessoa através do Facebook? Qual a melhor forma de procurar e encontrar pessoas pelo nome ou outras características que possam identifica-los na rede social do Facebook?

Home » Educação

Como funciona

Para usar o Facebook é necessário um cadastro que uma vez realizado ele começa a sugerir pessoas para que você as convide a tornar seus amigos no site. Esta sugestão ele faz usando os dados que você forneceu no cadastro e também a partir das suas atividades no site. Quando você convida uma pessoa a ser sua amiga, o Facebook notifica essa pessoa e espera a resposta dela, caso seja positivo, esta pessoa passa a ter acesso às suas informações no site e ver tudo que você posta, exceto quando a postagem for personalizada.

Feed de notícias

O grande motor do Facebook é o chamado feed de notícias ou as postagens. Ali as pessoas postam todo o tipo de conteúdo e ocorre uma enorme disputa para que seu post seja o mais popular possível, então vale a criatividade na imagem, um texto bem bolado, uma notícia quente ou um tema que chame a atenção do seu público, digo, amigos. Barra de publicação de posts no Facebook O Facebook criou também o chamado botão “curtir” que é uma forma de dizer: eu gostei disso. Esse botão acompanha todas as postagens e serve como indicador de popularidade da sua postagem, ele pode ser colocado em outros sites a fim de promover a popularização de uma página, por exemplo.

Para que serve

Inicialmente, creio que a função do Facebook fosse promover a comunicação e contato com pessoas próximas e amigos. Esta finalidade ainda existe, mas temos hoje muitas formas de usar o site.  Alguns exemplos:

  • Empresas usam para divulgar produtos, serviços ou as suas marcas
  • Pessoas e empresas usam para anunciar produtos e serviços à venda
  • Políticos e pessoas politizadas utilizam para promover suas ideologias, aumentar o número de seguidores e consequentemente mais votos
  • Pessoas usam para promover debates de assuntos diversos
  • Os grupos são usados para promover discussão, vendas, e outras atividades em torno de temas ou interesses comuns
  • E por ai vai.

O que o Facebook ganha com isso?

Dinheiro, muito dinheiro. No lado direito da página, você deve perceber a presença de pequenos anúncios com texto e imagem. Esses anúncios são pagos e pode ser criado por qualquer usuário. Assim como a navegação no feed de notícias e stores onde as propagandas são colocadas também.

Facebook bloqueado

É verdade que em alguns países o Facebook é bloqueado?

Bloqueado eu acho que não, mas que ele e outros sites são constantemente vigiados, isto parece que acontece em países de forte ideologia mulçumana ou de governos totalitaristas. Parece que em alguns casos há sim certa indisponibilidade provocada por ações de governos e outros órgãos de controle da internet.

Por que em algumas empresas o Facebook é bloqueado?

No caso das empresas isto acontece geralmente para evitar que os colaboradores acabem perdendo o foco no trabalho e sua atenção de certa forma seja desviada para a rede social. Portanto, cabe a cada empresa determinar se libera ou bloqueia o uso do Face.

Encontrar pessoas

O Facebook pode ser uma Excelente ferramenta para encontrar pessoas, através desta ferramenta é possível encontrar pessoas que a muito tempo não tinha contato e de certa forma o Facebook cumpre o papel de uma rede social que é criar relacionamento entre as pessoas. Existem algumas formas de você localizar uma pessoa nas redes sociais e no caso do Facebook as duas formas principais acredito que sejam seguintes:

Busca principal

O campo de busca situado na parte superior do site é a principal forma de você encontrar pessoas que estejam cadastradas na rede social. Esta busca tem como limitação o fato de você poder usar apenas o nome da pessoa e por isso não é possível refinar a busca por cidade ou outra característica que possa ajudar a identificar a pessoa que você deseja encontrar, mas é uma ferramenta que pode ajudar bastante.

Busca no perfil de amigos

A segunda forma talvez seja mais eficiente e ela consiste em você fazer a busca no perfil de seus amigos, isto é, quando você entra no perfil de um amigo você encontrará a lista de amigos dele e lá existe uma caixa de pesquisa onde você poderá fazer a busca nos amigos dele apenas. Então existe uma chance de você encontrar alguém específico e desse alguém específico você poderá fazer uma nova busca nos amigos dele e assim por diante.

Funciona assim: Você quer encontrar o João, mas você está a algumas gerações (no Facebook) dele. Exemplo: Você -> Maria -> Pedro -> Adriana -> João. Para encontrá-lo você terá de Procurar pela Maria, depois dela você encontra Pedro e depois dele encontra Adriana e ai finalmente chega ao João.

Problemas de funcionamento

Existem situações em que o Facebook as vezes não abre.

Na web, quando um site não abre é porque ele não foi carregado, isto é, toda vez que você tenta acessar um site é necessário que seja feito o download de todos os arquivos do site (html, texto, imagens, vídeos, outros) para então o navegador abrir o site e mostrar o conteúdo.

No caso de aplicativos de celular, pode ser problemas com a conexão, falta de espaço que poderia gerar alguma lentidão ou outros problemas técnicos.

Falhas na conexão com a internet, indisponibilidade no servidor e outros problemas técnicos podem ser os responsáveis por isto.

Outros problemas de funcionamento

Lentidão, inacessibilidade ou recursos que não funcionam em determinados dias. Geralmente em casos de conexões mais lenta o problema tende a ser mais grave e portanto e muitos recursos que apresentam certos problemas são na verdade limitados pela conexão.

Quais os problemas que o Facebook pode me gerar?

Infelizmente as redes sociais podem trazer problemas de várias formas, especialmente se alguns cuidados de uso não forem tomados. Existem casos de fofoca que gera muito mal-estar entre as pessoas, críticas excessivas, ofensas, entre outras.

Há também problemas mais graves ainda, pois ladrões e criminosos chegam a monitorar pessoas para tentar descobrir seus hábitos e assim aplicar golpes.

É preciso ter muito cuidado e usar de muita cautela ao publicar conteúdo nas redes sociais para evitar tais problemas.

Alternativas

As alternativas para o Facebook são de certa forma as outras redes sociais do mesmo grupo, isto é, o Instagram e o Whataspp, que assim como o próprio Face, pertencem ao Meta que o grupo controlador de todos esses serviços.

Além desses há também o Twitter, TikTok, Youtube, Linkedin e outras. Porém, cada um desses serviços tem atuação as vezes mais específicas, como é o caso do Linkedin que é uma rede social para uso profissional.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.