Para que serve o Windows 10, 8, Vista, XP ou Windows 7?

Para que serve o Windows? Veja este artigo com explicações para pessoas que tem dúvidas sobre o Windows, suas funcionalidades e as diversas versões dele que já existiu, como o XP, 98, Vista, 7 e mais recentemente a versão 10.

Home » Tecnologia

Para que serve o Windows? Muita gente usa o Windows e talvez não tenha dado conta da sua real utilidade no computador. Será que ele é mesmo necessário ou posso descartá-lo? Qual a diferença em Windows 10, Vista ou XP?

O Windows é um sistema operacional e do ponto de vista de programação ele é um software como qualquer outro. Mas as semelhanças param ai, o Windows exerce um papel extremamente importante não só para o computador, como para os demais programas.

Abaixo, algumas informações importantes sobre o seu funcionamento e a necessidade dele nos computadores.

Para que serve o Windows

O Windows serve para criar um ambiente para que outros programas possam ser executados. Quando você usa o Word, Excel, Photoshop e outros programas, esses na verdade só estão funcionando pois o Windows criou o ambiente para isso.

Esse ambiente significa gerenciar memória, HD, placa de vídeo, Mouse, teclado, entre outros. Mas não é só isso, quando você manda uma impressão no Word, por exemplo, quem imprimi na verdade é o Windows. Você já notou que a tela de opções de impressão é igual para todos os programas no seu micro? Pois é, indica que todos os programas dependem do Windows para a impressão e outras funções, como salvar, abrir arquivos, entre outros.

Podemos dizer que o Windows faz todo o gerenciamento de hardware e software no micro. Se um software precisa usar determinando hardware ele só conseguirá através do Windows e não diretamente. Isso explica o porquê de alguns programas não funcionarem em determinadas versões do Windows.

Versões

O Windows tem uma longa história de versões, isto é, de tempos em tempos a Microsoft lançava uma nova versão do programa que substituía a versão anterior e de certa forma obrigava as pessoas e empresas a atualizarem para a nova versão. Abaixo um resumo delas:

Versão 3

Acho que foi a primeira versão popular aqui no Brasil, embora tenha existido outras antes. Tinha um formato de tela bem diferente do que temos hoje e era bem limitada, mas ainda assim era o Windows e teve um grande impacto em sua época.

Veja aqui imagens do Windows 3

Windows 95

Esta versão foi uma grande revolução para a sua época, pois as pessoas agora já conheciam o Windows e uma nova versão com uma tela remodelada era uma evolução muito significativa. Como sempre ocorreu, as melhorias não aconteceram apenas na interface, mas em funcionalidade, gerenciamento, dentre outros.

Veja aqui imagens do Windows 95

Windows 98

Depois do sucesso da versão 95, o Windows 98 já tinha o terreno pronto, ou seja, uma massa enorme de usuários e certamente ele não decepcionou. Foi uma boa versão e seguiu o propósito, creio eu, da Microsoft de introduzir novas funcionalidades e como sempre uma interface remodelada.

Veja aqui imagens do Windows 98

Windows XP

Foi uma versão muito bem-sucedida, especialmente no uso corporativo ou empresas. A forte adesão a esta versão dificultou inclusive a migração para as versões posteriores. Ela foi considerada segura e agradou tanto a usuários domésticos como corporativos.

Veja aqui imagens do Windows XP

Windows Vista

Considerado por muitos um fiasco, esta versão teve vida útil relativamente curta. Ela trouxe melhorias na interface gráfica, mas não caiu no gosto dos usuários que logo voltaram para a versão anterior, o XP ou migraram para o Windows 7 tão logo ele foi lançado.

Veja aqui imagens do Windows Vista

Windows 7

O Windows 7 veio com a promessa de recuperar a imagem do Windows e de fato foi uma versão bem melhor que a anterior. Esta foi a última versão com a interface tradicionais, já que no 8 mudaria tudo.

Veja aqui imagens do Windows 7

Windows 8

Windows 8 chegou com a promessa de revolucionar pois ele já era híbrido, ou seja, com interface para PC e tablet e com recursos de navegação por toque. É uma boa versão e tem funcionado relativamente bem, com reconhecimento de dispositivos e facilidade de uso. Porém, para muitos usuários acostumados com a interface tradicional, a mudança trouxe bastante confusão.

Veja aqui imagens do Windows 8

Windows 10

O Windows 10 mudou pouca coisa em relação ao 8, especialmente na interface que trouxe algumas melhorias e a volta do botão iniciar que havia sido tirado na versão 8, ou seja, voltou ao modelo da tradicional interface dele. Nas funcionalidades a coisa foi bem diferente e o sistema teve melhoras significativas.

Veja aqui imagens do Windows 10

Lista de coisas que o Windows faz

Veja abaixo algumas das tarefas que o Windows realiza:

  • Gerencia impressoras, com isso independente se você está imprimindo do Word, Excel ou outro programa qualquer, o gerenciamento da impressão é feito pelo Windows;
  • Gerencia a memória e HD do seu computador. Cada programa ou operação feita no computador usará memória e poderá ser necessário gravar ou recuperar algo do HD. O Windows gerencia, tanto os aplicativos abertos, bem como a maneira como eles usam memória e disco. Pressione CTRL + ALT + DEL no teclado e escolha Gerenciador de Tarefas para ver como ele faz isso.
  • Gerencia a conexão com a internet. Para que você possa enviar e-mail, acessar redes sociais, navegar em websites e outras atividades na internet é necessário que você esteja conectado e que esta conexão seja estável. O Windows trabalha para que isso ocorra.
  • Entre outras atividades.

Algumas perguntas e respostas

Posso usar um computador sem Windows?

Pode. Desde que você o substitua por outro sistema operacional. Mac OS, Linux, Unix, entre outros são exemplos de sistemas operacionais. No caso dos celulares existe o Android que é um sistema operacional, assim como o MAC OS para o iPhone.

Então ao perguntarmos para que serve o Windows, devemos pensar não no programa em si, mas no benefício que ele traz para os demais programas instalados.

Qual a diferença de Windows e Linux?

O Windows é um sistema proprietário, criado pela Microsoft e usado largamente em computadores PC, assim como em alguns modelos de celulares, bem como para gerenciamento de servidores.

O Linux é um sistema operacional de código aberto e não proprietário, Com isso existem diversas distribuições e ele é muito utilizado no gerenciamento de servidores, embora possa ser utilizado também por usuários domésticos, mas é pouco usado neste sentido.

Um grande diferencial que existe entre os dois são os programas que são executados em cada um. O ponto alto do Windows é o fato dele ter uma quantidade grande de programas populares como Word, Excel, Photoshop, Corel Draw, Autocad, dentre tantos outros. Já o Linux tem uma certa limitação na quantidade de programas que podem ser executados nele.

Qual a diferença entre Windows de 32 e 64 bits?

Talvez a principal diferença entre eles seja exatamente no gerenciamento de memória. As versões de 32 bits têm uma limitação no gerenciamento de memória entre 3 e 4 GB. Já o Windows de 64 bits gerencia acima de 4 GB. Naturalmente que as versões de 64 bits são muito mais indicadas para os novos PCs que tem um processador melhor e evidentemente uma quantidade de memória também mais alta.

Existe Windows para celular?

Sim, é o Windows Phone. Esta versão existe em alguns modelos de celulares e ela concorre com Android e o iPhone, muito embora não tenha ganhado tanto mercado em celulares como Windows ganhou no mercado de computadores pessoais.

Qual foi a melhor versão do Windows?

A resposta essa pergunta pode variar muito de pessoa para pessoa e a quase que o mesmo que você perguntar qual o melhor time de futebol ou melhor carro do mercado.

É verdade que as pessoas não gostaram muito de algumas versões, como o Windows 8 e Windows Vista, mas ainda assim a resposta fica em aberto. Talvez a versão atual que é o Windows 10 seja a melhor de todas por conta de toda a experiência que a Microsoft acumulou ao longo do tempo e agora explora de uma maneira bastante eficaz na versão atual. Mas esta é minha opinião.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.