Onde fazer um Curso Técnico? Lista de Escolas com Cursos Técnicos

Veja Aqui uma Lista de Escolas públicas ou privadas com Cursos Técnicos. ETECs, Unicamp, Escolas do Sistema S e Rede Federal de Ensino Técnico. Veja ainda algumas perguntas e respostas sobre cursos de nível técnicos, suas vantagens e outras informações.

Home » Educação

Como sou professor na educação profissional e compreendo a importância que os cursos técnicos exercem na rápida qualificação de pessoas para o mercado de trabalho, resolvi publicar aqui no Blog do Luis, a relação dos cursos técnicos autorizados pelo Ministério da Educação. Esses cursos podem ser encontrados em diversas instituições de ensino no Brasil, mas muita gente tem dificuldade de localizar tais escolas e por isso irei relacionar abaixo as principais instituições que oferecem em suas grades de cursos diversos cursos técnicos.

Cursos técnicos no Estado de São Paulo

Vale lembrar que se você procura por uma instituição que ofereça um curso específico, terá de consultar os links abaixo para verificar qual instituição e em qual cidade este curso está sendo oferecido, OK?

Para facilitar o entendimento vou dividir em quatro grupos as instituições abaixo:

1 – Instituições do Sistema S: Senai, Senac e Senat

2 – Instituições Públicas do governo de São Paulo: ETECs e Unicamp (COTIL e COTUCA)

3 – Instituições Federais

4 - Outras instituições particulares

Instituições do Sistema S

Senai - Serviço Nacional da Indústria (https://www.senai.br)

Localize no menu lateral as unidades do Senai em todo o Brasil. No Senai você encontrará cursos técnicos voltados para a indústria.

Estrutura Senai para Serviço Nacional da Industria

O Serviço da aprendizagem oferecido pelo Senai é de direitos privados, mas não conta com fins lucrativos que fazem vinculo no sistema sindical. Para garantir a boa qualidade o Senai conta com um regime de unidades normativas e descentralização executiva.

Órgãos Normativos

O sistema tem como principal órgão normativo o Conselho Nacional SENAI que pode exercer sua função em todo o Estado. O SENAI conta também com conselhos regionais. Existe uma Unidade de conselho regional á cada 27 unidades da Federação.

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (https://www.senac.br)

Escolha seu estado e veja uma unidade mais próxima. No Senac você encontrará cursos técnicos voltados para o comércio e serviços, destaques para Segurança no Trabalho, Informática, Enfermagem, Estética e Administração.

Senat – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. (https://www.sestsenat.org.br)

Veja aqui a lista as unidades do Senat, distribuídas em todo o Brasil: (https://www.sestsenat.org.br/Paginas/encontre-sest-senat). Cursos voltados para o setor de transporte.

Instituições Públicas do Governo de São Paulo

ETECs - Escolas Técnicas do Centro Paula Souza

(https://www.cps.sp.gov.br/etec/escolas/)

Os alunos interessados em ingressar em um dos cursos técnicos do Centro Paula Souza, precisaram estar matriculados a partir do segundo ano do ensino médio ou já ter concluído o 2° grau, é necessário também prestar um concurso- vestibulinho (www.vestibulinhoetec.com.br) – que é realizado no fim de cada semestre.

Há contudo uma opção de fazer o curso técnico integrado ao ensino médio e desta forma, o aluno já poderá ingressar no curso técnico, logo no primeiro ano.

Colégio Técnico Industrial - UNESP de Bauru (https://www.feb.unesp.br/cti)

Os cursos oferecidos pelo colégio técnico UNESP são:

  • Ensino Médio
  • Informática
  • Eletrônica
  • Mecânica

O estudante pode contar também com a opção de estágio oferecido pela EMBRAER aos formados.

A UNESP realiza premiações para incentivar os alunos a se dedicarem com as seguintes modalidades:

  • Olimpíada Regional de Matemática da UNESP - Bauru
  • Olimpíada Brasileira de Robótica
  • Olimpíada Brasileira de Informática
  • Olimpíada Nacional em História do Brasil
  • Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Telefones para contato com a UNESP de Bauru: Fone: (14) 3103-6150

Colégio Técnico de Limeira - UNICAMP (https://www.cotil.unicamp.br)

Cursos oferecidos pela UNICAMP de Limeira:

  • Edificações+Médio, é oferecido no período diurno com duração de 3 anos mais estágio.
  • Enfermagem+Médio, período diurno duração 3 anos e estágio concomitante.
  • Geodésica e Cartografia+Médio, tempo de término 3 anos é realizado no período diurno e oferece estágio.
  • Informática+Médio, Mecânica+Médio, Qualidade+Médio, são realizados em período diurno com 3 anos para o término.

No período noturno tem a opção de Mecânica+Médio e Informática+Médio.

Para ingressar na UNICAMP:

O ingresso é feito através de uma seleção chamado de vestibulando, realizado sempre no final do ano. As inscrições ocorrem entre setembro e outubro.

Colégio Técnico de Campinas - COTUCA (https://www.cotuca.unicamp.br)

Cursos oferecidos pelo COTUCA:

  • Alimentos
  • Eletroeletrônica
  • Enfermagem
  • Informática
  • Informática para Internet
  • Mecatrônica
  • Plásticos
  • Meio Ambiente
  • Segurança do Trabalho
  • Telecomunicações

Objetivos do colégio:

Os objetivos são garantir ao aluno uma formação profissional de qualidade, alto nível e uma sólida educação geral.

Localização: Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 735 - Taquaral - CEP 13087-261 - Campinas (SP). Telefone para contato com o colégio: (19) 3521-9903

Instituições Federais

As Instituições Federais estão em todos os estados brasileiros e portanto vale a pena você dar uma olhada no link abaixo. As Instituições Federais estão divididas em quatro grupos:

  • Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – Ifs (presente em todo o Brasil);
  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG);
  • Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais. (verifique no link abaixo se há escolas vinculadas em seu estado);
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Para consultar o endereço do site, e-mail para contato, número do telefone e outras informações de cada instituto, acesse o site da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, escolha o seu estado e verifica a unidade mais próxima de você.

Outras instituições particulares

Além das instituições acima mostradas, vale lembrar que em todo Brasil existem inúmeras instituições como escolas particulares que oferecem cursos de nível técnico. Como estaremos falando de uma quantidade muito grande, fica difícil relacionar todas elas aqui, mas elas podem ser consultadas através do site Sistec (ver link abaixo), que é o catálogo nacional de cursos técnicos e mantido pelo Ministério da Educação.

Desta forma, a quantidade de escolas que oferecem curso técnico no Brasil, tanto na modalidade presencial, como na modalidade a distância, é muito grande e com isso existem oportunidades para aqueles que desejam estudar seja em instituições públicas ou mesmo nas escolas particulares.

Catálogo de cursos técnicos do MEC

O Ministério da Educação mantem um site chamado SisTec que é um catálogo de cursos técnicos em todo o Brasil, com a relação das escolas que oferecem formação técnica, a relação dos cursos, períodos em que são oferecidos, entre outros.

A ferramenta não é muito intuitiva, mas pelo menos contém os dados oficiais do MEC e é uma fonte confiável para consulta. Logo, se você quiser consultar outras escolas técnicas no estado de São Paulo ou outras regiões do país, o  site é este: https://sistec.mec.gov.br

Perguntas e respostas

Qual a vantagem de fazer um curso técnico?

Um curso técnico tem como característica o fato dele ser mais rápido do que um curso superior e com isso a abordagem dele é um pouco mais prática e direcionado para uma área específica do conhecimento.

Por ter esse enfoque prático, ele é bastante interessante para pessoas que pretende inserir no mercado de trabalho de uma maneira mais rápida, tendo contato desde o início com as questões práticas e com isso conseguindo uma qualificação mais rápida do que aquela que ele conseguiria em um curso superior.

Quanto tempo dura um curso técnico?

Isto irá depender de cada curso, já que a quantidade de horas previstas para cada um pode variar um pouco, mas geralmente eles ficam em torno de 800 a 1000 horas. Também deve se considerar que a quantidade de horas pode ser feita mais rápida ou menos rápida dependendo de como é distribuído durante a semana. Um curso que tem aulas todos os dias vai terminar mais rápido do que aquele que é espaçado durante a semana entre quatro ou cinco dias, por exemplo.

É uma boa estratégia fazer um curso técnico pensando na faculdade em seguida?

Sim esta é uma boa estratégia e tem sido adotada por diversos alunos, geralmente com bons resultados. Fazer um curso técnico antes da faculdade pode dar uma boa vantagem pois você terá um acesso mais rápido a questão prática quando chegar na faculdade já terá um pouco de bagagem aquilo que pretende estudar. Neste caso o ideal é que o curso técnico seja na mesma área em que você pretende fazer o curso superior, assim você poderá fazer um reaproveitamento de tudo que estudou no curso técnico.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.