Posso comprar na internet com cartão de débito?

Será que é possível usar o cartão de débito para fazer compras online nas lojas virtuais na internet, como Magalu, Amazon, Mercado Livre, Shoppe, Shoptime e outras?

Home » Tecnologia

Fazer compras on-line é uma rotina bastante comum de boa parte dos brasileiros, pois graças a facilidade e comodidade que a Internet oferece, fica realmente bem mais fácil comprar on-line.

Nas lojas de comércio eletrônico no Brasil, o que não falta também são opções de pagamentos, pois isso visa facilitar a vida de quem está comprando e oferecer alternativas na hora de pagar.

Cartão de crédito, boleto bancário, transferência via PIX, cartões das próprias lojas são as formas mais comuns de pagamento disponíveis.

Mas será que é possível utilizar o cartão de débito para comprar on-line nas lojas virtuais na internet?

Para entender esse ponto, fiz uma pesquisa em algumas das principais lojas de comércio eletrônico para saber quais as opções de pagamento eles aceitavam e se o cartão de débito era uma dessas opções.

Segue abaixo o relato resumido desta pesquisa sobre o uso do cartão do débito.

Mercado Livre

No mercado livre existe opção de comprar com cartão de crédito podendo ser parcelado em até 12 vezes. Eles aceitam as principais bandeiras como Visa, Mastercard, Hipercard, Elo, dentre outros.

Além disso há também a opção de pagar com o PIX, com o Mercado Crédito que é uma espécie de linha de crédito ou financiamento oferecido pelo Mercado Pago que é a operação de pagamento do Mercado Livre.

Sobre a questão do cartão de débito eles aceitam o cartão de débito virtual da Caixa, mas não faz menção a cartões de outros bancos. Portanto creio que apenas esta opção esteja disponível no Mercado Livre.

Mais informações aqui.

Magazine Luiza

Verifiquei também no site do Magazine Luiza ou Magalu como é mais conhecido agora. Especialmente nas opção online ou na loja virtual.

Eles explicam que aceitam também o cartão digital da Caixa que é uma espécie de cartão de débito. Como ele é aceito em vários sites de comércio eletrônico, farei mais abaixo um comentário específico sobre ele.

Além disso o Magazine Luiza utiliza o MagaluPay que é um sistema próprio de pagamentos.

Veja aqui a explicação no site do Magazine Luiza.

Amazon

Sobre o pagamento com cartão de débito, a Amazon esclarece o seguinte:

Cartões de débito podem ser usados apenas para assinaturas de Kindle Unlimited, Amazon Music Unlimited, Amazon Prime e Prime Video Channels. Aceitamos cartões da bandeira Visa emitidos pelo Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (virtual) e Sicredi, e da bandeira ELO emitidos pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (virtual) e Bradesco. Para Amazon Prime e Prime Video Channels também aceitamos cartões da bandeira Mastercard emitidos pelo Nubank, Itaú, Inter, C6, Original, Banco do Brasil, Sicoob, Pagseguro e Will Bank.

A fonte desta informação pode ser obtida aqui: https://www.amazon.com.br/b?node=16568920011

Shoppe

A Shoppe é um site de compras bastante popular e também consultei no site deles para saber se era possível ou não fazer pagamento com cartão de débito.

Segundo informações disponíveis no site eles aceitam o cartão de crédito, podendo obviamente fazer o parcelamento, boleto bancário, PIX e também o cartão de débito virtual da Caixa.

Mais informações aqui: https://shopee.com.br/blog/metodos-de-pagamento

Submarino / Americanas / Ponto Frio / Casas Bahias

No site das lojas americanas, Ponto Frio, casas Bahia eles indicam que aceitam cartão de débito, mas isto se refere as lojas físicas não havendo uma clara especificação se o cartão de débito também aceito nas compras online.

Então provavelmente eles devem seguir o mesmo grão das demais lojas que aceitar o cartão de crédito, boleto bancário, piques e os cartões das próprias lojas que normalmente são cartões de crédito também.

Já o submarino não faz menção a uso de cartão de débito

Kabum

O Kabum que agora faz parte do Magazine Luiza indicar em seu site que eles aceitem a forma de pagamento PIX, cartão de crédito e boleto. Portanto segue basicamente o padrão das outras lojas também de não incluir o cartão de débito como forma de pagamento.

Conclusão

Como podemos ver o uso do cartão de débito tem algumas limitações para compras on-line. Embora eu tenha feito uma pesquisa em alguns sites e eles não representam a totalidade das lojas virtuais, mas de maneira geral são alguns dos mais conhecidos e certamente concentra grande parte do movimento de compra e venda na internet.

Então se você quiser comprar on-line com mais segurança é melhor você ter um cartão de crédito ou optar pelas opções de pagamento à vista com débito no PIX ou com o pagamento com boleto bancário.

O cartão de crédito é sempre um atrativo pela facilidade de poder parcelar as compras em diversas vezes tornando possível assim comprar alguns produtos que seria inviável comprar a vista.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.