Vantagens e desvantagens de estudar no exterior

Acesso a novas formas de ensino, novos idiomas, currículo, Troca de experiências, custo de vida, visto, etc. Vejas as Vantagens e desvantagens de estudar no exterior

Home Educação

Estudar no exterior pode trazer um monte de novas experiências positivas e colaborar com o crescimento intelectual de um individuo. Estudantes tem atualmente a possibilidade de emigrar aos mais variados destinos. Mas como toda decisão importante requer de um planejamento minucioso, veja agora algumas vantagens e desvantagens de estudar no exterior:

Vantagens

Como vantagens podemos mencionar vários pontos interessantes. A cada ano aumentam os incentivos da família, e das próprias instituições e universidades para  que os alunos façam intercambio. Ter uma boa formação e além de tudo ser bilíngüe ou multilíngüe pode se tornar num fator definitivo na vida profissional de um atual estudante. Você sabia que pessoas que sabem um idioma estrangeiro como o Inglês, por exemplo, ganham até 61% a mais do que aqueles que só dominam o básico do mesmo Idioma? Veja agora algumas vantagens:

  • Acesso a novas formas de ensino. Sistemas educativos no exterior possuem programas curriculares e práticas diferenciadas com o sistema de ensino brasileiro. Uma nova forma de aprender. No Massachusetts Institute of Technology, você pode terminar um curso que normalmente duraria 4 anos, em até 2 anos. Só dependendo única e exclusivamente da sua vontade e desempenho, sem falar que não é muito difícil você esbarrar com um ganhador do prêmio Nobel pelos corredores da universidade.
  • Oferta variada: atualmente ao Brasil estão chegando ofertas das universidades dos melhores centros educativos do mundo. O estudante pode analisar uma vasta oferta de oportunidades e eleger aquela com a que se sente melhor.
  • Idiomas: num mundo globalizado a importância de ser bilíngüe ou multilíngüe é mais que fundamental para o crescimento profissional, é essencial. Ainda segundo a ciência, observa-se o benefício de aumentar a sua capacidade de concentração e a de conseguir executar mais tarefas ao mesmo tempo.
  • Troca de experiências: conhecer pessoas com vivências e tradições culturais diversas traz consigo uma abertura intelectual importante que pode ser positiva.
  • Currículo: estudar fora do Brasil pode resultar num benefício na hora de procurar emprego, já que muitas universidades de países como Austrália, Reino Unido, França e Estados Unidos classificam nas primeiras posições dos rankings de educação mundial.
  • Viagens: muitos estudantes brasileiros emigram a realizar estudos à Europa também com uma motivação de conhecer outros países.

É possível estudar no exterior de três maneiras: (1) fazendo um intercâmbio com o auxílio de uma agência ou (2) por conta própria, se instalando em alojamentos e repúblicas de estudantes estrangeiros, isso para aprender a língua do país. (3) Applying to (aplicar) para concorrer a uma das vagas que as universidades americanas e europeias reservam para estudantes estrangeiros. Contar com essa experiência e aprendizado poderá lhe ajudar na hora de procurar um emprego ou conseguir um cargo mais alto.

Desvantagens

Estudar fora do Brasil pode trazer alguns problemas, por exemplo, para quem deseja retornar e exercer sua profissão no país. Alguns exemplos:

  • Revalidar o diploma: essa questão pode se tornar num importante problema quando voltar no Brasil. É importante que antes de escolher a sua universidade lá fora, avalie se a mesma é reconhecida pelo MEC aqui no Brasil. Para ver se a instituição de sua escolha é credenciada pelo MEC, clique aqui. Recomenda-se conhecer de fato como outros estudantes tem feito para superar esse obstáculo.
  • Custo de vida: vários dos países estrangeiros que os estudantes selecionam possuem um custo de vida maior ao Brasil. Fazendo-se necessário que você trabalhe nas férias de verão, ou que se envolva em atividades remuneratórias que a própria universidade oferece, para que complemente a sua renda enquanto mora lá.
  • Visto e sustento: o estudante vai necessitar de um esforço extra para se sustentar. Já desde o começo, para obter o visto é preciso demonstrar que possui certa quantia de dinheiro na conta para seu sustento. Por isso, se seu desejo é estudar em uma universidade de qualidade no exterior e conhecer outras culturas, comece já a sair a vender bolos de pote ou docinhos pra fazer o seu pé de meia!
  • Desorganização das instituições: algumas instituições universitárias no exterior não são totalmente confiáveis, inclusive aquelas mais galardoadas, ou seja, mais desejadas. O estudante deverá estar alerta a todo o que acontece com seus documentos e situação pessoal. Mas desde já adiantamos o valor reconhecido por essas universidades em trabalhos voluntários, em idéias e projetos que causem um impacto positivo na sua sociedade local ou no mundo.
  • Falta de apoio familiar: esse pode resultar num fator importante nos casos de ter que afrontar algumas dificuldades. Fazendo com que você seja levado a amadurecer suas decisões ao reconhecer que tu és aquele responsável por tuas ações e atitudes. Mas se bater saudade, sempre será a ligação telefônica ou o famoso Skype aquele quem recorremos à preencher todo o espaço entre você e o Brasil.

Depois de concluir o seu curso no exterior, ao chegar no Brasil será necessário passar por uma revalidação de diploma, o que pode custar tanto tempo como dinheiro. O processo não é fácil. Esse é um dos maiores motivos que intimida a estudantes brasileiros á cursar o ensino superior no exterior. Para obter informações sobre a revalidação acesse o link (https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12405&Itemid=317).

Fontes:

https://www.blogdacrianca.com/vantagens-de-estudar-no-exterior-intercambios/

https://www.dicasgratisbrasil.com/estudar-no-exterior-vantagens/• https://dicionario.priberam.org/galardoada

https://blog.wannaclass.com/os-4-beneficios-psicologicos-em-aprender-outra-lingua/

https://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2016/04/salario-e-ate-61-maior-entre-quem-fala-ingles-fluente-diz-pesquisa.html

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2019 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio