Qual a diferença entre web e internet, deep web e dark web?

Você acessa a internet ou a web? Embora estejam interligados, há diferenças entre eles e você vai saber tudo neste super artigo que explica as principais diferenças. Veja também a diferença entre deep web e dark web.

Home » Tecnologia

Você acessa a internet ou a web? Você navega na internet ou na web? Embora possa parecer iguais, há uma diferença significativa entre os termos web e internet. Veremos abaixo a diferença entre elas.

Internet

Conexão via internet

A palavra internet é formada por inter + net. Net é rede, neste caso, rede de computadores e inter vem de international ou internacional. Desta forma, a internet é definida como o conjunto de computadores conectados entre si por meio de várias redes que se conectam uma a outra até formar a grande rede ou internet. Perceba que estamos falando de computadores, tecnologias, infra-estrutura e processos de conexão.

Diversas empresas, bancos, governos, entre outros, usam a internet para conectar seus sistemas, mas isto não significa que eles estão usando a web. Estão usando apenas a internet. internet é então um conjunto de redes de computadores que utilizam o protocolo TCP/IP para comunicar entre si.

Web

WWW ou Web como plataforma de internet

Web é um termo simplificado de World Wide Web, o conhecido www, que é entendido como teia mundial de larga escala. A Web é um ambiente onde os documentos são publicados, disponibilizados e acessados.

Eles são publicados em um formato chamado HTML e o conjunto dos documentos são chamados de site ou sitio, são disponibilizados pela internet, ou seja, usam a internet como meio de acesso e são acessados por navegadores de internet, como o Internet Explorer, Firefox, Chrome, entre outros.

Desta forma, fica evidente que a web usa a internet, mas ela em si não é a internet. Sempre que acessamos um site, estamos navegando na web, mas quando usamos o MSN Messenger, por exemplo, estamos usando um programa que usa a internet e não necessariamente a web.

Podemos dizer então que a web é uma aplicação que usa a internet. Web ou World wide Web, é uma aplicação criada para permitir o compartilhamento de arquivos (HTML e outros), tendo o  navegador como ferramenta de acesso a web.

Web e Internet

Web = ambiente formado por documentos ou sites.

Internet = diversas redes de computadores conectadas entre si.

Internet é rede de computadores. Web é uma aplicação para rodar nessas redes. Hoje é muito comum usar o termo web para internet e vice-versa. Além da web, há outras aplicações que rodam na internet, alguns exemplos são: troca de arquivos (FTP), Mensagens instantâneas (MSN), envio e recebimento de emails (SMTP e POP), entre outras.

Perguntas e respostas

Quando estou  navegando em um site, estou usando a internet ou a web?

As duas. Na web pois ela é a base para a publicação dos sites e arquivos que compõe a página que você está usando. Na internnet, pois a web depende dela para funcionar.

Quando estou usando o Skype, por exemplo, estou na web ou na internet?

Neste caso apenas a internet, já que ela provê a conexão, mas você está usando um sofware que não depende da web.

O que compõe a web?

  • Navegador como o Internet Explorer, Chrome, Safari e outros;
  • HTML, CSS, Javascript e outras linguagens usadas para criar um website;
  • Servidor web que é o local onde os arquivos das linguagens acima ficam hospedados.

A internet seria uma espécie de “grande rede social”, pelo fato de estabelecer uma ligação entre as pessoas?

Sim. Como já foi explicado acima, a própria etimologia do nome internet já diz muito bem o que seria essa ligação. Essa ferramenta faz uma interação entre usuários do mundo todo, estabelecendo um vínculo de tráfego de dados de forma contínua, sendo muito bem organizado e direcionado. Ela movimenta o que chamamos de web, nosso banco de informações mais maciço e proveitoso que dispomos hoje em dia.

Então, em resumo, a internet seria a “rede social mãe” ou a “grande rede social”. Uma ótima comunicadora que interliga os assuntos relacionados a quem deseja ter conato com eles. Navegar na internet no mundo que vivemos se tornou necessário.

Quais dados podem ser publicados na web e vinculados pela internet?

A internet é um meio de comunicação que dispõem de uma plataforma bem adaptada e versátil. Nela, podem circular diversos tipos de conteúdos, com vários formatos finais. Mas, de início é bom saber que cada formato se origina de um padrão muito conhecido na linguagem de programação, o famoso HTML.

Várias espécies de formatos podem ser publicados basta incorporá-los ao texto, base HTML para vincularem na net, exemplos são:

  • Textos
  • Vídeos
  • Áudios
  • Plataformas adaptadas
  • Etc.

Qualquer pessoa pode publicar na web?

Sim, qualquer pessoa pode despejar conteúdo nessa plataforma adaptável da famosa internet. Nada melhor do que twitar algum pensamento momentâneo de seu interesse, ou até mesmo comentar e postar textos, vídeos e áudios no Facebook. Tudo isso é produção de conteúdo. Ou seja, à medida que você navega na web você compartilha, lê, cria e divulga sua opinião. El vira informação e vai interligando pessoas através da internet.

Mas, se você quer ser uma fonte certa de produção de conteúdo específico e relevante, pode muito bem criar um blog ou vlog. Nele, você poderá colocar seus pensamentos de forma organizada e mais fácil de ser encontrada por quem busca e demonstra interesse, para internet, por ele. Um exemplo de plataforma para a criação de um blog seria a famosa wordpress, e par vlog o mais renomado ainda YouTube. Boa Sorte!

A web tem alguma subdivisão específica?

Sim, existe uma curiosidade a cerca da web que é bom sabermos. Ela é subdividida em duas com características bem misteriosas: a deep web e a dark weeb.

O que é a deep web?

A web convencional mostra tudo aquilo que queremos buscar. Digitamos e de repente aparecem na tela o que estamos buscando. Mas, o que você provavelmente não sabe é que há pesquisas e dados ocultos à sua web, eles estão hospedados em outro motor: a deep web.

A deep web é um vasto campo de informações que não podem ser visualizadas nos motores comuns de buscas. Nela correm informações que necessitam de algum sigilo específico, tanto para serem utilizadas de forma benéfica (dados restritos do governo, exército, política, ciência), quanto maléfica (venda de drogas, armas e disponibilidade de pornografia infantil são exemplos).

E a dark web, o que seria?

Bem, a dark web é, na verdade, um recorte da deep web. Ela compreende apenas a parte maléfica da web escondida. Ou seja, na dark weeb estão dispostos os conteúdos que englobam uma série de atividades ilegais. Sempre há de sujo, não é mesmo? E a internet não ficou de fora.

Na dark weeb, quem navega pode achar armas, órgãos, drogas, entre outros. Mas, para conseguir penetrar nesse mundo obscuro não basta apenas usar o Google, tem de se ter em mãos softwares e ferramentas especializadas no assunto. Você não vai querer ir lá, não é mesmo?!

 

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.