Qual faculdade fazer para trabalhar em banco ou ser gerente de banco

Qual será a formação necessária ou a melhor faculdade para fazer visando conseguir uma vaga de trabalho em uma instituição bancária, seja ela de natureza pública ou privada.

Home » Educação

No passado, trabalhar em banco era algo bastante desejado por muitas pessoas. De fato, era algo bem interessante, pelo menos olhando de fora.

O fato é que os brasileiros desenvolveram uma relação muito próxima com os bancos, isto pode ter ocorrido, em partes pela inflação muito alta que levava as pessoas constantemente aos bancos visando proteger seu dinheiro. Certamente há outros fatores também.

Toda a exposição que os bancos tinham e o acesso constante que as pessoas tinham a essas instituições, não seria muito imaginar que as pessoas vislumbrasse o trabalho nos bancos como uma boa alternativa.

Eu mesmo cheguei a trabalhar em um banco, na verdade era uma cooperativa de crédito, que na época funcionava como uma espécie de correspondente do Banco do Brasil. Isto porque, a compensação de cheques era feito pelo BB, dentre outras coisas. Mas ela tinha autonomia administrativa e acredito que financeira também.

Muitas reclamações

Mas ao que sabemos hoje, o trabalho nos bancos nem sempre foram flores. Há muitos relatos de reclamações de pessoas que trabalhavam nessas instituições, como muita pressão no trabalho, por exemplo.

Novos tempos

Mas a corrida aos bancos acabou, pelo naquele ritmo e volume que tínhamos antes. Pelo menos é o que se observa atualmente.

As razões para isso são bem óbvias: os serviços digitais.

Na verdade, continuamos a depender muito dos bancos, mas de uma maneira diferente. Com o surgimento das fintechs e a própria adaptação dos bancos tradicionais, permite que agora possamos fazer com os aplicativos bancários aquilo que tínhamos de ir pessoalmente aos bancos para fazer.

Trabalhar em banco ainda é uma boa opção?

Acredito que sim. Muito embora não tenhamos mais aquele volume enorme de pessoas usando os canais físicos dos bancos, é verdade que eles não acabaram e continuam a funcionar.

Também os canais digitais demandam mão de obra e portanto a atividade bancária continuará sendo uma boa opção em termos de postos de trabalho.

Qual faculdade fazer para trabalhar em banco?

Primeiro temos de fazer uma separação entre os bancos públicos e os privados.

Nos bancos públicos como o Banco do Brasil e Caixa, por exemplo, é necessário prestar concurso público para trabalhar. Um concurso tem um edital e neste haverá as exigências necessárias para cada cargo.

Como pode haver vagas para diversos cargos diferentes, haverá para cada um uma exigência quanto à formação.

Nos bancos privados não há concurso e a contratação é feita de forma direta. Ainda assim, o banco poderá impor a seu próprio critério a formação exigida para cada cargo ou função que deseja contratar.

Múltiplas formações

Os bancos são empresas financeiras e portanto é de se esperar que as pessoas que trabalham lá ou que desejam trabalhar tenham formação na área financeira.

Contudo, há diversas faculdades que tratam de alguma forma da questão financeira e neste caso, acredito que todas essas faculdades tem algum valor quando se pensa em uma formação para trabalhar em banco.

As mais indicadas são:

  • Ciências econômicas ou economia
  • Ciências contábeis ou contabilidade
  • Administração
  • Gestão financeira
  • Cursos de pós-graduação em áreas de administração, finanças, mercado de capitais e similares.

Gerente de banco

Mas é o caso do gerente do banco? Bem, a meu ver, não haveria diferença quanto a questão da formação ou da faculdade que tenha feito. Um cargo de gerência, além de boa formação, exige também experiência e sobretudo comprovada competência para tal.

Assim, uma pessoa que vislumbra ser gerente de banco, precisa ter formação, trabalhar por algum tempo em banco para ganhar experiência e ir subindo de cargo, até chegar a gerência. É um processo.

Outras formações

Mas os bancos contratam também profissionais com outras formações, afinal, sob certo aspecto, é uma empresa como qualquer outra.

Assim, existe advogados que trabalham em banco, analistas de sistemas, técnico em informática, técnico em manutenção, seguranças, pessoal da limpeza, dentre outros cargos.

Faça faculdade, mas faça bem-feita

Uma conclusão para este texto seria um conselho. Qualquer que seja a formação ou a faculdade que deseja fazer, é preciso fazer bem feito.

Por bem feito quero dizer que é preciso aproveitar bem este tempo para buscar o máximo de conhecimento na área em que esteja estudando. Também é preciso buscar os meios disponíveis para empregar esses conhecimentos em termos práticos.

Há um erro em apenas frequentar as aulas em uma faculdade. É preciso transcender à sala de aula e ir além. Esta é uma fórmula bastante eficaz quando se pensa em ter diferenciais.

Fazendo isso, as chances de conseguir uma vaga de trabalho em um banco ou outra instituição qualquer, certamente será bem maior.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.