Entrevista com ex-aluno de faculdade a distância na Unip EAD

Veja esta entrevista com ex-aluno da Unip Interativa falando sobre sua experiência coma faculdade a distância. Rotina de estudos, dificuldades e se valeu a pena, bem como uma nota esclarecedoras sobre o resultado desta formação.

Home » Educação

Desde que terminei meu curso superior a distância pela Unip Interativa, vinha planejando escrever sobre a experiência que é estudar a distância, ainda pretendo fazer isso com mais profundidade, mas recebi um e-mail da Renata Costa de São Paulo solicitando uma entrevista sobre o tema. Não hesitei em responder e com permissão dela, publicar aqui também. Então segue abaixo a entrevista com as perguntas dela (Renata) e as respostas minha (Luis, ex-aluno da Unip e editor deste blog).

Entrevista

Por que você escolheu fazer uma faculdade a distancia?

Não tinha tempo disponível para frequentar uma faculdade presencial. Família, dois empregos, igreja, blogs para cuidar...

Você acha que o aprendizado é o mesmo?

Acho que não. É um formato diferente para um público diferente. Aprendizado é aquilo que o aluno absorve e não o que a faculdade mostra. Portanto, creio que ele pode ser até maior na educação a distância. Acho que a faculdade presencial assiste melhor o aluno, mas isto não significa que ele irá aprender mais.

Como você procedeu quando se deparou com determinadas dúvidas em relação a matéria ou a alguns trabalhos?

Tive que me virar. A Unip Interativa tem alguns recursos online como fórum e mensagens que pode ser entre alunos e professores, mas sinceramente não funciona. A assistência por parte dos professores foi fraquíssima. Realmente tive que me virar. Aqui entra a grande diferença entre curso presencial e a distância. Se fosse em um curso presencial você abordaria o professor na sala de aula, no corredor, na rua, etc. Na educação a distância você precisa ter mais autonomia.

Quais critérios são usados para avaliar o aluno?

Avaliações online, provas presenciais e projetos.

Quais as dificuldade e facilidades para você no curso a distancia?

Dificuldade: A comunicação é ruim e a integração entre alunos e instituição ainda é um pouco deficiente. O modelo adotado pelas faculdades ainda é ruim, falta integração.

Facilidades: A conveniência e a flexibilidade de horários de estudo.

Me fale um pouquinho como foi sua rotina de estudo?

Básica. Como eu já exercia a profissão e já conhecia praticamente todas as matérias, minha rotina era passar o olho, tirar algumas dúvidas e assimilar melhor aquilo que eu já conhecia.

PS: Penso que este caminho não deve ser adotado por ninguém, o ideal é debruçar mesmo sobre os estudos.

Para você valeu a pena fazer uma faculdade a distancia?

Valeu. Tanto valeu que pretendo fazer outra. Provavelmente não farei pela Unip Interativa, pois ela não tem o curso que desejo e também penso ser interessante ver o que outras faculdades a distância tem a oferecer. Não tenho nada contra a Unip.

Penso que as faculdades a distância precisam melhorar muito, mas o modelo é interessante e tem valor sim. O aluno precisa apenas ter em mente que é um modelo diferente da educação tradicional que todos conhecem. É necessário ter mais autonomia, disciplina, objetivos bem definidos e buscar o próprio aprendizado.

Fui aluno da Unip Interativa, agora UNIP EAD no curso de Gestão de Sistemas de Informação, agora cm nome alterado para Gestão da Tecnologia da Informação. Essa entrevista foi feita por e-mail e representa o meu pensamento em relação a educação a distância.

Informações complementares

Estou atualizando este artigo, pois já faz bastante tempo que publiquei esta entrevista, mas como ela tem valor histórico, obviamente não mudará seu conteúdo nem valor com o tempo.

O que gostaria de pontuar agora é que a educação a distância, em especial as faculdades EAD era na época vista com muitas desconfianças, como podem perceber em alguns comentários abaixo, feitos nesta época. Contudo, o modelo EAD cresceu, desenvolveu e hoje está presente em praticamente todas as instituições de ensino superior no Brasil, inclusive nas grandes e renomadas universidades públicas brasileiras.

Também gostaria ainda de pontuar que a faculdade a distância que fiz na época me permitiu permanecer no emprego que eu tinha e isto me trouxe muitos benefícios e solidificou minha carreira profissional. Assim, fica evidente que uma formação acadêmica, seja ela presencial ou a distância, pode ter um impacto muito positivo na vida de uma pessoa.

Abaixo alguns comentários e dúvidas esclarecidas

Opinião de leitores

Muito boa a entrevista Luis, bem esclarecedora, sei que muita gente tem vontade de cursar uma faculdade a distância, e eu mesmo pretendo cursar administração (Unip),e voce tem sanado muitas duvidas nossas.

Mais uma vez parabéns pelo ótimo trabalho. Abraços Ismael de Souza // Bertioga

Diploma

Eu tenho interesse em fazer exatamente esse curso na UNIP Interativa mas tenho receio de não receber o diploma após a conclusão dos estudos.

Tenho visto muitas reclamações referente ao não recebimento ou não aceitação do diploma da Universidade.

Você teve algum tipo de problema referente a esse assunto ao concluir o curso? Recebeu seu diploma? Foi aceito? Pode fazer pós ou MBA sem problemas? Abraços

Paulo Paulo Junior // Osasco

Recebi o diploma sem problemas. Demora bastante para chegar, pois além do tempo de emissão dele é necessário o registro no MEC, o que demora mais ainda.

Quanto a aceitar ou não o diploma de uma faculdade EAD é uma decisão do mercado, mas não há motivos para a não aceitação, uma vez que a modalidade é legal, os cursos são legais, as instituições que oferecem são legais e o diploma é legal. Então porque alguém recusaria?

Quando a fazer pós ou MBA (que é a mesma coisa), não há problema algum. No diploma NÃO consta a modalidade em que foi feito o curso. luis.blog.br

Opinião de leitores

legal o blog!!! conversar com alguém que já tenha experiência na área é muito bom, vou começar ead pela unip no curso de pedagogia estou com aquele friozinho na barriga pois sei que não será facil, todas as pesquisas que fiz com relação a EAD me deixaram receosa, mas é única coisa que posso fazer no momento. Sempre que eu tiver uma duvida sei onde vir agora...estarei no seu blog sempre que precisar. CINTIA // São Paulo

Opinião de leitores

Ótima entrevista.

Cursei até o quarto semestre de Ciências Contábeis presencial em Brasília-DF. Passei em um concurso público e estou morando em uma cidade do interior do Tocantins. Aqui não tem faculdades, por isso optei por cursar contabilidade a distância e o seu blog sanou muitas dúvidas e até o preconceito que eu tinha com uma faculdade a distância. Obrigada Pricilla Teixeira // Palmeirópolis - TO

Diploma

Olá amigo, poderia nos orientar se ao final do curso vc recebeu o diploma sem nenhum problema? Ou foi difícil recebe-lo. E no diploma da Unip tem descriminado que foi EAD? Ou o diploma é idêntico ao presencial. Abraços obrigado! Luciano Assis // Conselheiro Lafaiete

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.