Pessoas famosas que fizeram educação a distância - EAD

Conheça algumas pessoas famosas que já fizerem cursos EAD ou participaram de alguma forma da educação a distância. Marina Silva, Mandela, Schwarzenegger e outros.

Home Educação

No Brasil o ensino a distância caminha a passos largos, ganhando cada vez mais adeptos e contribuindo de alguma forma para a melhora de vida de milhares de pessoas. Embora muitos possam imaginar que a educação a distância é para as pessoas mais simples, na prática isto não se verifica e se olharmos com cuidado veremos que o modelo EAD já esteve presente na vida de pessoas importantes.

De acordo com uma publicação do UOL, Nelson Mandela, Marina Silva, Arnold Schwarzenegger, Juscelino Kubitschek, entre outras personalidades importantes estudaram a distância. Pois é. Segue abaixo um breve resumo de alguns deles.

Pessoas importantes que fizeram EAD

Marina Silva

A ex-senadora e candidata a presidência da república no Brasil em 2010 e 2014 fez o ensino médio pelo Telecurso 2000. Depois ela fez sua graduação em história na Universidade Federal do Acre, desta vez estudando presencialmente.

Nelson Mandela

Ex-presidente sul-africano e uma das personalidades mais importantes do mundo da atualidade, ele lutou e foi o responsável pelo fim do apartheid na África do Sul.

Mandela estudou direito na Universidade de Londres pelo modelo a distância, isto porque ele estava na cadeia. Ele não pegou o diploma, pois precisaria ir até Londres para fazer os exames presenciais ao fim do curso e não obteve permissão para isso.

Arnold Schwarzenegger

O ator e ex-governador do estado americano da Califórnia, estudou marketing internacional e administração a distância pela Universidade de Winsconsin.

Juscelino Kubitschek

Fez o “ensino médio da época” a distância e depois prestou os exames presenciais em Belo Horizonte. Mais tarde estudou presencialmente medicina e depois foi eleito presidente da República do Brasil, sendo o responsável pela construção de Brasília e do ambiciono plano que ficou conhecido como 50 anos em 5.

Steven Spielberg

Famoso diretor de cinema e de séries de TV teve de concluir seus estudos a distância depois de ter abandonado sua graduação na CSULB (California State University Long Beach).

Shaquille O’Neal.

Um ex-jogador de basquete e muito famoso nos Estados Unidos, cursou MBA a distância na Universidade de Phoenix.

Veja aqui a lista completa das personalidades famosas que estudaram a distância pelo Modelo EAD.

Como pode ser visto a educação a distância não é uma exclusividade do Brasil, aliás, ela é muito mais forma lá fora e também não é um programa para pessoas simples apenas, mas é um modelo que é útil para qualquer pessoa, inclusive os famosos.

Algumas observações finais

A Educação a Distância no Brasil sofre certo preconceito, embora parece que as pessoas têm aceitado melhor a ideia do EAD. Pelo visto lá fora não há problemas com isso.

Existem cursos de graduação e pós-graduação em EAD. Este último parece que as pessoas encaram melhor, mas na graduação ainda temos a ideia do ensino presencial.

A modalidade EAD cresce e cresce muito no Brasil. Ela é importante para muitas regiões que por décadas sofreu com a ausência de cursos de graduação presencial. Também beneficia e muito pessoas com poder aquisitivo mais baixo, uma vez que as mensalidades em um curso EAD são muito menores do que em uma instituição de ensino presencial.

Nem todas as pessoas se darão bem com uma faculdade a distância. É necessário um perfil que consiga desenvolver autonomia, organizar os estudos e dedicar de forma um pouco independente a forma de estudar e aprender. Nem todos tem esse perfil.

A modalidade EAD é diferente e a ausência do professor deve ser suprida pelos itens expostos no parágrafo anterior. Uma pessoa muito dependente pode ter dificuldades para estudar pelo modelo a distância, embora não seja impossível.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2019 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio