Faculdade presencial ou a distância. Qual você prefere?

Veja uma definição do que é educação presencial e a distância ou EAD, bem como uma análise sobre esses modelos de educação, especialmente aplicado às faculdades e universidades no Brasil.

Home » Educação

Durante muito tempo prevaleceu no Brasil a chamada educação presencial, com aulas em instituições de ensino que podem ser chamadas de escolas, faculdades, universidades ou outros termos de acordo com a sua respectiva categoria.

Mas o surgimento da educação a distância trouxe outro horizonte e estabeleceu uma nova categoria que é popularmente chamada de EAD, onde as faculdades tem se destacado com a oferta de cursos de graduação e pós-graduação através desta modalidade.

Abaixo uma breve definição de cada uma delas:

Presencial

A educação presencial em nível superior é feita nas instituições que oferecem esses cursos presencialmente em suas unidades e campos universitários. É o modelo mais tradicional e antigo usado no Brasil.

Neste modelo, a instituição deve prover o espaço físico, a infraestrutura para cada curso, bem como para as demais atividades acadêmicas. Também é necessário ter o professor presencialmente que desenvolverá cada disciplina ou matéria que lhe for competente em uma interação direta com o aluno.

EAD - Educação a Distância

As mesmas instituições que operam na educação presencial também podem ter o credenciamento para a educação a distância e neste caso elas podem oferecer cursos em todo território nacional provendo os chamados polos de apoio presencial nas regiões estratégicas afim de atender os alunos naquela localidade.

Nesse modelo as aulas são feitas via internet, TV ou outro meio remoto. Não há a necessidade de o professor estar presencialmente em cada localidade, bastante ter um tutor que é responsável por ajudar o aluno e orientar presencialmente e mais localmente.

Esse modelo de educação que é relativamente recente cresceu muito e hoje é uma realidade presente em praticamente todo o Brasil.

Cursos

Mas uma dúvida que pode surgir é a seguinte: todos os cursos superiores podem ser feitos a distância? A resposta é não, pois nem todos os cursos estão autorizados pelo Ministério da Educação para a modalidade EAD.

Gostaria de complementar com algumas informações sobre os dois modelos de educação superior adotados no Brasil atualmente, que são presencial e EAD. Primeiro selecionei os três cursos mais procurados, a saber: administração, pedagogia e direito e consultei o MEC para saber qual é a quantidade de oferta desses cursos atualmente nas instituições públicas e privadas, considerando o modelo presencial e a distância. Veja os resultados abaixo:

Curso de Administração

É o curso mais popular do país e de acordo com o Ministério da Educação a relação da oferta entre presencial e EAD é a seguinte:

curso administração de empresas

Curso de Pedagogia

Pedagogia é para formação de professores para atuarem na educação infantil. Este curso tem importância fundamental:

curso pedagogia presencial ead

Curso de Direito

O famoso curso para formação de advogados é uma exceção, pois só agora que ele começa a figurar na lista dos cursos a distância:

curso direito advogacia

Atualização 2021

Em 2021, fiz uma consulta no Catálogo Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior - E-MEC, que é o catálogo oficial do Ministério da Educação e os números que obtive foram os seguintes:

  • O curso de administração na modalidade presencial constava em 2347 instituições. Já no modelo a distância, o mesmo curso constava em 379 instituições.
  • O curso de pedagogia na modalidade presencial constava em 1843 instituições. Já no modelo a distância, o mesmo curso constava em 435 instituições.
  • O curso de direito constava em 1821 instituições, apenas na modalidade presencial, já que ainda não temos este curso na modalidade EAD.

Fonte: e-Mec, consulta em 14 de setembro de 2021

Observação: Nesta consulta que fiz considerei todos os cursos, tendo eles recebido ou não nota ou conceito do MEC. Também é preciso observar que o fato de um curso constar no catálogo do MEC não significa necessariamente que ele está sendo ofertado naquela instituição. Por diversas razões ele pode não estar na grade de cursos oficiais, ainda que esteja autorizado pelo Ministério da Educação.

Presencial ou a Distância?

Muito se fala em cursos e faculdades a distância, uns aprovam outros preferem os modelos tradicionais, ou seja, ensino presencial.  Eu penso que a educação a distância precisa melhorar muito, a presencial também.

Acho que o problema não está exatamente no modelo e sim na estrutura da educação como um todo. Em muitas situações o problema está nos educandos e não nas instituições, cursos ou modelo. Fico muito preocupado quando leio alguns (muitíssimos) comentários aqui no blog por perceber que são pessoas que estarão entrando nas faculdades ou já estudando e que apresentam sérias dificuldades de uma coisa fundamental na educação: interpretação. Para entender o que estou falando, leia o texto: Leitura na internet e a interpretação de textos.

Creio que cada um tem seus pontos fortes e fracos. Seria um bom momento para que o governo e as instituições observassem com mais cuidado o que está dando certo ou errado para melhorar os rumos da educação como um todo.

Como escolher?

Se você tem dúvidas sobre qual modalidade escolher, creio que algumas perguntas precisam ser feitas e cabe a você respondê-las de forma adequada, isto sobre a educação a distância:

  • Sei administrar o tempo que tenho? Lembre-se que cabe a você determinar sua rotina de estudos.
  • Tenho autonomia no que faço? Sem autonomia é muito complicado pensar em faculdade a distância.
  • Consigo entender aquilo que leio, ouço ou vejo na TV, por exemplo. Em outras palavras: Consigo fazer interpretações?
  • Tenho o hábito de leitura ou estou disposto a fazer, independente da faculdade?
  • Tenho alguma afinidade com o curso que pretendo fazer? O que você sabe sobre esta área?
  • Sou capaz de avaliar aquilo que faço, separando os resultados positivos e os pontos a melhorar?

Para complementar e ajudar nesta escolha, sugiro que veja também o artigo 10 perguntas e respostas sobre faculdade a Distância, bem como outros artigo que fiz sobre como escolher uma faculdade EAD. São dicas importantes e que precisam ser levadas em conta na hora da escolha.

Diploma, formação ou conhecimento?

Quando falamos em faculdade é preciso pensar de várias maneiras. Muito estão preocupados com o diploma e neste caso querem buscar os cursos ou a faculdade cujo diploma tem maior peso, outros preocupam com a formação em si e o que ela poderá representar na hora de disputar uma vaga de trabalho, entre outros. Há ainda quem busque conhecimento mais aprofundado na área escolhida, independente de ter um diploma “super top”. Isto deve ser considerado na escolha de curso presencial ou EAD.

Educação a distância nos Estados Unidos

Se por aqui a discussão é qual modelo é o melhor, os países desenvolvidos já resolveram isso a muito tempo e nos Estados Unidos, por exemplo, educação a distância é coisa de gente grande. Para se ter uma ideia, as principais universidades americanas (e do mundo), como Harvard, MIT, Stanford, Yale, Princeton, Berkeley e outras, disponibilizam na internet e de forma gratuita o conteúdo de seus cursos para quem quiser estudar.

 

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.