Quem criou o Hotmail? História e Novidades do Outlook

Conheça as informações sobre o Hotmail, criado pelo indiano Sabeer Bhatia e posteriormente vendido para a Microsoft que o tornou em sucesso no mundo inteiro.

Home » Tecnologia

O Hotmail da Microsoft é provavelmente o serviço de e-mail mais usado do mundo, junto com o Yahoo Mail e o Gmail. Mas, quem criou o Hotmail? Foi a Microsoft mesmo?

O Hotmail não foi criado pela Microsoft é sim pelo indiano Sabeer Bhatia, segundo informações disponíveis na internet, Bhatia defendia na época que o e-mail deveria ser independente do provedor de acesso e com isto criou o Hotmail que foi também provavelmente o primeiro serviço de e-mail acessível no browser.

O nome HOTMAIL surgiu da mistura da sigla HTML – a linguagem usada para escrever páginas de internet, junto à palavra MAIL, interessante não?

Depois que o serviço ficou popular ele foi vendido para a Microsoft no final de 1997 pela cifra de 400 milhões de dólares.

Depois  o Windows Live Hotmail como é conhecido passou a ter uma base gigantesca de usuários, oferecia 5GB de espaço para armazenamento das mensagens e 250MB a mais em cada mês. Ele ajudou alavancar outros produtos da Microsoft, como o MSN Messenger, por exemplo. Segundo a Wikipédia, o Hotmail tinha em torno de 360 milhões de usuários (não há data desta fonte).

Posteriormente o Hotmail passou a contar com uma integração com o Skydrive (atualmente Ondrive), um serviço da Microsoft para armazenamento de arquivos, desta forma, quando você tenta anexar um arquivo ele sugere você armazenar o arquivo no Skydrive e liberar o link apenas no e-mail. Este recurso é muito útil quando você pretende enviar arquivos grandes.

A possibilidade de exibir vídeos do Youtube, por exemplo, dentro do próprio e-mail e sem precisar ir diretamente para o Youtube.

Suporte a POP e IMAP para quem deseja receber os e-mails em outros programas leitores.

Entre outras novidades que podem ser conferidas na Wikipédia.

Atualização

Em 2012 a Microsoft faz a migração do Hotmail para o Outlook.com. O Outlook já era usado pela Microsoft há muito tempo como programa de e-mail no Windows e tinha a versão instalada, depois a versão web que também é usada até hoje por outras empresas e é conhecido como OWA (Outlook Web Access).

Com o novo serviço do Outlook, diversas mudanças ocorreram, especialmente em termos de integração, já que hoje ele é integrado com os demais serviços web da Microsoft que é o Office 365. Veja abaixo:

  • Outlook: Serviço de e-mail na web ou webmail como também pode ser chamado
  • OneDrive: Serviço de armazenamento na nuvem. Atualmente oferece 1 TB de armazenamento em nuvem por usuário
  • Word: Editor de textos mundialmente conhecido, agora em versão web
  • Excel: Planilha eletrônica mundialmente conhecido, agora em versão web
  • PowerPoint: Editor de slides e apresentações mundialmente conhecido, agora em versão web
  • OneNote: Editor de notas e anotações
  • SharePoint: Ferramenta para criação de intranets e páginas web. Muito apreciada por empresas
  • Skype: Serviço de chamadas de áudio, vídeo e mensagem. Foi comprado pela Microsoft e substituiu o antigo MSN Messenger
  • Microsoft Teams: Ferramenta para trabalho e comunicação em equipe
  • Yammer: Rede social da Microsoft. Pouco conhecida por aqui.
  • Entre outros muito mais.

De acordo com o site de Microsoft as contas gratuitas no Outlook.com têm direito a 15 GB de espaço para armazenamento de e-mails, já os assinantes do Microsoft 365 tem para cada conta de usuário 1 TB de espaço para armazenamento de e-mail.

Atualização 2020

O Outlook continua sendo uma excelente alternativa para quem quer usar o endereço de e-mail e um serviço de e-mail de qualidade. Atualmente ele está bem integrado com as demais ferramentas on-line da Microsoft, inclusive faz parte do Office 365, agora Microsoft 365, que contempla na nuvem os aplicativos do Office, como Word, Excel e PowerPoint.

Também uma completa integração com o onDrive para armazenamento de arquivos na nuvem, o que permite uma opção mais interessante para transferência de grandes arquivos e por contar com mais espaço de armazenamento, especialmente para os assinantes do Office 365 que conta com um espaço de 1 TB de armazenamento por usuário.

Entre as opções que o Outlook oferece atualmente, uma delas é a possibilidade de abrir arquivos PDF, Word ou excel dentro do próprio e-mail, sem precisar fazer o download. Isso facilita muitos, especialmente para pessoas que recebem muito esse tipo de arquivo e as vezes quer apenas conferir, sem precisar baixar o arquivo para máquina local.

Também é importante considerar que existe uma integração do Outlook com outras ferramentas como o Skype para fazer reuniões on-line e conferência com outros usuários.

Para conhecer e usar, acesso o endereço: https://www.outlook.com

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.