Educação e Utilidade Pública Educação e Utilidade Pública

Como evitar vírus por e-mail, Facebook, WhatsApp e outros?

É possível pegar vírus navegando na internet? Quais os cuidados com e-mail, navegação em sites e redes sociais como o Facebook e WhatsApp, Twitter e outros? Quais as dicas de segurança para evitar problemas com vírus?

Boa parte dos brasileiros acessam a internet de alguma forma. As motivações são diversas e vão desde trabalho, estudos, acesso a informação, entretenimento, dentre outros. Mas esta grande quantidade de pessoas expostas na internet o tempo todo traz consigo um antigo problema: a falta de segurança. E quando falamos em segurança na internet, creio que uma das primeiras palavras que veem a mente é vírus.

Quando navego na internet, preciso tomar algum cuidado com vírus, ou seja, posso pegar vírus navegando na internet? Bem, o termo navegar na internet indica que você estará mudando de um site para outro e esta mudança e feita por links. A todo momento estamos clicando em links, afinal, sem links a web não existiria, mas é preciso tomar cuidado no tipo de links que estamos clicando.

Cuidados com a navegação na web

Para não ter dores de cabeça evite literalmente sites ou links que apontem para sites de:

Eu acho muito difícil alguém pegar um vírus navegando na internet, mas se não tomar os devidos cuidados poderá sim ter seu micro infectado.

Um outro detalhe também que deve ser observado são os arquivos que você baixa da internet. Para mais detalhes veja o post É seguro baixar arquivos pela internet

Virus por e-mail

Quando recebo e-mails posso estar recebendo junto um vírus? Posso pegar vírus por e-mail?

Sim, pode. Claro que o vírus não vai vir no texto do e-mail, normalmente a infecção de vírus por e-mail ocorre um duas situações:

Quando você instala um antivírus ele já se encarrega de verificar se os arquivos anexos são suspeitos e se necessário bloqueá-los, mas se você não tem antivírus no e-mail é bom verificar a procedência do e-mail e o tipo de arquivo que veio anexo.

Arquivos com a extensão .exe, .scr são muito suspeitos e a menos que você conheça bem a pessoa que enviou o e-mail, não abra.

Link no e-mail apontando para um arquivo infectado

Neste caso o e-mail tem um link apontado para um site (geralmente no exterior) com um arquivo infectado pelo vírus. Tome cuidado ao clicar em link em e-mail Observe a procedência do e-mail, se suspeitar não clique em link nenhum.

Redes sociais e computadores públicos

Navegar é bom, mas com segurança é melhor. Veja algumas dicas que poderão ajudá-lo a ter uma navegação mais segura. Apesar de algumas serem bastante simples e conhecida, não podemos deixar de reforçar o seu valor, visto que muitos usuários acabam sendo surpreendido por algum inconveniente quando desconsidera alguns princípios básicos de segurança.

Importante: Estas dicas não são as únicas, é necessário estar sempre atendo, pois a internet é um ambiente bastante dinâmico e seria impossível catalogar aqui todas as ameaças existentes na web.

Lista de antivírus online e gratuitos

Lista de diversos sites com programas antivírus para serem usados de forma online e gratuitos. O antivírus online tem o funcionamento semelhante ao dos antivírus comuns, porém, eles não substituem os antivírus comum, que você baixa e instala em seu computador. Serve apenas para uma checagem instantânea.

Veja neste link a lista de alguns antivírus online, muitos deles gratuito na internet.

Antivírus do Windows

Se você usa o Windows, o ideal é ativar e usar o próprio antivírus dele. Procure no seu computador por "Proteção contra vírus e ameaças" e siga as recomendações. Você pode inclusive verificar se ele está atualizado e também ativar as atualizações automáticas.

Veja também